Para que fique claro: Somos a favor do 25 de abril, mas não pactuamos com o branqueamento da manifestação da CGTP no 1º de maio.
Tendo a CDU proposto uma moção de valorização de duas datas tão significativas para os Portugueses – o aniversário do 25 de Abril e do 1º de Maio – os vereadores da Coligação de Juntos pelos Sintrenses não podem deixar de repudiar os moldes em que foi feita a celebração do 1º de Maio, promovida pela CGTP, numa época de confinamento imposto, fruto da pandemia de Covid-19.
Nunca esteve, nem estará, em causa a celebração destas datas marcantes, que devolveram a liberdade a Portugal e que valorizam o esforço dos trabalhadores para garantir melhores condições no exercício das suas funções.
Assim como o 25 de Abril devolveu a liberdade de expressão, sem espartilhos, nem limitações, os vereadores da coligação não legitimam, nem aceitam, medidas diferenciadoras, que ponham em causa o que é exigido à generalidade dos portugueses, que vêem cerceados os seus movimentos diários ao que é basicamente fundamental à sua subsistência.
Quando tanto é legitimamente pedido a todos, não se revêem em situações discriminatórias, apenas pelo facto de se pertencer a qualquer grupo político ou central sindical, que promovam uma diferenciação entre todos os que, diariamente, suportam o peso de vivências afastadas do convívio social básico.