Dissiparam-se hoje as dúvidas quanto a uma eventual candidatura do Dr. Basílio Horta à Câmara Municipal de Sintra em 2021.
Durante a reunião do Executivo Municipal de Sintra, realizada esta 3ª feira, o atual Presidente de Câmara anunciou a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2021, ano das eleições autárquicas, depois de ter recusado as propostas com o mesmo fim, nos últimos 3 anos, dos vereadores Marco Almeida e Andreia Bernardo, eleitos pelo PSD.
Em sucessivas reuniões de Câmara, os vereadores social democratas apresentaram propostas para a baixa de impostos municipais, tendo em conta a brutal folga orçamental de que a Câmara dispunha: em 2015 eram 76 milhões, em 2017 cerca de 100 milhões e em julho de 2021, cerca de 179 milhões de euros.
O argumento do Presidente de Câmara foi sempre de que não havia condições para aceitar, tendo em conta o volume de investimentos que se propunha realizar, incluindo o mini hospital de Sintra.
Curiosamente, ou não, também hoje em reunião de Câmara foi apresentada a proposta para a empreitada do hospital no valor de 40 milhões de euros, mais 10 milhões de euros face ao valor sempre anunciado, acréscimo que os vereadores pediram esclarecimentos. Talvez o motivo tenha sido a derrapagem temporal, inicialmente prevista a inauguração para 2021, segundo o Dr. Basílio Horta, impossível de cumprir!
Algo está mal nesta história e o Dr. Basílio Horta tem de esclarecer se durante estes últimos 3 anos prejudicou, ou não, os sintrenses por não ter concretizado a redução dos impostos municipais?
Os Vereadores,
Marco Almeida e Andreia Bernardo