Ordenar por: Sentido::
  • Votos de uma boa Páscoa

    Votos de uma boa Páscoa

    Os Vereadores eleitos pela Coligação "Juntos Pelos Sintrenses" desejam-lhe uma Páscoa Feliz!

    Marco Almeida, Paula Simões, Andreia Bernardo e Carlos Parreiras

  • Artigo de Opinião de Marco Almeida no "Observador"

    Artigo de Opinião de Marco Almeida no "Observador"

    No momento em que a Assembleia da República discute a recuperação integral do tempo de serviço dos professores, Marco Almeida publicou um artigo de opinião no "Observador".

    "Sem capacidade para atrair novos docentes, o Estado revela a sua incapacidade para enfrentar o desígnio mais importante para o desenvolvimento sustentado e sustentável, o desígnio da Educação e Ensino."

    Leia aqui o artigo completo:
    https://observador.pt/opiniao/professores-precisam-se/

  • Prestação de Contas de 2018 : conheça a nossa posição

    Prestação de Contas de 2018 : conheça a nossa posição

    Na última reunião de câmara, que se realizou na passada terça-feira, dia 9 de abril, apresentámos uma Declaração de Voto a propósito da Prestação de Contas de 2018.

    Salientámos que o aumento das receitas face à previsão, atendendo à solidez financeira da autarquia, recomendaria uma diminuição da carga fiscal e um maior investimento, nomeadamente nas áreas sociais da educação e da habitação, onde se verificaram também baixas taxas de execução.

    Conheça aqui a nossa posição, expressa através da Declaração de Voto:

  • Apresentámos uma Recomendação a propósito do Orçamento Participativo das Escolas

    Apresentámos uma Recomendação a propósito do Orçamento Participativo das Escolas

    Foi apresentada em sede da 33ª Reunião Ordinária e Pública da Câmara Municipal de Sintra, uma Recomendação subscrita pelos Vereadores da Coligação "Juntos Pelos Sintrenses", a propósito do Orçamento Participativo das Escolas - um projeto lançado pelo Ministério da Educação em 2017, que se baseia num processo democrático, com várias etapas e que garante aos estudantes a possibilidade de participarem, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades, no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola.

    Na prática, aquilo que se preconizaria, pelo que representa em matéria de formação cívica, com importantes implicações na expressão futura da cidadania, era uma especial atenção a este projeto, valorizando-o e incentivando-o e que se traduziria na sugestão para que a Câmara passasse a considerar a possibilidade de materialização da 2ª proposta mais votada - por via dum mecanismo a definir, mas que passaria eventualmente por uma candidatura (ao abrigo do PAQUE?) e para a qual poderia e deveria ser também requisitada a comparticipação da comunidade educativa e empresarial.

  • Conferência "Matar o casal conjugal; fazer nascer o casal parental"

    Conferência "Matar o casal conjugal; fazer nascer o casal parental"

    Foi com particular gosto que  acolhemos na passada sexta-feira, 22 de março, a Conferência "Matar o casal conjugal; fazer nascer o casal parental" (A construção da família das crianças na separação dos pais) pelo Doutor Juiz Joaquim da Silva, que amavelmente aceitou o convite formulado em nome da Associação "Sintrenses com Marco Almeida".

    Retomámos, assim,e da melhor forma possível, o ciclo de conferências que temos dinamizado, desta vez abordando um tema que se prende justamente com a reconstrução familiar quando ocorre uma separação.

    Numa época em que, fruto da desestruturação da relação conjugal, sucedem à separação e sempre que há filhos, dolorosas situações de regulação do poder paternal, exigindo uma reconstrução da parentalidade que não é isenta de dor para qualquer um dos membros da família, o testemunho dum Juiz que, fruto da sua sensibilidade e experiência nesta área, tem revelado uma capacidade invulgar para ajudar nessa reconstrução, foi uma oportunidade que muito nos honrou ter dado à partilha.

    E fomos muitos os que tiveram a chance de ouvir durante duas entusiasmantes e formativas horas aquilo em que se funda a convicção de que a residência alternada dos filhos é a melhor das soluções em caso de separação dos pais e a extrema importância de minimizar os danos psicológicos, já que, ao contrário da dor física, a dor psicológica pode ser revivida por anos.

    Com a sua experiência e a perspetiva duma intervenção integrada para garantir os melhores resultados, a conferir à sua prática uma exemplaridade invulgar, é juiz de família e menores desde os 44 anos e acredita que o seu papel não é apenas julgar, mas sobretudo informar e conciliar, ajudando os pais que não estão juntos a conseguirem ser um casal parental, que restitua a família à criança.

    Assume-se como um defensor dos filhos quando os pais estão em guerra, conseguindo muitas vezes o milagre de pais quase inimigos passarem a ter uma relação civilizada, talvez porque prefere conversar com eles em vez de se limitar a ler relatórios.

    Impedir que os pais destruam a infância dos filhos, por melhores que sejam as boas intenções deles, é o desafio maior. Até porque, como diz Mia Couto, A infância é quando ainda não é demasiado tarde!

    E para bem de todos os envolvidos e da sociedade que nós fazemos e que nos faz, aquele é um desafio que o Meritíssimo Juiz Joaquim da Silva ganha muitas vezes.

    Um bem-haja também por isso!

    conferencia 2

    CONFERENCIA SCMA

  • Os nossos Contributos para o Plano Local de Saúde de Sintra

    Os nossos Contributos para o Plano Local de Saúde de Sintra

    Assumido como um documento estratégico e dinâmico de apoio aos decisores, o Plano Local de Saúde de Sintra, elaborado pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, encontra-se em fase de discussão pública, aberto a diferentes contributos no sentido da sua complementaridade ou aperfeiçoamento.

    Atentos a esta problemática, foi para dar resposta ao desafio colocado, que os Vereadores da Coligação "Juntos Pelos Sintrenses", apresentaram em sede de Reunião do Executivo Camarário, um documento com algumas propostas que não apenas reclamam uma intervenção mais participada da autarquia, enquanto parceira essencial - sobretudo nas áreas da referenciação da Diabetes e de promoção duma alimentação saudável, privilegiando a celebração de protocolos com instituições universitárias ou outras para uma ação transversal e abrangente -, mas também reivindicando que se assuma a preocupante escalada da violência, quer contra as mulheres, quer contra os idosos, quer entre-pares no seio da escola, como um problema de Saúde Pública e a dever merecer uma intervenção estruturada no âmbito da Saúde Mental, que é, aliás, uma das 3 áreas prioritárias contempladas pelo Plano Local de Saúde 2018_2020.

  • C.M. de Sintra - Desempenho Financeiro em 2018

    C.M. de Sintra - Desempenho Financeiro em 2018

    Com base no Relatório Financeiro Municipal que dá conta da execução orçamental, a Dezembro de 2018 - apresentado aos eleitos locais na Sessão de 21 de fevereiro da Assembleia Municipal -, através do qual é feita uma análise às receitas e às despesas, trabalhámos os dados para permitir uma configuração que facilite a análise e mais eficazmente permita percepcionar a comparação entre 2018, 2017 e 2016 e a evolução registada.

  • Dia Internacional da Mulher - O Eterno Feminino - Por cada lágrima, um sorriso

    Dia Internacional da Mulher - O Eterno Feminino - Por cada lágrima, um sorriso

    O Eterno Feminino - Por cada lágrima, um sorriso

    Celebrar o Dia Internacional da Mulher simboliza o reconhecimento de uma sociedade ainda incapaz de lidar com a diferença de género. Hoje em dia, o mundo continua a viver o drama das meninas que não vão à escola, das mulheres que, presas a um amor sofredor, quase inconsciente e solitário, se vêem perdidas no labirinto de uma dor que consome; que mata.

    O Eterno Feminino é a Mãe, a força da Natureza que dá à luz, que vibra, para além de todas as barreiras sociais, de todas as mágoas; dos maus tratos; da Violência verbal e física. De um inferno em vida, mascarado de sorrisos.

  • Concelho de Sintra: número de eleitores e sua distribuição por freguesias

    Concelho de Sintra: número de eleitores e sua distribuição por freguesias

    Está já disponível para consulta o mapa da Secretaria-Geral da Administração Interna, com o número de eleitores inscritos no recenseamento eleitoral, que poderão votar nas três eleições que se realizarão neste ano de 2019: as Europeias a 26 de Maio, as Regionais da Madeira a 22 de setembro e por fim as Legislativas a 6 de outubro.

    Esta listagem contempla já as alterações legislativas introduzidas pelos artigos 2.º e 3.º da Lei n.º 47/2018, de 13 de agosto, designadamente o procedimento de recenseamento automático dos cidadãos nacionais residentes no estrangeiro.

  • Recomendação para a atribuição da Medalha de Mérito Municipal a Vítor Hugo dos Santos Lourenço

    Recomendação para a atribuição da Medalha de Mérito Municipal a Vítor Hugo dos Santos Lourenço

    Na última reunião de câmara, realizada no dia 22 de fevereiro, os vereadores eleitos pela nossa Coligação "Juntos Pelos Sintrenses" apresentaram uma recomendação para a atribuição da Medalha de Mérito Municipal na categoria de Desporto, a Vítor Hugo dos Santos Lourenço, pela relevância do serviço que vem prestando na área desportiva, traduzida quer nos resultados alcançados quer na promoção da modalidade e pelo contributo dado para o renome de Sintra e dos Sintrenses.

    Conheça-a aqui em pormenor.

  • Gandarinha: um embargo que causa embargo

    Gandarinha: um embargo que causa embargo

    O processo relativo ao licenciamento do projeto do Hotel da Gandarinha foi marcado por polémica e contradições por parte das entidades externas e serviços municipais nas avaliações que produziram e nos pareceres que foram emitidos.

    Em abono da verdade, vale a pena ter em conta o papel decisivo da sociedade civil na denúncia e na defesa da paisagem histórica de Sintra. Goste-se ou não, a verdade é que sem ela este assunto teria tido menos escrutínio e por isso menos esclarecimentos quanto à responsabilidade de cada um.

  • Recomendação - Quotas de emprego para pessoas portadoras de deficiência

    Recomendação - Quotas de emprego para pessoas portadoras de deficiência

    Na última reunião de câmara, realizada no dia 22 de fevereiro, e na sequência da aprovação no Parlamento de quotas de emprego para pessoas com deficiência no privado, os vereadores eleitos pela nossa Coligação "Juntos Pelos Sintrenses" apresentaram uma Recomendação a propósito das quotas de emprego para pessoas portadoras de deficiência, com o objetivo de tornar autarquia de Sintra num exemplo na integração das pessoas portadoras de deficiência.

    Conheça-a aqui em pormenor.

  • Degradação da urbanização Cabeço da Fonte, no Algueirão

    Degradação da urbanização Cabeço da Fonte, no Algueirão

    Na sequência das várias desconformidades identificadas por munícipes residentes na Urbanização Cabeço da Fonte, no Algueirão, que solicitaram a mediação dos nossos vereadores junto da Câmara Municipal de Sintra, informámos o Vereador com o respetivo pelouro e fizemos também uma insistência para a sua resolução.

    Conheça aqui algumas das situações identificadas.

  • Reunião da Associação "Sintrenses com Marco Almeida"

    Reunião da Associação "Sintrenses com Marco Almeida"

    Teve lugar na 6ª feira, 8 de fevereiro, a reunião dos Órgãos Sociais da Associação "Sintrenses com Marco Almeida", no âmbito da qual se apresentou o Relatório de Atividades de 2018 e se trocaram impressões sobre aquilo que poderia marcar o ano em curso em matéria de iniciativas que fizessem jus ao caráter cívico da mesma, nomeadamente fazendo pontuar o calendário com algumas realizações solidárias e fazendo regressar os espaços de reflexão liderados por especialistas a quem seria pedida a análise de temas que estão na ordem do dia.

    Foi ainda uma grata oportunidade para reforçarmos os laços que nos unem, ao estarmos juntos e nos reafirmarmos mobilizados para o desenvolvimento de ações que cumpram os objetivos a que a nossa Associação se propôs.

  • Hotel da Gandarinha: estivemos no Departamento de Urbanismo

    Hotel da Gandarinha: estivemos no Departamento de Urbanismo

    No seguimento das intervenções que temos realizado em sede de reunião do executivo da Câmara Municipal de Sintra, a propósito do tema do Hotel da Gandarinha, nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro, reunimos com a Diretora do Departamento de Gestão do Território, Lina Catarino, com vista à consulta do processo e à obtenção de esclarecimentos.

    Os muitos volumes que instruem o processo dão conta que se arrastou ao longo de vários anos com avanços e recuos por parte da autarquia, sendo de salientar que em 2013 houve uma decisão que impediu a concretização do hotel e que a mesma foi contrariada já pelo atual Presidente de Câmara.

    A cópia de vários documentos que solicitámos irá permitir-nos fazer uma avaliação sustentada sobre uma obra tão polémica do posto vista cívico e paisagístico.

  • Chumbámos as Medidas Preventivas no âmbito do PDM

    Chumbámos as Medidas Preventivas no âmbito do PDM

    A proposta das Medidas Preventivas no âmbito da Revisão do PDM, submetida hoje a deliberação do Executivo Camarário, obteve o voto Contra dos Vereadores da Coligação “Juntos Pelos Sintrenses”, com base nos seguintes fundamentos:

  • Não trocamos a segurança pelo dinheiro

    Não trocamos a segurança pelo dinheiro

    Na reunião de câmara realizada na terça-feira, dia 22 de janeiro de 2019, o executivo municipal autorizou a prorrogação do direito de superfície a favor da BP Portugal, do posto de abastecimento de combustível situado na Av. Dos Bons Amigos, em Agualva, contrariando as declarações proferidas pelo Presidente da Câmara em 2013, onde referiu que a anterior prorrogação permitiria à câmara ter um prazo para "pensar tranquilamente na sua mudança".

    Efetivamente, na RC de 17 de dezembro de 2013, foi argumentado pelo Sr. Presidente que no prazo de 5 anos de prorrogação haveria “(…) tempo para se preparar o novo sítio e até pode ser a BP a ir para um novo local, o que significará que se atenua o conflito jurídico que possa existir (…) e que durante os 5 anos se poderia começar a pensar tranquilamente nessa mudança.

    Passaram 5 anos e verificou-se que não foram desenvolvidas quaisquer diligências e agora já se anuncia o acordo de retirada para 2021…

    Uma vez que este posto de combustível está localizado numa zona de grande densidade urbana, com implicações ao nível da segurança e fluidez do trânsito, esta proposta foi aprovada com os votos contra dos nossos vereadores eleitos pela nossa Coligação Juntos Pelos Sintrenses, sustentando a sua posição no pressuposto de não se trocar a segurança pelo dinheiro.

    Leia aqui a ata desta reunião onde constam as declarações que foram proferidas em 2013 sobre este assunto

  • Requerimento a propósito de ocorrência de praga de processionária

    Requerimento a propósito de ocorrência de praga de processionária

    Na sequência da preocupante notícia da ocorrência de praga de processionária e duma picada de lagarta a uma criança que frequenta uma das escolas do Concelho, os vereadores eleitos pela nossa Coligação "Juntos pelos Sintrenses", apresentaram um requerimento ao Presidente de Câmara, onde solicitaram informação sobre o plano em curso para combate desta praga ao nível doutros estabelecimentos educativos.

    Sugeriram também que a Câmara reabilite o projeto já desenvolvido em tempos e que passava por uma ação alargada de sensibilização dirigida à população em geral sobre esta matéria.

    Leia aqui o Requerimento apresentado.

  • Recomendação para um reconhecimento do mérito de instituições concelhias

    Recomendação para um reconhecimento do mérito de instituições concelhias

    Na última reunião camarária, apresentámos uma Recomendação relativa aos aniversários marcantes de algumas instituições concelhias e à proposta para avaliação da pertinência de reconhecimento municipal, através da eventual atribuição de Medalhas de Mérito.

    Atenta a importância das instituições, pelo serviço e apoio que prestam nas diferentes áreas de intervenção, em muitos casos substituindo-se ao Estado ou complementando-o na sua ação, são unanimemente reconhecidas as vantagens que representam quer para aqueles que servem, quer para o Município, ao ter no seu seio entidades com semelhantes características e atributos.

    Foram 34 aquelas que identificámos e que comemoram, ao longo deste ano, 25, 30, 40, 50, 60, 75 ou 100 anos de existência, espraiadas pelo sector social (12), cultural (5), desportivo (5), juvenil (2), educativo (9) ou religioso (1).

    Mesmo sem que se pretenda fazer depender a avaliação do seu tributo da sua mais ou menos longa existência, é sempre digno de realçar que as vidas longas das instituições, resguardam, no seu seio, o verbo querer conjugado por muitas vontades e dedicação e através delas, muitas pessoas apoiadas e amparadas no seu percurso e que isso é já só por si merecedor do nosso reconhecimento e louvor.

  • Solicitámos consulta ao processo das obras do Hotel da Gandarinha

    Solicitámos consulta ao processo das obras do Hotel da Gandarinha

    Apreensivos com o desenrolar das obras do futuro Hotel do Gandarinha, cuja volumetria se deixa já entrever a partir da Volta do Duche, os Vereadores da Coligação “Juntos Pelos Sintrenses” decidiram remeter ao Presidente de Câmara um requerimento no sentido de solicitar a consulta do processo.

    Com a polémica que tem vindo a ser suscitada pelo impacto da obra na Paisagem Cultural de Sintra, sobrevindo o receio de que a ferida que a sua ruína representou durante décadas seja agora substituída por uma nova ferida, ao desfigurar a zona pelo volume desadequado de construção, é exigível que se percebam os contornos desta obra.

  • Foi implementada a nossa proposta "Biblioteca Fora d'horas"

    Foi implementada a nossa proposta "Biblioteca Fora d'horas"

    A circunstância de muitos jovens do Concelho optarem pelo espaço da Biblioteca Municipal para estudar, motivou que, em Setembro de 2018, em sede de Reunião Camarária, tivéssemos alertado para tal e sugerido, nessa conformidade, o alargamento do seu horário de funcionamento em época de exames - uma iniciativa que denominámos "Biblioteca Fora d'horas".

    Congratulamo-nos, agora, com a notícia ontem divulgada de que a Sala Polivalente poderá ser utilizada pelos estudantes, de segunda a sábado, entre as 20h e as 23h, até 28 de fevereiro, correspondendo, assim, ao preconizado.

    Os Vereadores da Coligação" Juntos Pelos Sintrenses "

    Marco Almeida, Paula Simões, Andreia Bernardo e Carlos Parreiras

  • Formulado desafio para sair da Associação Nacional de Municípios

    Formulado desafio para sair da Associação Nacional de Municípios

    A propósito da delegação de competências do Estado para as autarquias e da Proposta hoje apresentada em sede de Reunião Camarária tendente à não aceitação das competências previstas nos diversos normativos concretizadores do quadro legal consagrado na Lei n.º 50/2018, assim como de não intenção do exercício dessas competências durante o ano de 2019, os Vereadores eleitos pelo PSD e CDS (Coligação “Juntos Pelos Sintrenses”) desafiaram o Presidente de Câmara a liderar a saída da Associação Nacional de Municípios, em virtude desta ter aceite a imposição do Governo de a partir de 2021 essa transferência ser obrigatória, a qual, à luz do quadro legal actual, penalizará os Municípios.

    Recorde-se que sobre esta mesma matéria, já em Julho de 2018, tinham manifestado o seu repúdio face à demonstrada incapacidade daquela para representar os grandes municípios e que nessa linha se vira por eles lançado o repto para que se viesse a constituir uma Associação de Municípios de Grande Dimensão – em função do nº de residentes e/ou eleitores -, em que Sintra poderia assumir a posição charneira, cientes de que os interesses municipais se veriam melhor e mais eficazmente respaldados.

    Viu-se ainda salientada a ausência de relações efectivas de parceria entre o poder central e as autarquias, colocando estas numa situação de subserviência, já que o desconhecimento relativo ao envelope financeiro e aos recursos humanos necessários à afetação das novas realidades, ameaça que venha a tratar-se apenas de uma delegação de encargos.

    Sintra, aos 8 de janeiro de 2019
    “Coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES”

  • Resumo da nossa atividade autárquica neste primeiro ano de mandato

    Resumo da nossa atividade autárquica neste primeiro ano de mandato

    Com o final de 2018 a reivindicar que se façam balanços, é altura de dar conhecimento da nossa atividade autárquica, de 6 de Outubro de 2017 a 18 de Dezembro de 2018, coincidindo, assim, com o 1º ano deste mandato, que inclui aquilo que se viu abordado no Período Antes da Ordem do Dia nas Reuniões Camarárias, as Recomendações e as Declarações de Voto apresentadas e os Press-release divulgados.

    Dando bom testemunho daquilo de que foi feita a intervenção dos Vereadores eleitos pela Coligação "Juntos Pelos Sintrenses", é com prazer que o levamos a conhecimento de todos os munícipes do concelho de Sintra, reafirmando o propósito de honrar, por todos os meios possíveis, as expetativas dos eleitores que nos mandataram pelo seu voto.

    Ver o documento com a Atividade Autárquica da Coligação Juntos Pelos Sintrenses (2017-18) (Adobe PDF)

  • A nossa iniciativa "Natal Solidário" angariou mais de duas centenas de presentes

    A nossa iniciativa "Natal Solidário" angariou mais de duas centenas de presentes

    A iniciativa "Natal Solidário" que uma vez mais a Associação Cívica "Sintrenses com Marco Almeida" levou a efeito, sensibilizando os seus associados para a angariação de presentes de Natal a ofertar a crianças carenciadas de algumas instituições concelhias, resultou na angariação de mais de duas centenas de presentes.

    O tamanho da generosidade foi grande e diversificada, composta por brinquedos, livros, roupa e artigos de bebé, tendo tido como destinatárias as crianças apoiadas por sete instituições de seis freguesias do Concelho:

  • Alertámos para a insegurança e degradação das condições em escolas no nosso concelho

    Alertámos para a insegurança e degradação das condições em escolas no nosso concelho

    Também na última reunião de câmara realizada a 4 de dezembro e na sequência da preocupação manifestada por vários munícipes, os nossos vereadores alertaram o executivo municipal para situações de insegurança e degradação das condições de escolas no nosso concelho.

  • Câmara pretende mudar a localização da sede do Grupo 93 de Escoteiros

    Câmara pretende mudar a localização da sede do Grupo 93 de Escoteiros

    Na reunião de câmara realizada a 4 de dezembro, os nossos Vereadores solicitaram esclarecimentos ao executivo sobre a sede do Grupo 93 de Sintra da Associação de Escoteiros de Portugal, localizada em Sintra, fruto de um protocolo celebrado entre ambas as partes.

    Tendo repudiado a informação do Presidente da Câmara quanto ao facto da cedência do espaço ter constituído uma forma de gestão danosa, os nossos Vereadores foram também informados que o executivo pretende encontrar um novo local para a sede do Grupo 93, com a intenção de atribuir um novo destino ao edifício, que ainda não foi revelado.

  • Mais de mil reclamações apresentadas no âmbito do novo PDM

    Mais de mil reclamações apresentadas no âmbito do novo PDM

    Na última reunião de câmara, realizada a 4 de dezembro, os Vereadores eleitos pela nossa Coligação Juntos Pelos Sintrenses questionaram o executivo municipal sobre as mais de mil reclamações apresentadas no âmbito do novo Plano Diretor Municipal (PDM) e também qual a previsão para o desfecho deste processo em sede de Assembleia Municipal.

    De acordo com o executivo municipal, apenas em fevereiro do próximo ano estará concluída a análise destas reclamações.

     

  • Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa faleceram há 38 anos

    Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa faleceram há 38 anos

    Hoje, dia 4 de dezembro, assiinala-se o 38.º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, na sequência da queda do avião Cessna em que seguiam para o Porto.

    Conheça aqui a mensagem que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, publicou hoje no sítio oficial da Presidência, evocando Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa:

  • 6º Aniversário da nossa Associação Sintrenses com Marco Almeida.

    6º Aniversário da nossa Associação Sintrenses com Marco Almeida.

    Foi acompanhados de umas centenas de amigos que celebrámos, no dia 30 de novembro, o 6º Aniversário da nossa Associação Sintrenses com Marco Almeida.

    Obrigado a todos pela vossa presença, que reforçou ainda mais a nossa vontade de servir os Sintrenses.

  • Bombeiros do concelho de Sintra apoiaram protesto contra a reforma da Proteção Civil

    Bombeiros do concelho de Sintra apoiaram protesto contra a reforma da Proteção Civil

    Os bombeiros do concelho de Sintra estiveram em força no protesto nacional contra as alterações introduzidas pelo governo de Antonio Costa no âmbito da proteção e socorro.

    No sábado, dia 24 de novembro, saíram do Palácio de Queluz 38 veículos e mais de 120 bombeiros em direção ao centro de Lisboa, juntando-se aos milhares de outros bombeiros que se concentraram na Praça do Comércio, num protesto organizado pela Liga dos Bombeiros Portugueses contra a reforma da Proteção Civil. 

     Veja aqui o vídeo da sua saída do Palácio de Queluz:

  • Basílio Horta ignora problemas das populações

    Basílio Horta ignora problemas das populações

    O concelho de Sintra tem sido notícia durante as últimas semanas pelos piores motivos. Em todas as situações está em causa a degradação da vida das nossas comunidades e a incapacidade de Basílio Horta em resolver os problemas concretos das comunidades locais.

    São disso exemplo as tristes imagens das recentes cheias ocorridas em inúmeras localidades do concelho de Sintra, a reportagem sobre a gravíssima falta de meios da PSP e, ainda, a divulgação de um importante estudo que identifica as freguesias de Rio de Mouro, Cacém São Marcos e Agualva Mira-Sintra como as piores em qualidade de vida. Acresce o lamentável problema da recolha do lixo, a falta de assistentes operacionais nas escolas, as dificuldades no atendimento no Hospital Amadora-Sintra, as filas rodoviárias, a falta de comboios e a vergonhosa degradação dos centros de saúde. Muito sofrem os sintrenses com uma Câmara cujo Presidente vive de discursos e de pouca ação. Os Sintrenses não vivem de retórica palaciana. Os Sintrenses não vivem da retórica palaciana deste Presidente.

  • Sintra tem uma das melhores e três das piores freguesias da Grande Lisboa

    Sintra tem uma das melhores e três das piores freguesias da Grande Lisboa

    A freguesia de São João das Lampas e Terrugem ficou em sexto lugar num estudo sobre a qualidade de vida na Grande Lisboa, elaborado pelo portal imobiliário Imovirtual. Pela negativa, três das que tiveram pior avaliação são também do concelho de Sintra: Cacém e São Marcos, Agualva e Mira-Sintra e Rio de Mouro.

  • Ministro: Reparações de comboios estão “abaixo do previsto”

    Ministro: Reparações de comboios estão “abaixo do previsto”

    Numa audição na Comissão de Finanças, ao abrigo da discussão do Orçamento do Estado para 2019, Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, admitiu que as oficinas da EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário - vão reparar menos comboios em 2018 do que estava previsto.

    O deputado Bruno Dias revelou ainda que “apenas foram feitas 15 das 29 intervenções de comboios que estavam previstas para 2018”, dando vários exemplos: “foram reparados três em quatro comboios Alfa Pendular; três comboios em 14 dos serviços urbanos de Azambuja e Sintra; sete em dez automotoras para os serviços regionais; e uma em sete intervenções nos restantes comboios”.

  • Concelho de Sintra: falta prevenção e capacidade de agir

    Concelho de Sintra: falta prevenção e capacidade de agir

    Nos últimos dias o concelho de Sintra foi notícia na comunicação social por maus motivos. No fim de semana, o temporal que se abateu no distrito de Lisboa acabou por provocar inundações em várias localidades de Sintra. Faltou prevenção e capacidade de agir.

    Nesta 2ª feira, a SIC partilhou uma reportagem com a falta de meios na Polícia de Segurança Pública e mais uma vez o palco principal foi o nosso concelho. Aqui faltam carros, agentes e acentua-se a degradação das esquadras. O Presidente de Câmara responde que o governo abandonou o concelho. Abandonou porquê? Governo e Câmara não são liderados pelo Partido Socialista? Sintra não é o maior concelho do país?

    No passado, o governo construiu esquadras, fez centros de saúde, construiu eixos rodoviários, escolas, contribuiu para a construção de equipamentos das instituições de solidariedade. São exemplo de um tempo em que o governo, independentemente da sua cor política, tinha respeito pelo nosso concelho. E agora?

  • 6º Aniversário da Associação Sintrenses com Marco Almeida

    6º Aniversário da Associação Sintrenses com Marco Almeida

    No dia 30 de novembro iremos celebrar o 6º Aniversário da Associação Sintrenses com Marco Almeida, com a realização de um jantar comemorativo e que incluirá também uma sessão de fados.

    Contamos consigo!

     

    LOCAL
    Salão de Festas José Manuel Patrão, na Terrugem. (Ver a localização no Mapa da Google)

    EMENTA
    Entradas: Chamuças de carne, Croquetes de vitela, Pasteis de chaves, Pasteis de bacalhau e Rissóis de camarão
    Sopa: Creme de legumes
    Prato de peixe: Bacalhau com broa e grelos salteados
    Prato de carne: Pato com laranja e batata cabelo de anjo
    Sobremesa: Bavaroise com frutas
    Café

    VALOR POR PESSOA
    19 euros

    Reserve já o seu lugar através do email sintrenses@marcoalmeida.net ou pelo telefone 935 545 532 

    6AniversárioSCMA

  • Sintra é notícia pelas inundações do fim de semana

    Sintra é notícia pelas inundações do fim de semana

    A forte chuva que ocorreu no domingo, dia 11 de novembro, provocou inundações em várias zonas do concelho de Sintra e várias estradas tiveram de ser cortadas para garantir a segurança. 

  • Razões da nossa Abstenção na votação do Orçamento para 2019

    Razões da nossa Abstenção na votação do Orçamento para 2019

    Os Vereadores eleitos pela nossa Coligação "Juntos Pelos Sintrenses" expressaram a sua Abstenção na votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019, que se realizou na última reunião de câmara, no dia 30 de outubro.

    Conheça aqui os fundamentos da nossa Abstenção na votação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019.

  • A nossa proposta para redução no âmbito do IMI foi aceite

    A nossa proposta para redução no âmbito do IMI foi aceite

    A circunstância de ter sido acolhida pelo Executivo Camarário uma proposta que formuláramos na Reunião Camarária de 3 de Outubro, para aumento do percentual de redução no âmbito do IMI, passando a ser de 25%, ao invés dos 15% inicialmente contemplados, a aplicar em situações concretas em que as práticas ambientalmente sustentáveis tivessem levado a uma nova classificação energética, motiva que saudemos tal abertura, pela justeza do proposto e em nome das preocupações ambientais que partilhamos e da convicção de que as boas práticas deverão ver-se estimuladas.

  • Iniciativa "Biblioteca Fora de Horas"

    Iniciativa "Biblioteca Fora de Horas"

    Sendo Sintra um dos concelhos mais jovens do País e com um elevado número de estudantes, propusemos na última reunião de câmara, o alargamento do horário de funcionamento das Bibliotecas Municipais para que na época de exames escolares, possam estar abertas até à meia noite, bem como aos domingos e feriados.

    Este alargamento de horário criaria assim condições para que os estudantes em Sintra tenham mais opções para estudar num contexto adequado e propício a um maior sucesso escolar.

     

  • Apresentámos iniciativas que visam minorar a indisciplina escolar

    Apresentámos iniciativas que visam minorar a indisciplina escolar

    Na última reunião de câmara, realizada a 25 de setembro de 2018, os nossos veredores eleitos pela Coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES, apresentaram uma recomendação com iniciativas que visam minorar a indisciplina escolar

    Conheça-a aqui em detalhe.

  • Apresentámos uma Estratégia de Promoção do Sucesso Escolar

    Apresentámos uma Estratégia de Promoção do Sucesso Escolar

    Na última reunião de câmara, realizada a 25 de setembro de 2018, os nossos veredores eleitos pela Coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES, apresentaram uma recomendação denominada "Estratégia de Promoção do Sucesso Escolar". Conheça-a aqui em detalhe.

  • Apresentámos proposta para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em Cursos Profissionais

    Apresentámos proposta para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em Cursos Profissionais

    Na última reunião de câmara, realizada a 25 de setembro de 2018, os nossos veredores eleitos pela Coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES,  proposta para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em Cursos Profissionais.

    Conheça-a aqui em detalhe.

  • Revisão do PDM - Solicitámos informação sobre reclamações e sugestões

    Revisão do PDM - Solicitámos informação sobre reclamações e sugestões

    Concluído o  período de discussão pública da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Sintra, que decorreu de 20 junho a 18 de Agosto, tendo tomado conhecimento do expressivo número de participações e reclamações por parte dos munícipes, os Vereadores eleitos pelo nossa Coligação "JUNTOS PELOS SINTRENSES" solicitaram informação adicional relativamente à sua quantidade, temas e respetivas áreas geográficas.

  • Fazer depressa e bem, não há quem! - Também na mobilidade

    Fazer depressa e bem, não há quem! - Também na mobilidade

    Na Reunião Camarária realizada nesta terça-feira, 11 de setembro de 2018foram retiradas duas propostas agendadas pelo Presidente Basílio Horta, relativas a alterações na área da mobilidade, com destaque para a preconizada proibição de acesso de viaturas particulares à Estrada da Pena e no troço desde o Chalet da Condessa d’ Edla até à Calçada da Pena, exceptuando as viaturas dos residentes e passando o mesmo a estar franqueado apenas aos transportes públicos, táxis/ viaturas de fruição turística e, naturalmente, aos veículos de emergência e dos serviços municipais. 

  • Apresentámos propostas no âmbito de uma estratégia local para apoio aos idosos e às suas famílias

    Apresentámos propostas no âmbito de uma estratégia local para apoio aos idosos e às suas famílias

    Tendo em conta que o envelhecimento da população de Sintra impõe a existência de soluções em matéria de saúde e bem-estar e quão desafiantes são as necessidades de intervenção para a construção daquilo que poderíamos designar como Estratégia Local Para a Pessoa Idosa, os Vereadores da Coligação "Juntos Pelos Sintrenses", subscreveram duas Recomendações nesta área, cuja apresentação teve lugar na Reunião Camarária de 11 de Setembro.

  • Há 52 anos morreram 25 soldados num inferno de chamas na serra de Sintra

    Há 52 anos morreram 25 soldados num inferno de chamas na serra de Sintra

    Faz hoje 52 anos que, na tarde de 7 de Setembro de 1966 morreram nas chamas 25 militares do Regimento de Artilharia Antiaérea Fixa (RAAF) de Queluz, no trágico e dramático incêndio da Serra de Sintra, que demorou uma semana a combater.

    Em sua homenagem, que esta memória sirva para que esta tragédia nunca mais se volte a repetir.

  • Conservatório de Música de Sintra tem uma nova casa

    Conservatório de Música de Sintra tem uma nova casa

    Com características acústicas de excelência e mais salas de aulas e de estudo, o Conservatório de Música de Sintra inicia o ano lectivo já no seu novo edifício, com reforço dos cursos de música e alargando a oferta educativa a outras áreas, como o xadrez, ballet e teatro.

    O investimento total da associação neste projecto ascende a um milhão de euros, obtido com recurso a crédito bancário, poupanças, actividades de angariação de fundos e mecenato.

    “Loucura, não é? E havia outra maneira? Não havia. É um salto de fé”.
    Raquel Coelho, directora da instituição

  • Acumulação de lixo no Concelho de Sintra

    Acumulação de lixo no Concelho de Sintra

    Na última reunião de câmara, realizada a 28 de agosto, os nossos Vereadores manifestaram a sua preocupação relativamente à grande acumulação de lixo no Concelho de Sintra e irregularidades na sua recolha, na linha do requerimento enviado para disponibilização de informações sobre a quantidade de resíduos indiferenciados e recicláveis recolhidos entre 2013 e Junho de 2018, os meios humanos e materiais afectos à recolha e varrição e os recursos extraordinários de que a autarquia tem lançado mão para resolução dos problemas, incluindo a maior quantidade de lixo produzido por via da afluência de turistas.

    Conheça aqui o requerimento apresentado.

  • Angariámos 1.500 litros de águas para os Bombeiros

    Angariámos 1.500 litros de águas para os Bombeiros

    Uma camioneta com uma capacidade de 3,5 toneladas, cheia de águas, correspondendo a uma quantidade estimada de 1.500 litros, foi o resultado da campanha de angariação de águas para os Bombeiros, levada a efeito por iniciativa da Associação "Sintrenses com Marco Almeida", no passado sábado, 25 de Agosto, no Pingo Doce do Fórum Sintra.

    Apesar de entregue na Corporação de Algueirão, Mem-Martins, importa ressalvar que quando há deslocações para fora do Concelho, esse tipo de bem é distribuído por todos os efetivos que se encontrem no teatro de operações, pelo que acabarão por ser muitos os bombeiros de diferentes corporações os beneficiários da generosidade e solidariedade de todos quantos para tal contribuíram e a quem é devido, em primeiro lugar, o nosso obrigado.

    Uma palavra de agradecimento ainda para quem se voluntarizou para lá estar, sensibilizando os clientes daquela superfície comercial para contribuírem para aquela causa e recebendo ou acondicionando o que foi sendo reunido, bem como ao gerente da loja, pela sempre solícita disponibilidade para acolher iniciativas desta natureza.

    Sobra um sentimento bom, como sempre acontece, afinal, quando fazemos o bem.

    Um grande bem-haja a todos e a cada um.

  • Apresentámos uma proposta de criação de uma Associação de Municípios de Grande Dimensão

    Apresentámos uma proposta de criação de uma Associação de Municípios de Grande Dimensão

    A convicção dos Vereadores da Coligação “Juntos Pelos Sintrenses” de que a Associação Nacional de Municípios, com quem foi fechado o acordo de descentralização de competências, não ter revelado capacidade para representar os grandes municípios motivou que lançassem o desafio para que se viesse a constituir uma Associação de Municípios de Grande Dimensão – em função do nº de residentes e/ou eleitores -, em que Sintra poderia assumir a posição charneira, cientes de que os interesses municipais se veriam melhor e mais eficazmente respaldados.

    Conheça aqui a proposta.

  • Em nome duma Estratégia Local para a Pessoa com Deficiência

    Em nome duma Estratégia Local para a Pessoa com Deficiência

    Embora sejam díspares as necessidades de intervenção para construção duma Estratégia Local para a Pessoa com Deficiência, na reunião de câmara realizada nesta terça-feira, dia 24 de julho, foi apresentada pelos Vereadores da Coligaçâo “Juntos Pelos Sintrenses”, uma Recomendação através da qual são sugeridos eixos de intervenção passíveis de verem-se protagonizados pela autarquia.

    Animou-os a convicção de que os contributos expendidos podem oferecer o enquadramento para uma ação integrada dirigida aos munícipes portadores de deficiência ou incapacidades, com o foco a caber na facilitação de uma vida tão independente quanto possível e na sua justa dignificação.

    Conheça aqui a Recomendação apresentada.

  • Pedido de informação sobre falha de segurança e socorro

    Pedido de informação sobre falha de segurança e socorro

    Na sequência da infeliz ocorrência verificada na segunda-feira, dia 16 de julho, relativa a uma preocupante falha de segurança e prestação de socorro a uma turista, em zona próxima do Palácio da Pena, Marco Almeida solicitou ao Presidente da Câmara o seguinte pedido de esclarecimento:

  • Acordos de descentralização feitos também nas costas de Sintra?

    Acordos de descentralização feitos também nas costas de Sintra?

    Na reunião de Câmara realizada na terça-feira, dia 10 de Julho, Marco Almeida interpelou o Presidente de Câmara sobre um tema da maior oportunidade em matéria de gestão autárquica e das novas responsabilidades que em breve estarão acometidas ao Município de Sintra: o anúncio divulgado há poucos dias na comunicação social e relativo ao fecho do acordo de descentralização de competências firmado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), após 2 anos de negociações.

  • 29 de junho - Dia do Município

    29 de junho - Dia do Município

    O dia do município celebra-se a 29 de junho.

    Já conhece o texto do foral que deu origem à criação do município de Sintra? 

    Clique aqui

     

    Fique também a conhecer o Programa oficial do Dia do Município:

    10h - Cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica União Assaforense

    14h - Festival de Ranchos Folclóricos, na Quinta da Ribafria

    20h - Marchas Populares, no Terreiro Rainha D. Amélia, em Sintra

     

     

  • Recomendação para atribuição de Medalha de Mérito Municipal a Rui Santos

    Recomendação para atribuição de Medalha de Mérito Municipal a Rui Santos

    Na última reunião de câmara, os vereadores eleitos pela nossa Coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES apresentaram uma Recomendação para atribuição de Medalha de Mérito Municipal a Rui Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Colares por 3 mandatos, pela relevância dos serviços que superlativamente prestou como autarca e cidadão exemplar e pelos inestimáveis benefícios advindos, por seu intermédio, para Sintra e para os Sintrenses.

  • Abertura do período de Discussão Pública da Proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Sintra

    Abertura do período de Discussão Pública da Proposta de Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Sintra

    Tendo sido publicado o aviso no Diário da República, 2.ª série — N.º 112 — no dia 12 de junho de 2018, a proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Sintra encontra-se em discussão pública, por um período de 60 dias de calendário, contados a partir dos cinco dias úteis subsequentes à sua publicação.

    Durante este período de discussão pública, que decorrerá de 20 junho a 18 de Agosto, qualquer interessado poderá apresentar as suas reclamações, observações ou sugestões, por escrito, em documento devidamente identificado, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Sintra, ou por modelo próprio disponibilizado no sítio da internet do município, ou através da plataforma SIG criada para o efeito no mesmo sítio e, ainda, para o correio eletrónico pdm2018@cm-sintra.pt .

  • Licenciamento da Casa da Gandarinha

    Licenciamento da Casa da Gandarinha

    Estão já a decorrer as obras de reabilitação da Casa da Gandarinha, que darão lugar ao Turim Sintra Palace Hotel, com 100 quartos, localizado numa zona da paisagem cultural de Sintra, classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

    Tratando-se um projecto que teve o seu início em 1998, há vinte anos atrás, com vários avanços e recuos, levou a que, na última reunião de câmara, os vereadores eleitos pela nossa Coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES, requeressem a consulta ao processo relativo ao licenciamento da Casa da Gandarinha.

  • Patinagem artística da Sociedade Recreativa de Santa Susana e Pobral é Campeã Distrital de Solo Dance

    Patinagem artística da Sociedade Recreativa de Santa Susana e Pobral é Campeã Distrital de Solo Dance

    A patinagem artística da Sociedade Recreativa de Santa Susana e Pobral foi Campeã Distrital de Solo Dance, numa jornada que teve lugar nos dias 31 de maio, 2 e 3 de junho, no pavilhão do Futebol Clube Sassoeiros.

  • Sessões Públicas de Esclarecimento sobre o Novo Plano Diretor Municipal de Sintra (PDM)

    Sessões Públicas de Esclarecimento sobre o Novo Plano Diretor Municipal de Sintra (PDM)

    De 4 de junho a 9 de julho, a Câmara Municipal de Sintra irá realizar várias sessões de esclarecimento sobre o novo Plano Diretor Municipal de Sintra, que terão lugar nas freguesias do concelho.

    Consulte aqui as datas e participe! 

  • Câmara arrenda por mais de 2 Milhões de Euros terreno avaliado em 2,3 Milhões

    Câmara arrenda por mais de 2 Milhões de Euros terreno avaliado em 2,3 Milhões

    A Câmara de Sintra vai arrendar um terreno na Cavaleira (Algueirão) para instalar um parque de estacionamento público, que custará em 15 anos 2,060 milhões de euros, mesmo sabendo que uma comissão de avaliação da câmara, através do método usado para avaliar imóveis em que se perspetiva uma operação imobiliária, atribuiu aos seis hectares o valor de 2,321 milhões de euros.

    Segundo a autarquia, o executivo camarário aprovou "o contrato de arrendamento da parcela de terreno com uma área de 63.716 m2 [metros quadrados], na Cavaleira -- Algueirão, destinado à construção de um parque de estacionamento com 1.597 lugares".

    Os proprietários do terreno rústico do Casal Vale do Milho, com área total de 113.309 m2, aceitaram arrendar parte do espaço, com 63.716 m2, "pelo prazo de 15 anos, no valor anual 100.000 euros para o primeiro ano de contrato e 140.000 euros para os anos seguintes, sujeito a atualizações nos termos da lei", lê-se na proposta.

  • Morreu António Arnaut, “pai” do Serviço Nacional de Saúde

    Morreu António Arnaut, “pai” do Serviço Nacional de Saúde

    Faleceu nesta segunda-feira, 21 de maio, António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde.

  • Sintra encabeça lista de recém-nascidos e jovens sem médico de família

    Sintra encabeça lista de recém-nascidos e jovens sem médico de família

    Também na última reunião de câmara, realizada a 15 de Maio de 2018, os vereadores eleitos pela nossa coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES, manifestaram a sua preocupação a propósito do número de crianças e jovens sem médico de família no contexto nacional e do caso específico de Sintra.

    De acordo com a notícia publicada no Jornal Público, com base no levantamento que resultou de perguntas enviadas em março (por iniciativa do BE) aos 55 agrupamentos de centros de saúde, Sintra encabeça a listagem de recém-nascidos e jovens com menos de 18 anos sem médico de família.

  • Taxas que não são taxinhas! - A propósito da Tabela de Taxas e Outras Receitas para 2018

    Taxas que não são taxinhas! - A propósito da Tabela de Taxas e Outras Receitas para 2018

    Na reunião do Executivo Camarário realizada a 15 de Maio, foi levada a deliberação a proposta relativa ao Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas de Sintra e à Tabela de Taxas e Outras Receitas para 2018, mencionando no seu texto algumas das circunstâncias que terão orientado determinadas opções. 

    O sentido de voto dos Vereadores do Grupo Político “Juntos Pelos Sintrenses”  foi de Abstenção, sustentada nas seguintes razões:

  • Apresentámos um Programa de benefícios para os bombeiros voluntários

    Apresentámos um Programa de benefícios para os bombeiros voluntários

    Tendo presente que o Dia Internacional do Bombeiro se comemorou no passado dia 4 de maio, que se trata duma data global instituída em 1999 e que o seu objetivo é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância dos bombeiros - nunca sendo demais enaltecer o seu extraordinário altruísmo, na intransigente dedicação ao outro e à defesa do seu bem-estar -, os Vereadores eleitos pela Coligação "Juntos Pelos Sintrenses" apresentaram na reunião de câmara que se realizou nesta terça-feira, 15 de maio de 2018, uma Recomendação para implementação de um Programa que contemplasse um conjunto de benefícios aos bombeiros voluntários, já que seria também uma forma do Município lhes prestar um justo tributo.

  • Marco Almeida visitou a Quinta da Perdigueira

    Marco Almeida visitou a Quinta da Perdigueira

    No sábado, dia 5 de Maio, na sequência de uma exposição apresentada por uma munícipe sobre as implicações de uma avaliação feita na proposta do novo Plano Diretor Municipal, Marco Almeida visitou a Quinta da Perdigueira, AUGI 32, situada na localidade de Camarões, em Almargem do Bispo.

    Acompanhado também pelo Vereador Carlos Parreiras e Vera Duarte, vogal da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Marco Almeida aproveitou esta oportunidade para conhecer melhor este local, que, tal como muitos outros, tem sido objeto de reclamações e sugestões quanto à sua classificação na nova proposta do Plano Diretor Municipal.

    Poderá também deixar-nos as sua sugestões e comentários através do email vereadores@juntospelossintrenses.pt

  • Algueirão - Mem Martins entre os 15 locais mais poluídos de Portugal

    Algueirão - Mem Martins entre os 15 locais mais poluídos de Portugal

    Em causa está a poluição com partículas minúsculas que entram nos pulmões e no sistema cardiovascular, partículas que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina não devem ser superiores a 10 microgramas por metro cúbico de ar.

    Segundo a OMS, existem quinze locais em Portugal com poluição que excede este limite máximo de partículas finas inaláveis.

    Estas partículas PM2.5 - as mais finas e susceptíveis de se infiltrarem nos organismos – infiltram-se nos pulmões e no sistema cardiovascular, causando doenças potencialmente mortíferas como derrames cerebrais, ataques de coração, obstruções pulmonares e infecções respiratórias.

  • Alertámos para a degradação da Escola EB/JI das Lopas (Cacém)

    Alertámos para a degradação da Escola EB/JI das Lopas (Cacém)

    Na última reunião de câmara e no seguimento de alertas que recebemos de vários encarregados de educação, apresentámos a situação preocupante vivida na EB das Lopas (Cacém), em matéria de condições que as instalações oferecem.

    Lamentamos que numa das escolas mais antigas desta freguesia, a sua entrada seja usada por mendigos como abrigo, em dias de chuva a água cai nas mesas do refeitório e a própria sala de professores está inutilizada fruto das infiltrações. Adicionalmente, a segurança está também comprometida, uma vez que não existe um sistema de combate a incêndios, nem extintores ou uma central de deteção de incêndios.

    O espaço exterior está também ao abandono, como atestam as imagens.

  • IRS - Apoie as instituições do Concelho de Sintra. Não custa nada.

    IRS - Apoie as instituições do Concelho de Sintra. Não custa nada.

    A consignação de IRS não tem custos para o contribuinte. Consiste em entregar 0,5% do imposto que entraria nos cofres do Estado (e não 0,5% do que lhe será devolvido) a uma instituição à sua escolha.

  •  Espaços verdes ao abandono no Cacém

    Espaços verdes ao abandono no Cacém

    Respondendo a solicitações de vários munícipes, Marco Almeida visitou os espaços verdes entre as ruas do Meio e a das Glicínias, no Cacém, onde constatou a sua ausência de manutenção e cuidado.

    Mais uma vez aproveitaremos para levar esta situação à próxima reunião de câmara.

    Deixe-nos as suas preocupações e sugestões através vereadores@juntospelossintrenses.pt 

  • Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Associação "Sintrenses com Marco Almeida"

    Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Associação "Sintrenses com Marco Almeida"

    Os Órgãos Sociais da Associação "Sintrenses com Marco Almeida" tomaram posse no sábado, dia 14 de Abril, numa cerimónia realizada no Auditório do Espaço Multiusos de Pero Pinheiro.

    O nosso obrigado a todos os eleitos e que tenham o maior sucesso na prossecução do principal objectivo desta associação, que é servir os Sintrenses.

  • Marco Almeida visitou o Bairro da Xetaria

    Marco Almeida visitou o Bairro da Xetaria

    A pedido de vários munícipes, Marco Almeida visitou o Bairro da Xetaria, em Belas.

    Veja aqui o vídeo desta visita

  • Contas de 2017 - conheça a nossa posição

    Contas de 2017 - conheça a nossa posição

    Conheça aqui a nossa posição relativa à Prestação de Contas do Município de Sintra em 2017, que foi apresentada na reunião de câmara que se realizou no dia 2 de abril de 2018, na Sala de Reuniões do Palácio Valenças.

    Concluí-se que o executivo municipal continua a revelar uma preocupação excessiva com a acumulação de receitas, maioritariamente, por via da arrecadação de impostos e face ao valor arrecadado e disponível, seria de esperar uma taxa de execução superior, nomeadamente no que concerne às taxas de execução de unidades orgânicas afetas ao espaço público e, principalmente, às áreas sociais.

  • Tomada de posse dos órgãos da Associação Sintrenses com Marco Almeida

    Tomada de posse dos órgãos da Associação Sintrenses com Marco Almeida

    A cerimónia de Tomada de Posse dos os Órgãos Sociais da Associação "Sintrenses com Marco Almeida" para o quadriénio 2018-2021, irá realizar-se no próximo dia 14 de Abril, pelas 10h, no Auditório do Espaço Multiusos de Pero Pinheiro (Rua do Casal dos Ossos,7, em Pero Pinheiro https://goo.gl/maps/oksxhSjLrrS2).

     

  • Mobilidade em Sintra: é este o caminho?

    Mobilidade em Sintra: é este o caminho?

    Com a introdução das alterações na circulação de trânsito no acesso ao Centro Histórico de Sintra anunciada para a partir das 22H00 do próximo dia 26 de março, importa reforçar a posição dos Vereadores eleitos pela Coligação "Juntos Pelos Sintrenses".

    Por um lado, a importância do tema para os residentes e agentes económicos, bem como a imprevisibilidade da aplicação das medidas apresentadas sobre o turismo, impunha que a proposta tivesse sido apresentada com o tempo suficiente para que os vereadores eleitos, todos os vereadores, pudessem apreciá-la com rigor para a poderem votar em consciência.

  • Degradação da Escola Básica de Francos

    Degradação da Escola Básica de Francos

    Na última reunião de câmara, realizada a 13 de março de 2018, os vereadores eleitos pela nossa Coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES solicitaram esclarecimentos ao executivo municipal sobre a situação de degradação da Escola Básica de Francos, situada em Francos, na Freguesia de Rio de Mouro e que ministra Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

  • O desempenho de Sintra através do City Brand Ranking

    O desempenho de Sintra através do City Brand Ranking

    O Portugal City Brand Ranking analisa o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos, procura, pesquisas online que tiveram como objeto o município em causa e desempenho online através dos sites e redes sociais de cada município.

  • Alterações na circulação viária no Centro Histórico de Sintra

    Alterações na circulação viária no Centro Histórico de Sintra

    Foi apresentada na Reunião Ordinária e Privada da Câmara Municipal de Sintra que se realizou nesta terça-feira, dia 13 de março de 2018, a proposta relativa às alterações na circulação viária no Centro Histórico de Sintra, subscrita pelo seu Vice-Presidente, para deliberação pelo Executivo Camarário.

    Apesar das questões da mobilidade em geral se assumirem como um desígnio a prosseguir pela gestão municipal no âmbito do território, os problemas específicos de falta de fluidez do trânsito no acesso aos principais locais de interesse patrimonial, vêm reclamando uma particular atenção e o ensaio de soluções sustentadas numa avaliação concertada que conduzam à implementação de medidas que procurem a conciliação dos interesses em presença.

  • Revisão do Plano Diretor Municipal de Sintra (PDM) - veja a apresentação

    Revisão do Plano Diretor Municipal de Sintra (PDM) - veja a apresentação

    No dia 6 de março foi apresentada em reunião de câmara a proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Sintra.

    Conheça-a melhor aqui.

    Se desejar, poderá enviar-nos os seus comentários através do email vereadores@juntospelossintrenses.pt

  • Dia Internacional da Mulher

    Dia Internacional da Mulher

    Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, homenageando assim as mulheres de todas as nações, que viram o seu papel na sociedade menorizado e os seus direitos violados por terem nascido mulheres e que lutaram por direitos de cidadania, iguais aos direitos reconhecidos aos homens. 

  • Proposta de revisão do PDM de Sintra - conheça a nossa posição

    Proposta de revisão do PDM de Sintra - conheça a nossa posição

    Na terça-feira, dia 6 de março, realizou-se a 3.ª Reunião Extraordinária e Pública da C. M. de Sintra, que teve como ponto único a proposta de revisão do PDM de Sintra.

    Conheça aqui a nossa posição.

     

  • Reunião da Assembleia Geral da Associação "Sintrenses com Marco Almeida"

    Reunião da Assembleia Geral da Associação "Sintrenses com Marco Almeida"

    Irá realizar-se nesta sexta-feira, dia 2 de Março, pelas 18h30, na Galeria Real, em Sintra, uma reunião da Assembleia Geral da Associação "Sintrenses com Marco Almeida". 

    Conheça aqui a ordem de trabalhos desta reunião.

     

  • Pampilhosa da Serra - Taxistas de Sintra oferecem duas mil árvores

    Pampilhosa da Serra - Taxistas de Sintra oferecem duas mil árvores

    No sábado, dia 17 de fevereiro, na sequência de uma iniciativa solidária organizada pela Voz Sintra - Associação dos Profissionais de Táxi de Sintra e da TaxSintra, foram entregues duas mil árvores de fruto no concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de coimbra, em resposta à devastação provocada pelos incêndios de outubro de 2017.

  • Apelo ao Presidente da República -  A pensar na população idosa com mais baixos recursos

    Apelo ao Presidente da República - A pensar na população idosa com mais baixos recursos

    A propósito duma preocupação de cariz social que adquire uma especial relevância em alturas como aquela que vivemos, com a vaga de frio que se tem feito sentir (e que tem motivado ações extraordinárias para minimização dos impactos no que aos sem-abrigo diz respeito), dirigiram os Vereadores eleitos pela Coligação “Juntos Pelos Sintrenses” uma comunicação ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

    Assumido que aqueles concidadãos se encontram no topo dos que mais sofrem com este agravamento das temperaturas, tornando insustentável a sua permanência desabrigada, viu-se salientada a apreensão que lhes é suscitada pela população idosa de mais baixos recursos, atendendo à dificuldade em garantir o conforto térmico nas suas próprias casas.

  • Pedro Filipe tomou posse como Presidente da Junta de Freguesia de Colares

    Pedro Filipe tomou posse como Presidente da Junta de Freguesia de Colares

    Na quinta-feira, dia 8 de fevereiro de 2018 em resultado das eleições autárquicas de 1 de outubro de 2017, Pedro Filipe tomou posse como Presidente da Junta de Freguesia de Colares em representação da COLIGAÇÃO JUNTOS PELOS SINTRENSES (PPD-PSD, CDS-PP, MPT, PPM).

    Esta cerimónia, que decorreu na Junta de Freguesia de Colares, contou também com a presença do anterior presidente desta Junta de Freguesia, Rui Santos, e dos Vereadores Marco Almeida, Paula Simões, Paulo Veríssimo e Carlos Parreiras, eleitos por esta COLIGAÇÃO JUNTOS PELOS SINTRENSES.

  • Pedro Filipe toma posse como Presidente da J. F. de Colares

    Pedro Filipe toma posse como Presidente da J. F. de Colares

    Pedro Filipe, presidente da Junta de Freguesia de Colares, toma posse nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, pelas 21h30, na sede da Junta de Freguesia de Colares.

  • Lixo: património de Sintra?

    Lixo: património de Sintra?

    Foi em Novembro, voltaria a ser em Dezembro e de novo agora em Janeiro, abordada novamente na última reunião de câmara pelos Vereadores do Grupo Político “Juntos Pelos Sintrenses”, a questão da recolha dos resíduos e denunciada a acumulação de lixo em vários locais do Concelho, agravada ainda pela indevida posição de alguns contentores na via pública, naquilo que se traduziria numa interpelação ao Presidente da Câmara sobre a evidência da ineficácia do serviço prestado.

  • Hotel Netto - obras continuam paradas

    Hotel Netto - obras continuam paradas

    A 10 de março de 2016 o projecto de reabilitação do antigo Hotel Netto, no centro histórico de Sintra, foi adjudicado em hasta pública à empresa Restelo Azul.

    Nesse dia, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta afirmou em declarações à LUSA:

    "O comprador quer começar as obras com rapidez, nós também queremos e, portanto, vamos acompanhar o contrato com todo o cuidado, porque aquela é uma zona muito nobre da nossa vila, que vai com certeza ser valorizada".

    Quase dois anos passados, as obras encontram-se paradas.

  • Finalmente criado o Conselho de Cultura de Sintra

    Finalmente criado o Conselho de Cultura de Sintra

    Saudamos a sua criação, que corresponde a uma proposta apresentada há 3 anos atrás, em janeiro de 2015, pelo Movimento Sintrenses com Marco Almeida.

    Com base na Proposta 38, subscrita pelo Senhor Presidente levada a deliberação do Executivo na reunião realizada a 26 de janeiro de 2018, viu-se finalmente criado o Conselho de Cultura de Sintra e apresentada a sua composição.

  • Assine a Petição contra o encerramento da loja dos CTT em Belas

    Assine a Petição contra o encerramento da loja dos CTT em Belas

    Assine esta petição contra a decisão do Conselho de Administração dos CTT Correios de Portugal em proceder ao encerramento da loja de Belas – Casal da Barota, Rua Filipa de Lencastre. nº 34.

  • Orçamento Municipal para 2018 - a nossa posição

    Orçamento Municipal para 2018 - a nossa posição

    Conheça aqui a posição da nossa Coligação "JUNTOS PELOS SINTRENSES" relativamente à proposta de Orçamento Municipal para 2018 apresentada pelo executivo municipal na 3.ª Reunião Ordinária e Privada da Câmara Municipal de Sintra, que se realizou no dia 12 de dezembro de 2017.

  • Convocatória para a Assembleia Geral da Associação "Sintrenses com Marco Almeida"

    Convocatória para a Assembleia Geral da Associação "Sintrenses com Marco Almeida"

    Em aditamento à convocatória anterior, a Assembleia Geral da Associação "Sintrenses com Marco Almeida", foi adiada por razões logísticas para o dia 28 de dezembro de 2017.

  • Faleceu Paula Neves

    Faleceu Paula Neves

    Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, faleceu aos 45 anos e após doença prolongada, Paula Neves, presidente da concelhia de Sintra do PSD.

    Paula Sofia Barreirão Neves foi vereadora da Câmara Municipal de Sintra de 2013 a 2017, assumindo os pelouros do Serviço de Iluminação Pública e Electricidade.

    No domingo, dia 10 de dezembro, será celebrada uma missa de corpo presente, pelas 14 horas na Igreja de São João das Lampas. O funeral será realizado às 15 horas.

    À família enlutada, deixamos aqui as nossas condolências.

  • José Ribeiro e Castro agraciado com a ordem de “Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique”

    José Ribeiro e Castro agraciado com a ordem de “Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique”

    José Ribeiro e Castro, foi agraciado pelo Presidente da República, com a ordem de “Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique”, numa cerimónia de agraciamentos que decorreu na passada terça-feira, dia 5 de dezembro, no Palácio de Belém.

    Ao José Ribeiro e Castro, que foi o nosso candidato à Presidência da Assembleia Municipal e é actualmente deputado municipal eleito pela nossa coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES, deixamos os nossos sinceros parabéns por esta merecida distinção.

  • 5º Aniversário "Sintrenses com Marco Almeida"

    5º Aniversário "Sintrenses com Marco Almeida"

    Na quinta-feira, dia 30 de novembro, celebrámos o 5º Aniversário do Movimento Sintrenses com Marco Almeida com um jantar, que foi, acima de tudo, um encontro de amigos com um objetivo comum: servir os sintrenses.

    Obrigado a todos. Vamos continuar.

  • Síntese da nossa atividade de 2013 a 2017

    Síntese da nossa atividade de 2013 a 2017

    Com os Sintrenses e pelos Sintrenses, fez e faz parte do mote da nossa ação.

    Os Sintrenses connosco e nós com os Sintrenses!

    E foi também essa a marca que procurámos sempre deixar na nossa intervenção nas diferentes estruturas autárquicas, ao nível da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia.

    Foi por acreditarmos na justeza de algumas posições que clamámos por elas, afrontando os Executivos, com responsabilidade e coerência, com compromisso e determinação.

    Nesta nossa caminhada, fomos procurando fundamentá-lo. E temos muitos exemplos para dar.

  • Síntese da 2.ª Reunião ordinária e pública da Câmara Municipal de Sintra

    Síntese da 2.ª Reunião ordinária e pública da Câmara Municipal de Sintra

     Aceda aqui à síntese desta reunião, que se realizou no dia 21 de novembro de 2017, na Sala de Reuniões do Palácio Valenças, às 9h30.

  • 86º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém

    86º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém

    No domingo, dia 19 de novembro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, celebrou o seu 86º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença dos vereadores Paula Simões e Carlos Parreiras, eleitos pela nossa coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES.

    Uma saudação especial ao Comandante Luís Pimentel, que completou 50 anos de serviço, um exemplo de dedicação à sua comunidade.

  • Vamos continuar!

    Vamos continuar!

    Os órgãos sociais da associação cívica "Sintrenses com Marco Almeida" decidiram manter viva a associação.

    Em breve reúne a assembleia geral e haverá jantar de aniversário no dia de 1 de dezembro.

  • 15º Aniversário da APRIA

    15º Aniversário da APRIA

    A APRIA – Associação de Pensionistas, Idosos e Reformados de Almoçageme foi fundada em 2002 por um grupo de pessoas da aldeia.

    A APRIA nasceu para dar resposta social e direta à população envelhecida que carecia na altura e ainda carece, de um Centro de Dia. Mais de uma década depois, no domingo passado, dia 5 de novembro, comemorou-se o 15º aniversário da Associação, num ano particularmente motivante para a APRIA, por todos os desafios lançadas e pelas metas atingidas.

  • Tomada de Posse dos Órgãos da Câmara e Assembleia Municipal

    Tomada de Posse dos Órgãos da Câmara e Assembleia Municipal

    Realizou-se no dia 25 de outubro, no Centro Cultural Olga Cadaval, a cerimónia de tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Sintra para o mandato 2017-2021, resultante das eleições do passado dia 1 de outubro.

    Estiveram presentes os vereadores eleitos pela nossa coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES: Marco Almeida, Paula Simões, Paulo Veríssimo e Carlos Parreiras, que renovaram assim o seu compromisso com os sintrenses, para mais 4 anos de dedicação.

     

  • 122º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme

    122º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme

    A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme comemorou no dia 15 de Outubro, o seu Centésimo Vigésimo Segundo aniversário.

    Em reconhecimento pelos elevados serviços prestados na segurança de pessoas e bens, esta celebração contou com a presença dos nossos vereadores e o presidente da Junta de Freguesia de Colares, também eleito pelo nosso Movimento, 

  • Remoção de cartazes da campanha eleitoral

    Remoção de cartazes da campanha eleitoral

    Concluído o processo eleitoral, é tempo de remover os cartazes da nossa coligação.

    Obrigado aos elementos das nossas listas, que têm feito esse trabalho exemplar nas várias freguesias do concelho.

  • 5 de outubro em Sintra

    5 de outubro em Sintra

    Os nossos vereadores estiveram presentes na cerimónia do Hastear da Bandeira, que decorreu no edifício dos Paços do Concelho e assinalou o 107º aniversário da Implantação da República.

  • Obrigado.

    Obrigado.

    Nestas eleições apesar de não termos conseguido alcançar a vitória, o nosso projecto continuou a merecer a confiança de um número crescente de Sintrenses.

    Recolhemos 29,01% dos votos, naquilo que representou 38.385 votos e que se traduziu, face a 2013, num aumento de 7.000 votos para a Câmara Municipal, mesmo se mantendo o mesmo número de vereadores; aumentámos em 2 o número de deputados para a Assembleia Municipal (de 9 para 11) e aumentámos também o número de mandatos para as Assembleias de Freguesia, passando dos 58 para 67.

    E se lamentavelmente perdemos 2 presidências de Juntas de Freguesia (Casal de Cambra e Sintra) são de valorizar as duas maiorias absolutas, conquistadas em Colares e em São João das Lampas e Terrugem.

    (Consulte aqui todos os resultados das eleições autárquicas em 2017)

    A onda nacional socialista e o facto dos resultados a nível local terem revelado ir a reboque da mesma, acabou por influenciar o resultado num concelho em que a dimensão urbana, mais dependente do ciclo nacional, é determinante. 

    A todos quantos se envolveram na nossa campanha e a todos aqueles que nos confiaram o seu voto e valorizaram o nosso programa de governação local, é devido um reconhecido Obrigado!

    VAMOS CONTINUAR.

    JUNTOS PELOS SINTRENSES!

    COM OS SINTRENSES E PELOS SINTRENSES!

  • Dia 29 - Último dia com Arruada e Caravana Automóvel

    Dia 29 - Último dia com Arruada e Caravana Automóvel

    Nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, realizámos uma arruada em Agualva Cacém.

    A nossa candidatura faz-se de convicção e alegria.

    JUNTOS PELOS SINTRENSES

  • Vote por si. Vote JUNTOS PELOS SINTRENSES.

    Vote por si. Vote JUNTOS PELOS SINTRENSES.

    " Todos os sintrenses contam. No presente e no futuro. "
    Marco Almeida

    Precisamos do seu voto. Vote JUNTOS PELOS SINTRENSES.

    AF 8X3 Ultima fase V2 1600x635 PrecisamosdoSeuVoto

  • 27 de setembro - Por Sintra

    27 de setembro - Por Sintra

    Na quarta-feira, 27 de setembro estivemos pelo Centro Histórico de Sintra, acompanhados por Eduardo Casinhas, o nosso candidato à União de Freguesias de Sintra.

    Marco Almeida e Ribeiro e Castro visitaram também a obra parada e ao abandono do hotel Netto, que demonstra bem a incapacidade do atual presidente de Câmara em resolver os assuntos de todo o concelho. Vamos ter de mudar. 

    DSC 7835

    DSC 8021

    DSC 8028

    DSC 8091

    DSC 8122

    DSC 8167

  • Almoço com dois Presidentes-Recandidatos da AML

    Almoço com dois Presidentes-Recandidatos da AML

    Nesta quinta-feira 28 de setembro, Marco Almeida almoçou no concelho de Sintra com dois presidentes-recandidatos da Área Metropolitana de Lisboa - Carlos Carreiras de Cascais e Hélder Silva de Mafra, que juntou à mesa três autarcas marcadamente dedicados à causa pública.

    Marco Almeida, Carlos Carreiras e Hélder Silva projetam para cada um dos seus respetivos municípios, politicas de intervenção municipal muito semelhantes, por força, não só das suas fronteiras físicas e geográficas, como também pela visão integrada de proximidade: As Pessoas Primeiro.

     

  • Regulamento do Programa de Apoio à Economia Local

    Regulamento do Programa de Apoio à Economia Local

    Considerando que os Municípios dispõem de atribuições na área da promoção e desenvolvimento e que nesse âmbito lhes são conferidas competências em matéria de apoio empresarial, seja ao nível da captação e fixação de empresas, seja ao nível do fomento à criação de emprego e investimento;

    Considerando que a atractividade do Concelho neste domínio é preponderante para a robustez do tecido empresarial e para a instalação e permanência de diferentes unidades que sejam o motor da dinâmica económica e social e para alavancar o bem-estar da população;

    Considerando, assim, que importa apoiar o investimento reprodutivo e sustentado, com implicações diretas na criação de emprego e no desenvolvimento do Concelho de Sintra, visa esta proposta de Regulamento definir instrumentos de apoio e de incentivo à atividade empresarial.

    Conheça aqui esta nossa proposta (Adobe PDF) que visa definir instrumentos de apoio e de incentivo à atividade empresarial.

  • 26 de setembro - por Queluz

    26 de setembro - por Queluz

    No dia 26 de setembro, visitámos o comércio de Queluz, acompanhados por Barbosa de Melo, o nosso candidato a esta freguesia, e Marco Almeida, sempre presente e disponível para ouvir os munícipes.

  • 26 de setembro - Pelas ruas de Algueirão

    26 de setembro - Pelas ruas de Algueirão

    Pelas ruas de Algueirão. O acolhimento dos sintrenses à nossa candidatura é de enorme generosidade.

    Dia 1 de outubro vamos fazer história! 

    JUNTOS PELOS SINTRENSES.

  • 25 de setembro - Pela cidade de Agualva Cacém

    25 de setembro - Pela cidade de Agualva Cacém

    Em força pela cidade de Agualva Cacém.

    Marco Almeida conhece bem estas comunidades: aqui cresceu, foi autarca (enquanto vice-presidente optou por ter o seu gabinete no Cacém) e aqui trabalha, uma vez que actualmente é docente numa escola desta localidade.

  • 24 de setembro - Por Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar

    24 de setembro - Por Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar

    Neste domingo, dia 24 de setembro, visitámos Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar.

    Para nós todos os sintrenses contam e nós queremos contar com todos.

    Da zona urbana à zona rural, do litoral ao interior, estamos JUNTOS PELOS SINTRENSES.

  • 23 de setembro - Por Mem Martins

    23 de setembro - Por Mem Martins

    Neste sábado, dia 23 de setembro, a nossa campanha passou pela Tapada das Mercês e Mem Martins.

    Sempre JUNTOS PELOS SINTRENSES.

  • Instalaremos quatro Ecocentros no concelho de Sintra

    Instalaremos quatro Ecocentros no concelho de Sintra

    O contributo que os Ecocentros darão para evitar aqueles espectáculos degradantes de acumulação de todo o tipo de materiais junto dos ecopontos, como sejam os resíduos verdes ou a deposição de outros em locais com menor circulação (caso dos entulhos de pequenas obras amontoados em caminhos), atentando contra a paisagem e dando um retrato muito pouco digno em matéria de civismo, faz-nos encará-los como uma solução a adotar no Concelho de Sintra, constituindo nosso propósito a instalação de quatro, a saber, em Belas, Cacém, Colares e Terrugem.

  • 22 de setembro - Por Massamá, Monte Abraão e Colares

    22 de setembro - Por Massamá, Monte Abraão e Colares

    Neste dia 22 de setembro, estamos por Massamá, Monte Abraão e Colares.

    Estamos sempre presentes, próximos dos sintrenses e eles sabem que podem sempre connosco. JUNTOS PELOS SINTRENSES!

  • Apresentámos o nosso Programa de Governo Local

    Apresentámos o nosso Programa de Governo Local

    Com a sala do auditório do Centro Lúdico de Massamá repleta, apresentámos na quinta-feira, dia 21 de setembro, o nosso Programa de Governo Local.

    Obrigado a todos pelo envolvimento e participação. JUNTOS PELOS SINTRENSES!

  • 21 de setembro - Por Queluz e Belas

    21 de setembro - Por Queluz e Belas

    Estamos por Queluz animados com o apoio dos sintrenses.

    É na rua que se contam os apoios e no dia 1 de outubro os votos!  Juntos Pelos Sintrenses!

  • Protecção Civil e Segurança  - os nossos compromissos

    Protecção Civil e Segurança - os nossos compromissos

    Prosseguimos com as nossas visitas às Corporações de Bombeiros do nosso Concelho.

    Conheça aqui os nossos compromissos em matéria de Protecção CIvil e Segurança.

    PROGRAMA protcivil

     

     

  • 20 de setembro - Por Algueirão e Mem Martins

    20 de setembro - Por Algueirão e Mem Martins

    Quarta-feira, dia 20 de setembro, estamos em Algueirao Mem-Martins.

    Sentimos um forte apoio às nossas propostas e uma enorme esperança na nossa candidatura.

  • 19 de setembro - Arranque da nossa campanha!

    19 de setembro - Arranque da nossa campanha!

    Estamos a fazer o que sempre fizemos, a contactar os Sintrenses.

    Vamos estar em todas as freguesias do nosso concelho. Conto com o seu apoio.

    JUNTOS PELOS SINTRENSES !

  • Inaugurámos a nossa sede

    Inaugurámos a nossa sede

    A juntar vontades para mudarmos o concelho. As pessoas estão primeiro na nossa candidatura JUNTOS PELOS SINTRENSES.

  • SUNSET JUNTOS PELOS SINTRENSES

    SUNSET JUNTOS PELOS SINTRENSES

    No domingo, dia 17 de setembro, juntámo-nos para assistir ao maravilhoso pôr-do-sol que a Praia Grande nos proporciona.

    Veja aqui as imagens de mais um exemplo da energia e compromisso que existe na nossa coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES!

  • JUNTOS PELOS SINTRENSES em Colares

    JUNTOS PELOS SINTRENSES em Colares

     JUNTOS PELOS SINTRENSES em Colares, liderados por Pedro Filipe, o candidato pela nossa coligação a esta freguesia.

  • JUNTOS PELOS SINTRENSES em Casal de Cambra

    JUNTOS PELOS SINTRENSES em Casal de Cambra

    Sábado, dia 16 de setembro, a nossa coligação passou por Casal de Cambra, onde, a nossa candidata a esta freguesia, Fernanda Santos, foi acompanhada por Marco Almeida.

    Obrigado a todos pelo envolvimento!

  • Apresentação da nossa lista candidata à Junta de Freguesia de Rio de Mouro

    Apresentação da nossa lista candidata à Junta de Freguesia de Rio de Mouro

    Na quarta-feira, dia 13 de Setembro, apresentámos a nossa lista candidata à Junta de Freguesia de Rio de Mouro, liderada por Rui Laranjeira.

    Nesta iniciativa estiveram também presentes, Marco Almeida (candidato à presidência da C.M. de Sintra) e Ribeiro e Castro (candidato à presidência da Assembleia Municipal de Sintra).

    Obrigado a todos pelo envolvimento.

    JUNTOS PELOS SINTRENSES!

  • Marco Almeida assume o compromisso de ficar com a gestão das áreas sociais

    Marco Almeida assume o compromisso de ficar com a gestão das áreas sociais

    Caso vença as eleições autárquicas, Marco Almeida assume o compromisso de ficar com a gestão da ação social e da educação.

  • Sintra: O estado a que o turismo chegou!

    Sintra: O estado a que o turismo chegou!

    Aos problemas de mobilidade que levam a engarrafamentos e a uma falta de fluidez intoleráveis, por manifesta falta de soluções e alternativas para acesso aos locais que constam do roteiro de visitas e a que se juntava a falta de resposta em matéria de alojamento, tornando Sintra um  destino obrigatório mas sem a permanência dos turistas senão por um curto período, eis que agora, em pleno coração de Sintra, no bairro da Estefânea e a partir duma varanda sobranceira, se assiste a uma paisagem que não se quereria ver! 

  • Apresentação dos candidatos à União de Freguesias de Cacém e São Marcos

    Apresentação dos candidatos à União de Freguesias de Cacém e São Marcos

    No domingo, dia 10 de setembro, apresentámos na Escola Secundária Gama Barros, a nossa lista de candidatos à União de Freguesias de Cacém e São Marcos, encabeçada por Manuel Faria.

    Esta iniciativa, contou também com a presença de Marco Almeida, candidato à presidência da Câmara Municipal de Sintra e de Ribeiro e Castro, candidato à presidência da Assembleia Municipal de Sintra.

    Agradecemos também a participação dos artistas sintrenses, Jorge Guerreiro, Maria, Mostarda no Prego e Dylan.

    Obrigado a todos pelo envolvimento.

  • Apresentámos os nossos candidatos à União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão

    Apresentámos os nossos candidatos à União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão

    Na quinta-feira, 7 de setembro, apresentámos a nossa lista candidata à União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, que é liderada por Fátima Campos.

    Esta iniciativa, que decorreu na escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, contou ainda com a presença de Marco Almeida, o nosso candidato à presidência da Câmara Municipal de Sintra e de José Ribeiro e Castro, candidato à presidência da Assembleia Municipal.

  • JUNTOS PELOS SINTRENSES

    JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Conheça melhor os nossos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal.

    Estaremos sempre #JuntosPelosSintrenses !

  • Inaugurámos a nossa sede da União de Freguesias do Cacém e São Marcos

    Inaugurámos a nossa sede da União de Freguesias do Cacém e São Marcos

    Com a presença de Marco Almeida e de Manuel Faria, o nosso cabeça de lista por esta união de freguesias, inaugurámos na quarta-feira, dia 6 de Setembro, a sede da coligação Juntos Pelos Sintrenses na União de Freguesias do Cacém e São Marcos.

    Está localizada no Centro Comercial de São Marcos, Loja N° 5, na Rua Cidade de Belo Horizonte, N°50, em São Marcos e todos são bem-vindos. 

  • CNE advertiu novamente Basílio Horta por violação de deveres de neutralidade e imparcialidade

    CNE advertiu novamente Basílio Horta por violação de deveres de neutralidade e imparcialidade

    A pretexto de um concurso televisivo com participação das Azenhas do Mar, a página de facebook da câmara foi utilizada para promover a do candidato Basílio Horta, num claro e lamentável exemplo de promiscuidade e favorecimento político.

  • Basílio Horta advertido pela Comissão Nacional de Eleições

    Basílio Horta advertido pela Comissão Nacional de Eleições

    Em nome da observância do dever de neutralidade e imparcialidade, a Coligação Eleitoral “Juntos pelos Sintrenses”, através do seu mandatário, apresentou, em Julho passado, junto da Comissão Nacional de Eleições uma queixa contra Basílio Horta, enquanto candidato do PS, por considerar que não estava a verificar-se a imprescindível separação de papéis.

    Prendendo-se a primeira com a circunstância de ter sido no decurso duma iniciativa camarária a 28 de Junho – Feira do Livro e das Tasquinhas, no Parque Urbano Felício Loureiro - e em espaço próximo a ela que realizou o anúncio da sua recandidatura,  em claro aproveitamento da mobilização que ela suscitava, configurando uma clara conflitualidade entre os dois papéis, o de Presidente e o de candidato, tivemos a confirmação, no passado dia 31 de Agosto, de que nos assistia a razão.

  • Pelas ruas de Massamá e Monte Abraão - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Pelas ruas de Massamá e Monte Abraão - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Na quinta-feira, dia 31 de agosto, visitámos Massamá, acompanhados pelos nossos candidatos Marco Almeida (Presidência da CM de Sintra), Ribeiro e Castro (Presidência da Assembleia Municipal de Sintra) e Fátima Campos (União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão).

    Obrigado a todos pelo envolvimento.

  • Pelas ruas de Agualva e Mira Sintra - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Pelas ruas de Agualva e Mira Sintra - JUNTOS PELOS SINTRENSES

     No sábado, dia 26 de agosto, percorremos as ruas de Agualva e Mira Sintra, com Luís Rato, o nosso candidato por esta freguesia.

  • Pelas ruas de Queluz Belas - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Pelas ruas de Queluz Belas - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Também na sexta-feira, dia 25 de agosto, visitámos Queluz e Belas, na companhia de Marco Almeida e António Barbosa de Melo, o nosso candidato por esta freguesia.

  • Pelas ruas de Algueirão - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Pelas ruas de Algueirão - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Na sexta-feira, dia 25 de agosto, visitámos o Algueirão, acompanhados mais uma vez por Marques da Silva, o nosso candidato à Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins. 

  • Pelas ruas da Tapada das Mercês - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Pelas ruas da Tapada das Mercês - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Na quinta-feira, dia 24 de agosto, visitámos a Tapada das Mercês, acompanhados por Marques da Silva, o nosso candidato à Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins. 

  • Pelas ruas de Rio de Mouro - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Pelas ruas de Rio de Mouro - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Na quarta-feira, dia 23 de agosto, acompanhados por Rui laranjeira, o nosso candidato à presidência da freguesia, visitámos Rio de Mouro, onde passámos a nossa mensagem mas também ouvimos.

    Obrigado a todos pelo envolvimento.

  • Pelas ruas de Sintra - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Pelas ruas de Sintra - JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Na terça-feira, dia 22 de agosto, Marco Almeida e Eduardo Casinhas, os nossos candidatos à presidência da Câmara Municipal de Sintra e da União das Freguesias de Sintra, visitaram alguns locais de Sintra.

    Valorizamos muito o contacto com os sintrenses, a melhor forma de percebermos as suas reais necessidades.

    Obrigado a todos pelo envolvimento.

  • Voto de Pesar pelas vítimas do atentado terrorista em Barcelona

    Voto de Pesar pelas vítimas do atentado terrorista em Barcelona

    Nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, realizam-se as cerimónias fúnebres das duas sintrenses que foram vítimas do atentado terrorista que ocorreu em Barcelona, no passado dia 17 de agosto.

    Conheça aqui o voto de pesar que apresentámos na última reunião de câmara, que mesmo não tendo sido submetido a votação, o queremos partilhar.

  • Os melhores momentos do Carpool Autárquicas com Marco Almeida

    Os melhores momentos do Carpool Autárquicas com Marco Almeida

    "O dinheiro no banco serve quem? Serve os banqueiros", diz Marco Almeida. " Não tenho dúvidas de que o hospital privado da CUF será uma realidade muito antes do hospital público de Sintra".

    Veja aqui a entrevista dada por Marco Almeida, ao jornal online OBSERVADOR, na sua edição Carpool Autárquicas.

  • Voto de Louvor às Corporações de Bombeiros que lutam contra o flagelo dos incêndios

    Voto de Louvor às Corporações de Bombeiros que lutam contra o flagelo dos incêndios

    Na reunião de câmara realizada nesta terça-feira, dia 22 de agosto, os vereadores eleitos pelo nosso movimento apresentaram um voto de louvor a todas as Corporações de Bombeiros que têm lutado contra os incêndios que têm consumido o nosso país.

    Conheça aqui o texto integral que apresentámos e que foi aprovado por unanimidade.

  • Acha justo a falta de limpeza das ruas?

    Acha justo a falta de limpeza das ruas?

    Tendo chegado aos 100 milhões de euros em contas bancárias, o mandato de Basílio Horta assentou na acumulação de riqueza, para aplicação nos bancos, em detrimento do investimento na qualidade de vida dos sintrenses e das suas comunidades.

  • Apresentámos uma participação no DIAP sobre as afirmações incendiárias de Basílio Horta

    Apresentámos uma participação no DIAP sobre as afirmações incendiárias de Basílio Horta

    Em face da gravidade das afirmações de Basílio Horta, candidato e Presidente da Câmara Municipal de Sintra em fim de mandato, a propósito de alegadas tentativas de fogo posto na Serra que são do seu conhecimento e apontando para que têm motivações políticas em período eleitoral, Marco Almeida e José Ribeiro e Castro, cabeças-de-lista à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal pela Coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES, apresentaram nesta sexta-feira, dia 18 de Agosto uma participação dirigida ao Procurador Adjunto do D.I.A.P. da Comarca de Lisboa Oeste - Sintra.

    Conheça aqui a participação que apresentámos.

  • Acha justo a carga dos impostos municipais?

    Acha justo a carga dos impostos municipais?

    Tendo chegado aos 100 milhões de euros em contas bancárias, o mandato de Basílio Horta assentou na acumulação de riqueza, para aplicação nos bancos, em detrimento do investimento na qualidade de vida dos sintrenses e das suas comunidades.

  • O fogo posto do candidato Basílio Horta

    O fogo posto do candidato Basílio Horta

    1. Em recente entrevista ao OBSERVADOR, o candidato Basílio Horta afirmou o seguinte, em diálogo com a jornalista Rita Tavares:
      "Os incêndios? Eh pá, nem me fale nisso! Já tivemos quatro tentativas de fogo posto na Serra. Quatro! Na Atalaia, três. Fogo posto. Isso preocupa-me muito. Que haja pessoas que, em período eleitoral, que ponham - pessoas de cabeça perdida - ponham fogo. Que ponham fogo aqui à... isso é uma preocupação."
      (Excerto do minuto 1:34 a 1:59, no vídeo em http://observador.pt/videos/carpool-autarquicas/os-melhores-momentos-do-carpool-autarquicas-com-basilio-horta/)
    2. A coligação "Juntos pelos Sintrenses" acompanha solidariamente os bombeiros e a Protecção Civil em geral, nos esforços para enfrentar o flagelo dos incêndios e proteger as populações, sobretudo numa época tão crítica e vulnerável devido ao prolongado período de seca e a condições atmosféricas de risco acentuado.
      Estamos solidários com todos os portugueses que têm sido ameaçados e atingidos.
  • JUNTOS PELOS SINTRENSES

    JUNTOS PELOS SINTRENSES

    Na segunda-feira, dia 7 de agosto, entregámos as nossas listas candidatas aos diversos órgãos autárquicos do concelho de Sintra às eleições autárquicas, que se irão realizar no dia 1 de outubro.

    Obrigado a todos pelo envolvimento. 

    JUNTOS PELOS SINTRENSES

    entregalistas 1600x635

  • Lançamento da candidatura a Casal de Cambra

    Lançamento da candidatura a Casal de Cambra

    No dia 31 de julho fizemos a apresentação dos nossos candidatos à freguesia de Casal de Cambra.

    Uma sala cheia a demonstrar o forte apoio que aqui temos. Lidera a lista a Fernanda Santos, atual presidente da Junta de Freguesia e eleita por nós em 2013.

  • Luís Rato apresentou a lista a Agualva e Mira-Sintra

    Luís Rato apresentou a lista a Agualva e Mira-Sintra

    Foi em ambiente de festa e com casa cheia que o nosso candidato Luís Rato apresentou a lista e e as linhas estratégicas para a União de Freguesias de Agualva e Mira-Sintra.

  • Marco Almeida entrevistado por Judite de Sousa

    Marco Almeida entrevistado por Judite de Sousa

    Neste sábado, dia 29 de julho, Marco Almeida concedeu uma entrevista a Judite de Sousa, no seu programa "Judite entrevista", na TVI.

  • Queixa contra Basílio Horta apresentada na CNE

    Queixa contra Basílio Horta apresentada na CNE

    Nesta quarta-feira, dia 26 de Julho, foi entregue uma queixa ao presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), apresentada pela coligação JUNTOS PELOS SINTRENSES (PSD/CDS/PPM/MPT), liderada por Marco Almeida, concorrente às eleições autárquicas de 1 de outubro próximo.

    José Ribeiro e Castro, candidato à Assembleia Municipal de Sintra pela coligação designada, acompanhado de Marco Almeida, entregaram presencialmente a queixa, que seguidamente disponibilizamos.

  • "Câmaras sacam mais dinheiro às famílias" - Jornal Correio da Manhã

    "Câmaras sacam mais dinheiro às famílias" - Jornal Correio da Manhã

    A divulgação hoje no jornal Correio da Manhã, do “saque” de dinheiro às famílias pelas Câmaras Municipais, não constitui verdadeiramente uma novidade para nós, na medida em que, no que se refere ao Município de Sintra, tivemos oportunidade durante estes quase 4 anos de defender maior justiça fiscal e comprovar o quanto significaria o alívio de alguns dos impostos para o rendimento familiar disponível, com destaque para o IMI, a aplicação cumulativa dos pressupostos do IMI Familiar e o IRS, através da diminuição da percentagem de comparticipação a que a autarquia tem direito.

    Ainda para mais com a folga orçamental que foi sendo cumulativamente alcançada, a qual, para além de não ter sido reinvestida na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, permitia, com toda a justeza, a acomodação desta medida de redução dos impostos, por que o Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” sempre pugnou.

  • Parabéns Azenhas do Mar!

    Parabéns Azenhas do Mar!

    As Azenhas do Mar, foram eleitas como finalistas na categoria Aldeias de Mar, no concurso organizado pela RTP “As 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”.

  • Apresentação dos nossos candidatos às Autárquicas 2017

    Apresentação dos nossos candidatos às Autárquicas 2017

    No dia 13 de julho, na Escola Secundária Pe. Alberto Neto, em Queluz, fizemos a apresentação pública dos nossos candidatos às Autárquicas 2017, que contou, mais uma vez, com a presença de centenas de apoiantes.

    Obrigado a todos pela presença e envolvimento. 

    Veja aqui as imagens e os vídeos com os nossos candidatos.

  • Marco Almeida, percurso por Sintra

    Marco Almeida, percurso por Sintra

    Conheça melhor Marco Almeida e o seu percurso por Sintra.

  • Promessas adiadas também na Educação

    Promessas adiadas também na Educação

    PROMESSAS ADIADAS versus PROMESSAS PARA CUMPRIR

    Em 2013, no âmbito da sua candidatura às Autárquicas, o Partido Socialista, através do então candidato Basílio Horta, identificou várias áreas como eixo privilegiado daquela que seria a sua intervenção, caso ganhasse.

    Uma das eleitas na área da Educação, que constaria aliás no jornal de campanha, pela sua importância e impacto, prendia-se com o reforço do programa de distribuição gratuita de livros escolares.

    Ora em 4 anos e igual número de orçamentos, com excedentes orçamentais nunca vistos que engordaram saldos bancários, também esta medida, que se inscreveu nas promessas do agora Presidente, não conheceu concretização. Aquilo que foi prometido ficou adiado e inscrito no rol das intenções.

  • Lançamento de biografia de Marco Almeida com auditório esgotado

    Lançamento de biografia de Marco Almeida com auditório esgotado

    Nesta sexta-feira, dia 30 de junho, o auditório da Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira-Sintra, esteve esgotado para assistir ao lançamento do livro de Miguel Cruz, intitulado "Marco Almeida, Tornar Possível o Impossível".

    Assumindo que o exemplo cívico e político de Marco Almeida o motivou a deixá-lo escrito, Miguel Cruz deu a conhecer neste livro - o seu primeiro - o homem por trás da história.

    Parabéns ao Miguel Cruz e obrigado a todos pela presença e envolvimento.

  • Conheça os nossos candidatos autárquicos

    Conheça os nossos candidatos autárquicos

    Juntos por Sintra, pelas nossas comunidades e pelas nossas freguesias.

    Com os sintrenses. 

  • Homenagem ao "Ti Mafra"

    Homenagem ao "Ti Mafra"

    O "TI MAFRA", um genuíno saloio, a quem Sintra tanto deve pelos seus contributos para a história local, vai ser homenageado no dia 29 de Junho (Feriado Municipal), pelas 18h, na Fonte do Funchal (localidade: Funchal, com acesso a partir de Odrinhas), numa iniciativa promovida pela Saloia TV.

    A escolha do local não surge por acaso, na medida em que têm sido muitos os achados arqueológicos por ele entregues no Museu de Odrinhas.

  • Um HOSPITAL ELEITORAL dito de proximidade

    Um HOSPITAL ELEITORAL dito de proximidade

    Conheça a posição do Movimento "Sintrenses com Marco Almeida" sobre o acordo formalizado nesta segunda-feira, dia 26 de junho, relativo à colaboração entre o Município de Sintra, o Ministério das Finanças e o Ministério da Saúde, para a construção e instalação do "Hospital de Proximidade de Sintra".

  • Lançamento do livro - "Marco Almeida, Tornar Possível o Impossível", por Miguel Cruz

    Lançamento do livro - "Marco Almeida, Tornar Possível o Impossível", por Miguel Cruz

    Assumindo que o exemplo cívico e político de Marco Almeida o motivou a deixá-lo escrito, Miguel Cruz dá a conhecer neste livro - o seu primeiro - o homem por trás da história.

  • Voto de pesar - Álvaro Silva

    Voto de pesar - Álvaro Silva

    Na Assembleia da União de Freguesias de Agualva e Mira-Sintra realizada a 22 de junho, os vogais do nosso Movimento apresentaram um voto de pesar em honra de Álvaro Silva, que infelizmente faleceu no passado dia 13 de junho. 

    Conheça aqui o texto apresentado.

  • Até sempre, Fernando.

    Até sempre, Fernando.

     Na reunião da Assembleia de Freguesia de Massamá e Monte Abraão, realizada nesta quinta-feira, dia 22 de junho de 2016,  os eleitos pelo nosso Movimento homenagearam Fernando Fonseca Abreu, que residia em Monte Abrão e foi uma das vítimas do trágico incêndio de Pedrogão Grande.

    Conheça aqui o texto do voto de pesar que foi apresentado.

  • Hospital eleitoral

    Hospital eleitoral

    A 3 meses das eleições autárquicas de 2017, Basílio Horta volta a prometer o hospital para Sintra. Querer resolver em 3 meses o que não foi capaz de resolver em 4 anos só pode ser eleitoralismo.

    Conheça aqui a intervenção de Marco Almeida sobre este assunto.

  • Obrigado, Álvaro.

    Obrigado, Álvaro.

    Na madrugada do dia 13 de junho, tivemos conhecimento do falecimento de Álvaro Silva, um grande companheiro desta nossa caminhada.

    Obrigado Álvaro.

    Obrigado Álvaro pela dedicação imensa que dedicaste à comunidade em que viveste e pelo exemplo de entrega à família, em particular à tua filha, que tanto orgulho e amor lhe tinhas.

    Obrigado Álvaro pela caminhada imparável pelas terras e pelas das gentes da cidade de Agualva Cacém.

    Obrigado Álvaro pelo apoio que sempre sentimos no projeto do Movimento que ajudaste a concretizar.

    Obrigado pelo teu exemplo.

    Marco Almeida

     

     

  • Requalificação do espaço público - UF de Sintra

    Requalificação do espaço público - UF de Sintra

    A Junta da União das Freguesias de Sintra continua o seu trabalho de melhoria do espaço público, desta vez através da realização de obras de requalificação de uma ponte e um  lavadouro.

  • Sintra e as suas comunidades em primeiro lugar!

    Sintra e as suas comunidades em primeiro lugar!

    Foi submetida a deliberação na Reunião Camarária de 6 de Junho, uma proposta de cedência da antiga Escola Primária de Almornos a uma Associação que pretende desenvolver um projecto de acolhimento de cães e gatos, para dar resposta ao dilema que se coloca aos idosos institucionalizados no que se refere ao destino dos seus animais de companhia, com quem poderiam, assim, continuar a relacionar-se.

    Mesmo se as intenções podem ser estimáveis, a surpresa instalou-se quando nos confrontámos com a circunstância dessa pretendida cedência ter como destinatária uma associação... com sede em Serpa!

  • Atentos ao espaço público: Lixeiras e Contentores de Lixo

    Atentos ao espaço público: Lixeiras e Contentores de Lixo

    Na reunião de câmara realizada a 6 de Junho, os nossos vereadores alertaram o executivo municipal para situações preocupantes que nos foram transmitidas por munícipes, desta vez sobre lixeiras a céu aberto e contentores de lixo que atentam contra a saúde pública.

  • Sintra vai ser a luta mais renhida das próximas eleições autárquicas

    Sintra vai ser a luta mais renhida das próximas eleições autárquicas

    No seu programa semanal de análise política na SIC, Marques Mendes considerou que Sintra vai ser provavelmente o grande caso da noite eleitoral , reconhecendo que “Marco Almeida tem a seu favor o facto de ser um autarca muito conhecido em Sintra, de há 4 anos, sem apoio partidário, ter ficado próximo da vitória e de agora, 4 anos depois, juntar todas as partes.”

    Lei aqui o extrato da sua sua intervenção.

    Sintra vai ser provavelmente o grande caso da noite eleitoral. A luta mais renhida das próximas eleições autárquicas. O vencedor vai ser uma incógnita até à contagem do último voto.

    Basílio Horta (PS)
    De um lado estará Basílio Horta, o Presidente da Câmara e provável recandidato pelo PS.
    Tem a seu favor ser um bom político, um político experiente, uma figura mediática e estar no primeiro mandato. Tem contra si o facto de, desta vez, PSD, CDS e os independentes de há 4 anos estarem unidos e não divididos por várias listas.

    Marco Almeida (PSD/CDS/Movimento Independente)
    Do outro lado estará Marco Almeida. Tem a seu favor o facto de ser um autarca muito conhecido em Sintra, de há 4 anos, sem apoio partidário, ter ficado próximo da vitória e de agora, 4 anos depois, juntar todas as partes. A desvantagem é que Basílio Horta hoje é poder e o poder tem sempre o seu peso eleitoral.

    Conclusão: quem vai ganhar Sintra é uma incógnita. Como diz um amigo meu, especialista em sondagens, Sintra é uma espécie de Ohio ou Florida portuguesa. Ou seja, um caso de incerteza até final.

  • Mais de 100 milhões nos cofres da Câmara de Sintra!

    Mais de 100 milhões nos cofres da Câmara de Sintra!

    Câmara de Sintra, uma aforradora voraz!

    100 Milhões de euros de saldo orçamental numa autarquia, é uma meta que se julgaria à partida inalcançável. Mas não o é! Pelo menos para Sintra e para o actual Executivo, já que foi até um pouco mais do que essa soma o alcançado no final de Maio: 100.240.118,00 €!

  • Atentos ao espaço público – abate de árvores injustificado

    Atentos ao espaço público – abate de árvores injustificado

    Na última reunião de câmara e mais uma vez no seguimento de preocupações manifestadas por munícipes, os nossos vereadores chamaram a atenção para um injustificado abate de árvores na Estrada Nacional 117, em Morelena.

    Não havendo aparentemente razões para o abate efetuado pelas Infraestruturas de Portugal, propusemos que um técnico da Câmara Municipal de Sintra visitasse o local, para avaliar a situação e elaborar um relatório que permita perceber o que ocorreu e tomar eventuais medidas.

  • Candidatura de José Ribeiro e Castro à Presidência da Assembleia Municipal de Sintra.

    Candidatura de José Ribeiro e Castro à Presidência da Assembleia Municipal de Sintra.

    Na sexta-feira, dia 26 de Maio, organizámos o jantar de apresentação de José Ribeiro e Castro, o nosso candidato à Presidência da Assembleia Municipal de Sintra.

    Uma sala com cerca de 400 apoiantes revela bem a dinâmica e a crença deste movimento.

    Veja aqui o vídeo e as imagens deste jantar. 

  • Apoiar não é só Medalhar

    Apoiar não é só Medalhar

    Na última reunião de câmara, realizada a 23 de Maio, foram atribuídas, com o nosso apoio, Medalhas de Mérito Municipal de Grau Prata à Associação de Reformados da Freguesia da Terrugem e à Associação de Idosos, Reformados e Pensionistas do Linhó.

    Concordando em absoluto com esta iniciativa, lamentamos no entanto que este reconhecimento só seja feito em período eleitoral.

    Contrasta também com a ausência da câmara no acompanhamento e apoio das suas verdadeiras necessidades, como denunciámos em várias visitas que fizemos a equipamentos de apoio a Reformados e Idosos do nosso Concelho.

  • Jantar de Apresentação da Candidatura

    Jantar de Apresentação da Candidatura

    No próximo dia 26 de Maio, pelas 19h45, iremos realizar um jantar de apresentação da candidatura de José Ribeiro e Castro à Assembleia Municipal de Sintra.

  • Sintra mantém o 6º lugar no ranking do desempenho municipal

    Sintra mantém o 6º lugar no ranking do desempenho municipal

    A propósito da anunciada entrega hoje, dia 15 de maio, da distinção ao Município de Sintra atribuída na 4ª edição da Bloom Consulting, importará precisar alguns dados pertinentes e retirar necessárias e importantes ilações.

    Porque é de justiça, lançando mão de uma expressão conhecida, olhar para o copo e ver em que medida ele está meio cheio e também meio vazio, numa perspectiva construtiva e de investimento em melhorias que se impõem.

    Sintra mantém o 6º lugar no ranking do desempenho municipal; sobe na categoria “Negócios” e desce na categoria “Visitar”.

  • Dar razão à razão! - A propósito do Regulamento dos transportes turísticos

    Dar razão à razão! - A propósito do Regulamento dos transportes turísticos

    Na terça-feira, dia 9 de Maio, foi novamente submetida a deliberação do Executivo Camarário o Regulamento para Transporte de Índole e Fruição Turística, mas desta feita com alterações que se viram consagradas naquilo que é, para todos os efeitos, uma nova versão, melhorada e onde se viram plasmadas algumas das que se tinham visto reivindicadas.

    De ressalvar que as sugestões e contributos já tinham sido apresentados, alinhando, aliás, com algumas das ideias que defendemos, mas sobretudo correspondendo às preocupações dos operadores.

    Louvamos, agora, que tenha havido o bom senso e a humildade para as acolher, em resultado do envolvimento do sector a quem tinha sido criada a expectativa de efectividade de participação na construção dum instrumento que se reclamava com virtualidades para a regulação da actividade e de toda a dinâmica e contestação que acabaria por suscitar.

  • SIC entrevistou Marco Almeida

    SIC entrevistou Marco Almeida

    Marco Almeida esteve a 9 de maio na SIC Notícias, onde foi entrevistado para o programa "10 minutos com...".

    Veja aqui a entrevista completa:

  • O nosso Mandatário às Eleições Autárquicas

    O nosso Mandatário às Eleições Autárquicas

    Paulo Veríssimo será o Mandatário da Lista do Movimento "Sintrenses com Marco Almeida" na candidatura às eleições Autárquicas deste ano.

    Paulo Veríssimo, 42 anos, economista, empresário, trabalha atualmente na área de New Business do MEO Arena, foi diretor de Recursos Humanos do Teatro Nacional de São Carlos, fez parte da Santa Casa da Misericórdia de Sintra e foi presidente da Associação Empresarial de Sintra.

    Em 2013 integrou a lista de vereadores do Movimento Sintrenses com Marco Almeida.

    Nos tempos da faculdade, foi Presidente da Associação Académica da Universidade Lusíada e vice-presidente da Associação Académica de Lisboa.

     

  • União das Freguesias de Queluz e Belas vê contas chumbadas

    União das Freguesias de Queluz e Belas vê contas chumbadas

    Na reunião Extraordinária de freguesia realizada no dia 4 de Maio, os votos contra do nosso Movimento, da CDU, um do Partido Social Democrático e do Movimento Sintra Paixão com Independência, levaram ao chumbo das contas da União das Freguesias de Queluz e Belas.

    A sonegação de esclarecimentos e informações sobre pagamentos e recebimentos durante o ano de 2016, o facto de o relatório sobre a informação financeira anual elaborada pela empresa de revisores de contas referir que não existem normas de controlo interno, a discrepância de verbas pagas com despesas em equipamento informático e alguns contratos com empresas não estarem averbados no portal www.base.gov.pt, foram as razões que sustentaram a nossa reprovação.

    É de salientar que também um vogal do executivo, pertencente ao Partido Socialista, apresentou também uma declaração de voto, onde, entre outras razões, expõe também a sonegação de informação.

    Por fim, o nosso Movimento votou ainda contra a aprovação da 1ª revisão orçamental, que integrava esse saldo de gerência. Dado que a Lei estabelece que a integração do saldo de gerência do ano anterior carece da aprovação prévia da conta de gerência e uma vez que estas foram reprovadas, essa proposta de revisão deveria ter sido retirada.

    Leia aqui as declarações de voto apresentadas pelo nosso movimento:

  • Dia Internacional do Bombeiro

    Dia Internacional do Bombeiro

    O Dia Internacional do Bombeiro observa-se anualmente 4 de maio.

    A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação de emails pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.

    Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Em Portugal celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional a 11 de novembro.

    Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros.

  • Afinal tínhamos razão! - Adiada a votação do Regulamento dos transportes turísticos

    Afinal tínhamos razão! - Adiada a votação do Regulamento dos transportes turísticos

    A retirada da Ordem do Dia da Sessão da Assembleia Municipal de Sintra realizada nesta quinta-feira, dia 27 de Abril, da proposta relativa ao Regulamento de transportes de índole e fruição turística, voltou a dar-nos razão.

    Tínhamos votado Contra na Reunião Camarária de 19 de Abril, sustentando-se essa nossa posição na identificação não apenas fragilidades várias como recomendando o alargamento do prazo para um efectivo e profícuo envolvimento dos interessados, na medida em que se reconhecia a necessidade de regular mas não assim!

    Com a pressa a ter levado a um manifesto enviesamento de todo o processo, como tivemos ocasião de denunciar, também a não emissão de Parecer pela Comissão Especializada de Obras Municipais, Gestão do Espaço Público, Segurança e Proteção Civil, sustentada em argumentos que em grande parte alinharam com os nossos, veio conferir pertinência acrescida ao que defendemos.

  • Intervenções na última sessão da Assembleia Municipal

    Intervenções na última sessão da Assembleia Municipal

    Os deputados municipais eleitos pelo nosso Movimento realizaram várias intervenções na última sessão da Assembleia Municipal, realizada a 20 de Abril, dando mais uma vez voz aos Sintrenses.

    Conheça aqui as suas últimas intervenções, que abordaram temas fundamentais como o Orçamento Participativo, a Majoração do IMI, a Nova Unidade Hospitalar de Sintra e a Prestação de contas da autarquia referente ao ano de 2016.

    Aceda aqui ao nosso separador no sítio da Assembleia Municipal de Sintra.

  • Regular mas não assim!  - A propósito do Regulamento para Transportes Turísticos

    Regular mas não assim! - A propósito do Regulamento para Transportes Turísticos

    O actual Executivo da Câmara conseguiu fazer passar na última reunião de câmara, realizada a 19 de Abril, um Projecto de Regulamento para Transportes Turísticos, longe de ser consensual, que enferma de várias fragilidades e que por essas razões, contou com o Voto Contra dos Vereadores do nosso Movimento.

  • CONSEGUIMOS! Câmara de Sintra vai anular todos os processos de agravamento do IMI

    CONSEGUIMOS! Câmara de Sintra vai anular todos os processos de agravamento do IMI

    Depois da notícia da TSF, revelada na manhã do dia 13 de Abril com base no comunicado emitido pelo nosso Movimento que denunciava o exponencial aumento dos imóveis abrangidos pela majoração do IMI, o presidente Basílio Horta percebeu e finalmente admitiu que os critérios não estavam a ser aplicados corretamente.

    É para nós motivo de congratulação que tenha sido hoje anunciado o recuo do Presidente da Câmara de Sintra relativamente aos processos de majoração do IMI, traduzido na anulação de todos aqueles que se viram abrangidos por essa medida.

  • Marco Almeida defende extensão do Metro para o Hospital Amadora-Sintra

    Marco Almeida defende extensão do Metro para o Hospital Amadora-Sintra

    No dia 11 de Abril, Marco Almeida reuniu-se com a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, para analisar medidas para os 2 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. O autarca de Sintra defende a necessidade de ser avaliado o prolongamento da linha do Metropolitano de Lisboa até ao Hospital Professor Fernando Fonseca, Amadora-Sintra.

  • Trocar os munícipes pelas contas bancárias

    Trocar os munícipes pelas contas bancárias

    - A propósito da majoração do IMI -

    Foi há pouco menos de um ano que a questão da Majoração do IMI se viu abordada pelos Vereadores do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”, em sede de reunião camarária.

    Importa precisar que se encontra consagrada nos termos do disposto no Artº 112º do Código do IMI (CIMI), uma majoração de 30% sobre a taxa aplicável a prédios urbanos degradados, considerando-se como tais os que, face ao seu estado de conservação, não cumpram satisfatoriamente a sua função ou façam perigar a segurança de pessoas e bens.

    Nessa ocasião, atenta a circunstância da metodologia seguida não ser susceptível de garantir que os visados tomem conhecimento atempado desse facto e, na prática, não lhes sobrar alternativa senão contestar mas depois de cumprido o pagamento, viu-se suscitada pela bancada do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” a proposta para que os munícipes fossem notificados pela Câmara relativamente à inclusão dos respectivos imóveis na referida lista antes de ser a mesma enviada à Autoridade Tributária e que houvesse lugar a uma divulgação alargada.

    Mesmo se a aparente receptividade manifestada pelo Presidente de Câmara nos tivesse deixado a convicção de que o procedimento pudesse vir a ser melhorado, ela acabaria por se revelar infelizmente infundada como se veio a verificar este ano, mantendo-se a publicação da lista através de Edital quer no site da autarquia quer nas Juntas de Freguesia.

    Mas outra evidência merece ser revelada no que se refere ao exponencial aumento dos imóveis abrangidos.

  • Festa da Juventude de apoio à candidatura de Marco Almeida

    Festa da Juventude de apoio à candidatura de Marco Almeida

    Veja aqui as imagens do convívio e de boa disposição nesta iniciativa, promovida por jovens do concelho de Sintra, no dia 7 de Abril, no bar "Bombar", em São Pedro de Sintra.

  • Lançámos a Campanha "TAMPAS PARA QUE VOS QUERO…"

    Lançámos a Campanha "TAMPAS PARA QUE VOS QUERO…"

    Porque uma ideia brilhante tem que se levar por diante, também a Associação “Sintrenses com Marco Almeida” lançou esta iniciativa no dia 6 de Abril.

    Com a guarda de tampas de plástico de garrafas de água ou refrigerantes a ter-se tornado já um gesto automático para muitos, pelo valor associado à sua reciclagem, também a Associação “Sintrenses com Marco Almeida” quer dar o seu contributo cívico e solidário a esta causa, abraçando o projecto “Tampas para que Vos quero”.

    Tampas para que vos quero… é o seu nome. E para aquilo que se querem é já conhecido por todos, pretendendo-se também aqui que a sua entrega a empresa da especialidade permita reunir fundos que habilitem à compra dum equipamento que devolva mais qualidade de vida a quem se confronta com mobilidade condicionada.

    Porque se trata de algo que só com uma participação alargada poderá ter os resultados desejáveis, aquilo que se pretende é garantir um envolvimento em rede, extensivo a todas as freguesias e diversificando os pontos de recolha.

    Em locais diversos, como sejam, por exemplo, cafés e restaurantes que cada um conhece, mas também nas instituições, serão deixados recipientes que são já por si um bom exemplo de reutilização, na medida em que tendo acondicionado café em grão, a novos desafios darão assim a mão.

    Mas para além desses também os tradicionais garrafões de plástico serão deixados no espaço público com o mesmo objectivo e bem à mão de todos quantos queiram colaborar.

  • Torneio de Desporto Adaptado da APADP

    Torneio de Desporto Adaptado da APADP

    Realizou-se no hoje, dia 4 de Abril, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Matias Aires, mais um Torneio de Desporto Adaptado da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos (APADP).

    Esta actividade contou com a presença de mais de 300 Atletas portadores de deficiência, distribuído pelas modalidades de Ténis de Mesa, Remo Adaptado, Gincanas diversas e Judo.

    Conheça melhor esta associação, visitando o seu sítio na web ou a sua página no facebook

    torneioapadp

  • Atentos à Mobilidade no Concelho de Sintra

    Atentos à Mobilidade no Concelho de Sintra

    Na última reunião de câmara, os vereadores eleitos pelo nosso Movimento, deram a conhecer várias questões que nos foram transmitidas por munícipes de Sintra, desta vez relativas à mobilidade:

  • MILHÕES EM RECEITAS, tostões em investimento

    MILHÕES EM RECEITAS, tostões em investimento

    - 246 Milhões versus 20 Milhões - uma colossal desproporção -

    A prestação de contas pelo Executivo da Câmara Municipal de Sintra, relativas ao ano de 2016 e constante da Ordem do Dia da Reunião Camarária de hoje, espelha uma vez mais uma opção recorrente deste mandato, com a estratégia política a focar-se na acumulação de riqueza, para aplicação nos bancos, em detrimento do investimento na qualidade de vida dos sintrenses e das suas comunidades.

    E a proporção é, de facto, colossal: para 246 Milhões de receitas, foi de 20 Milhões o valor do investimento.

    Numa Câmara dos milhões, o desperdício de oportunidades de desenvolvimento é arrasador.

    Com um saldo de gerência em 2016 que quase chega aos 75 Milhões€ o investimento quedou-se pelos 9 Milhões!

    Com as contas em apreço a demonstrar que há margem para fazer mais, o nosso Movimento Independente "Sintrenses com Marco Almeida", conclui que a banca voltou a ser a campeã das prioridades deste Executivo e as funções sociais o seu parente pobre.

    Sustentados nos números e naquilo que continuam a deixar entrever e espaldados pelos valores que defendem, os Vereadores do nosso Movimento apresentaram na reunião de câmara realizada nesta quinta-feira, uma Declaração de Voto, em coerência com aquilo que tem pautado a sua posição em anos anteriores.

    Conheça-a aqui na íntegra.

  • Contributos para o Programa Estratégico da ARU Queluz/Belas

    Contributos para o Programa Estratégico da ARU Queluz/Belas

    Conheça aqui os contributos dados pelo nosso Movimento para a implementação do Programa Estratégico da ARU Queluz/Belas.

  • Comigo, a sua opinião conta. Participe!

    Comigo, a sua opinião conta. Participe!

    Na presença de muitos apoiantes, o primeiro outdoor da nossa candidatura foi simbolicamente inaugurado nesta segunda-feira, dia 27 de Março, junto ao Parque Urbano Felício Loureiro.

    Exibindo a mensagem “ Comigo, a sua opinião conta. Participe.”, permite aos munícipes do Concelho de Sintra, através do nosso sítio na Internet, participarem na elaboração do programa eleitoral que a nossa candidatura apresentará às eleições autárquicas deste ano.

    Clique na imagem para saber como pode participar!

  • Vamos começar...

    Vamos começar...

    Nesta segunda-feira, dia 27 de Março, pelas 17H45, vamos começar...

    Marcaremos o arranque da nossa candidatura com uma ação de comunicação suportada por uma rede de outdoors, que inauguraremos simbolicamente nessa ocasião, junto ao Parque Urbano Felício Loureiro.

  • Pedido de esclarecimentos sobre o abate de árvores no PNSC

    Pedido de esclarecimentos sobre o abate de árvores no PNSC

    Na sequência das notícias veiculadas na comunicação social sobre o abate de árvores numa extensa área no Parque Natural Sintra-Cascais, o nosso Movimento solicitou ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas-Parque Natural Sintra Cascais, esclarecimentos quanto aos motivos que sustentaram essa decisão.

    Também endereçámos ao Presidente da Câmara Municipal de Sintra um pedido de esclarecimento sobre a posição tomada pela autarquia e sobre as diligências entretanto desenvolvidas.

    Conheça aqui na íntegra o texto desta nossa iniciativa.

  • Atentos ao espaço público: Freguesia de Algueirão - Mem Martins

    Atentos ao espaço público: Freguesia de Algueirão - Mem Martins

    Continuando o seu roteiro de visita às freguesias do concelho, os vereadores e vogais da assembleia de freguesia eleitos pelo nosso movimento estiveram na Freguesia de Algueirão - Mem Martins.

  • Estamos atentos ao espaço público

    Estamos atentos ao espaço público

    Na última reunião de câmara e novamente na sequência de vários alertas que nos chegaram por parte de munícipes, os nossos vereadores suscitaram a atenção do executivo municipal para as seguintes situações que necessitam de intervenção no espaço público:

  • Incêndio nos ecopontos por resolver

    Incêndio nos ecopontos por resolver

    Na última reunião de câmara, os vereadores do nosso movimento informaram o executivo municipal de mais uma situação preocupante que nos foi dada a conhecer, desta vez por munícipes residentes em Mem Martins. Esta nossa iniciativa obteve agora, da parte do Presidente da Câmara, o compromisso de reavaliar o assunto.

    Em dezembro de 2012, ocorreu um incêndio nos ecopontos instalados na empena do edifício nº3 na Rua 5 de Outubro, em S. Carlos, que provocou graves danos ao nível da parede, das janelas, cantarias e estores.

  • Equipamento social da Comunidade Cristã no Algueirão em risco?

    Equipamento social da Comunidade Cristã no Algueirão em risco?

    Nesta última reunião de câmara, realizada no dia 14 de fevereiro, os nossos vereadores abordaram o assunto da Comunidade Cristã do Algueirão, relativamente à cedência em direito de superfície de terreno, para a construção de um equipamento social e que agora se viu englobado na área de implantação do Parque Urbano da Cavaleira.

  • Conheça as nossas intervenções na Assembleia Municipal

    Conheça as nossas intervenções na Assembleia Municipal

    Os deputados municipais eleitos pelo nosso Movimento realizaram várias intervenções nas sessões da Assembleia Municipal, dando voz aos interesses dos Sintrenses.

    Porque os Sintrenses merecem estar informados, publicamos todas as intervenções feitas pelos deputados municipais eleitos pelo nosso Movimento, na secção do nosso Movimento na página da Assembleia Municipal.

  • O Eterno Feminino

    O Eterno Feminino

    Celebra-se hoje mais um Dia Internacional da Mulher. Celebrar a Mulher é homenagear o Eterno Feminino: a maternidade, o esforço, a dedicação, a abnegação, mas também a luta, a afirmação, a coragem.

    As mulheres, fruto de uma tenacidade incontestável, continuam a procurar fazer valer o seu lugar. Elas são parceiras efetivas no mundo do trabalho, na esfera política, nas organizações. A Mulher representa o Eterno Feminino, a procura do equilíbrio entre Razão e Emoção.

  • Visita à urbanização da Carregueira Norte

    Visita à urbanização da Carregueira Norte

    Após visita à urbanização da Carregueira Norte, no passado mês de fevereiro, os vereadores do Movimento expuseram, na última reunião de Câmara realizada a 21 de fevereiro, vários assuntos que preocupam os residentes, com particular destaque para os assuntos do espaço público.

    O tema da demora na receção da urbanização por parte da Câmara é o tema principal e que suscitou um pedido de informação pelos nossos vereadores.

  • Jantar de Apoio a Marco Almeida

    Jantar de Apoio a Marco Almeida

    Seiscentas pessoas estiveram esta quinta-feira, dia 2 de Março, no jantar organizado pela JSD de Sintra, para apoiar Marco Almeida.

    Estamos a somar vontades à nossa candidatura.

  • Próximo de Si - Comboios da Linha de Sintra

    Próximo de Si - Comboios da Linha de Sintra

    Neste Próximo de Si, Marco Almeida analiza as declarações de BASÍLIO HORTA à SIC sobre os comboios da Linha de Sintra.

  • Debate com Marco Almeida sobre Candidaturas Independentes a órgãos de soberania

    Debate com Marco Almeida sobre Candidaturas Independentes a órgãos de soberania

    A SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, realizou na terça-feira, dia 21, um Debate destinado a discutir a importância das CANDIDATURAS INDEPENDENTES A ÓRGÃOS DE SOBERANIA EM PORTUGAL, onde Marco Almeida foi um dos oradores convidados.

    Moderado pela jornalista Fernanda Freitas, para além de Marco Almeida, participaram ainda: Henrique Neto - Ex-Candidato à Presidência da República, Isabel Magalhães - Ex-Candidata à Câmara Municipal de Cascais, e Aurélio Ferreira - Ex-Candidato a Câmara Municipal da Marinha Grande e Presidente de Direcção ANMAI – Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes.

  • Basílio Horta lança dúvidas sobre segurança na linha de Sintra

    Basílio Horta lança dúvidas sobre segurança na linha de Sintra

    Presidente de Câmara de Sintra afirma que os «rodados» dos comboios que servem as populações de Sintra estão «desgastados».

    Movimento Sintrenses com Marco Almeida exige que Basílio Horta clarifique as suas declarações, na medida em que está em causa a segurança das 180 mil pessoas que utilizam diariamente este meio de transporte.

  • Acordo Autárquico entre os Movimentos “Sintrenses com Marco Almeida” e “Sintra, Paixão com Independência”

    Acordo Autárquico entre os Movimentos “Sintrenses com Marco Almeida” e “Sintra, Paixão com Independência”

    SOMAR PARA QUE OS SINTRENSES POSSAM GANHAR

    Marco Almeida e Barbosa de Oliveira, assinaram nesta terça-feira, dia 14 de Fevereiro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal de Queluz, um Acordo para as próximas Autárquicas.

    Dois Movimentos Independentes, o “Sintrenses com Marco Almeida” e o “Sintra, Paixão com Independência”, que há 4 anos protagonizaram candidaturas de per si às Autárquicas 2013, decidiram juntar vontades e energias para resgatarem um novo rumo para Sintra.

  • Comunicado - “Capucho sai de cena" em Sintra?

    Comunicado - “Capucho sai de cena" em Sintra?

    A comunicação social refere que não serei novamente cabeça de lista à Assembleia Municipal de Sintra pela candidatura “Sintrenses com Marco Almeida”, lugar que seria atribuído a José Ribeiro e Castro, ex-líder do CDS e ex-Presidente daquele órgão autárquico. Devo uma explicação pública aos meus amigos e aos meus eleitores.

    Como é público, aquela candidatura deverá ser apoiada pelo PSD e pelo CDS, para além de outros Partidos de menor expressão eleitoral e por outros movimentos independentes que se opõem à gestão de Basílio Horta.

    Sendo verdade que oportunamente fui mais uma vez convidado por Marco Almeida para a posição em causa, manifestei-lhe a minha aceitação, mas afirmei-lhe desde o início a minha plena disponibilidade para me afastar caso as diligências por ele desenvolvidas no sentido de alargar a base de apoio da candidatura o aconselhasse.

  • Autárquicas 2017: A somar para ganhar

    Autárquicas 2017: A somar para ganhar

    Nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, pelas 15H30, na Biblioteca Municipal de Queluz será assinado entre Marco Almeida e Barbosa de Oliveira, um Acordo para as próximas Autárquicas.

    Dois Movimentos Independentes, o “Sintrenses com Marco Almeida” e o “Sintra, Paixão com Independência”, que há 4 anos protagonizaram candidaturas de per si às Autárquicas 2013, juntam os seus quereres e sinergias para resgatarem um novo rumo a imprimir ao futuro de Sintra.

    Anima-os a convicção de que a soma é sempre maior que as partes e que havendo objectivos comuns e estratégias partilháveis, o seu compromisso por Sintra e pelos Sintrenses fica alavancado com esta coligação de vontades.

  • Atribuição de Medalha de Mérito Municipal a José Fernando Morais

    Atribuição de Medalha de Mérito Municipal a José Fernando Morais

    O munícipe e empresário José Fernando Morais, residente na Aldeia Galega, União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem, tem, ao longo dos anos, vindo a prestar o seu apoio, de forma muito expressiva, a numerosas instituições do concelho, nomeadamente às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Clubes Desportivos, Associações Culturais e igrejas.

    Por todas estas razões, e pelo reconhecimento que lhe seria devido pelo município, o nosso Movimento recomendou, no âmbito da comemoração do Dia Nacional do Empresário, a atribuição de uma Medalha de Mérito Municipal.

    Esta cerimónia de entrega de Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata a José Fernando Morais, realiza-se nesta sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, pelas 19h, na Sociedade Filarmónica União Assaforense, na Assafora.

    Conheça aqui os fundamentos da recomendação que apresentámos e veja também o vídeo de homenagem produzido pela Saloia TV.

  • Próximo de Si - Complexo Desportivo de Fitares

    Próximo de Si - Complexo Desportivo de Fitares

    Neste Próximo de Si, Marco Almeida visita o Complexo Desportivo de Fitares, na freguesia de Rio de Mouro.

    Identifica situações que prejudicam os utentes e em nada dignificam a câmara e que também se verificam noutros equipamentos desportivos, nos mercados municipais e nas escolas.

  • Visitámos o Bairro João da Nora

    Visitámos o Bairro João da Nora

    Visitámos o Bairro João da Nora, em Belas, para ouvir os moradores sobre a situação de falta de manutenção do espaço público.

    Vamos continuar próximos das nossas comunidades.

    Mais Próximos de si.

  • Vídeo - Entrevista a Marco Almeida

    Vídeo - Entrevista a Marco Almeida

    Veja aqui a entrevista dada por Marco Almeida à SaloiaTV, onde fala da mais-valia para os munícipes terem um presidente de Câmara livre das obediências partidárias e dá exemplos da inépcia na gestão autárquica do actual presidente de Câmara, que está longe das verdadeiras necessidades dos munícipes.

  • Autocarros - serviço público comprometido

    Autocarros - serviço público comprometido

    Três anos após a tomada de posse de Basílio Horta, as instituições e juntas de freguesia do Concelho de Sintra, perderam a sua capacidade de dar resposta em termos de mobilidade às iniciativas no âmbito da juventude, cultura e apoio à terceira idade, entre outras, uma vez que ficaram privadas da utilização dos vinte autocarros anteriormente existentes.

    Em reunião de câmara, os vereadores eleitos pelo nosso Movimento manifestaram esta preocupação que, segundo o Presidente Basilio Horta, será resolvida através de uma aquisição de serviços para transporte em autocarros, uma solução que considera menos onerosa para o município.

    Mais uma vez se comprova que a gestão camarária está sujeita a critérios meramente financeiros, em detrimento dos reais interesses e necessidades dos sintrenses. Perde Sintra, perdem os sintrenses.

  • Presidência Aberta, mas não a todos

    Presidência Aberta, mas não a todos

    Em três anos de mandato, este executivo liderado por Basílio Horta, realizou nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro, a sua terceira "presidência aberta" à freguesia de Colares, sempre excluindo os quatro vereadores eleitos pelo nosso Movimento.

    Se esta exclusão por si já seria injustificável, o fato de se tratar de uma freguesia em que Presidente de Junta foi eleito pelo nosso Movimento, revela a total ausência de cultura democrática de Basílio Horta, que desrespeita os votos de milhares de sintrenses.

    Mesmo estando ausentes, temos a certeza que Basílio Horta recauchutou algumas promessas, que anunciadas em 2014, tardam em concretizar-se, com destaque para o Parque de Campismo que continua encerrado e o parque de estacionamento, ambos integrando o Plano de Pormenor da Praia Grande, entre muitas outras.

  • Saúde pública em espera… por 7 dias!

    Saúde pública em espera… por 7 dias!

    Veio hoje, dia 25 de janeiro, veiculada na comunicação social uma notícia relativa à incidência da chamada lagarta do pinheiro (Processionária) num Jardim de Infância no Cacém e à apreensão naturalmente suscitada à comunidade educativa pela demora na intervenção camarária, atendendo aos riscos associados.

    E porque é duma questão de saúde pública que se trata, estranha-se que a celeridade indispensável à situação não tenha sido observada, quando mais de 7 dias úteis se viram transcorridos desde o alerta feito pela direcção, realizado numa 6ª feira sim, mas não a da passada semana - prazo para o qual a notícia parece querer erradamente induzir.

    Ou estranha-se também que razões de natureza burocrático-administrativa tenham condicionado a resposta camarária numa escola onde os pinheiros apresentavam um alto grau de infestação, deixando o solucionamento do problema à mercê da mesma.

  • Sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa Oeste

    Sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa Oeste

    Na última reunião da assembleia municipal foi submetida a votação a proposta de criação do sistema multimunicipal  de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa Oeste. Esta proposta foi aprovada com os votos a favor do PS e da CDU e com abstenção do nosso Movimento e de todas as restantes forças políticas.

    Conheça aqui os fundamentos da nossa posição, que expressámos nessa reunião através da nossa Declaração de Voto.

  • Polo Hospitalar - agora a trapalhada com os terrenos

    Polo Hospitalar - agora a trapalhada com os terrenos

    AS TRAPALHADAS E AS MENTIRAS DO PS E DO PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE O NOVO POLO HOSPITALAR DE SINTRA

    O Presidente da Câmara e o PS têm-se esforçado para disfarçar a incapacidade de terem garantido um novo Hospital em Sintra, lançando graves e injustificadas suspeições sobre o Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” e o seu líder, insinuando que estamos contra a construção do um Polo Hospitalar que será instalado em alternativa.

    Trata-se obviamente de uma manobra fracassada visando esconder a trapalhada que envolve todo este processo e que teve um novo episódio rocambolesco com a retirada pela Câmara das propostas que visavam a cedência gratuita ao Estado dos terrenos escolhidos para a instalação daquele equipamento.

  • A “Não” Agenda do Professor

    A “Não” Agenda do Professor

    Há mais de 20 anos que a Câmara Municipal de Sintra oferece aos docentes do concelho uma agenda dedicada àqueles que, diariamente, lecionam nas escolas de Sintra. Criada especificamente para cada educador/professor, sempre se revelou um instrumento útil, pela sua organização temática e pelo momento em que era entregue, isto é, no início de cada ano letivo.

    Estranhamente, este ano, a distribuição da agenda aconteceu na semana passada, ou seja, no início do 2º período. Atraso?! As mentes mais desatentas poderiam pensar assim, não se tratasse de um grupo profissional com características muito específicas, das quais se destaca a atenção. Habituados, há muito, a verificar documentos dos alunos, a entrega desta agenda revelou-se, no mínimo, inusitada…

  • Medidas Preventivas do PDM - Até quando?

    Medidas Preventivas do PDM - Até quando?

    O processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Sintra, foi iniciado por deliberação da Assembleia Municipal de 25 de julho de 2012. Cinco anos depois, segundo declarações de Basílio Horta, este processo encontra-se suspenso até ao novo mandato, estando em vigor as medidas preventivas estabelecidas no âmbito da sua revisão.

    Estas medidas preventivas visam evitar a alteração das circunstâncias e condições existentes que possam comprometer o processo de planeamento ou tornar mais onerosa a execução do Plano Diretor Municipal de Sintra.

    Apesar de consciente da importância destas medidas, o nosso Movimento pretende que estas sejam clarificadas, nomeadamente quanto ao seu prazo.
    Questionado em reunião de câmara, se pretenderia continuar com as medidas preventivas, ou se poderiam ser suspensas ou diminuir as suas restrições, Basílio Horta afirmou que “ …não vale apena fazer muito mais, uma vez que dentro de dois meses temos a extinção automática”.

    Ora, sabendo que estas medidas preventivas entraram em vigor no dia seguinte ao da sua publicação no Diário da República (19 de fevereiro de 2016) e caducam com a entrada em vigor do novo Plano Diretor Municipal de Sintra, tendo como limite máximo dois anos, prorrogável por mais um, consideramos que essa afirmação de Basílio Hora poderá criar ainda uma maior indefinição.

    Quando tanto se apregoa a importância do investimento e dinâmica no nosso concelho, estas afirmações só criam um contexto de incerteza, que importa clarificar, promovendo assim as melhores condições para um desenvolvimento saudável e sustentado em Sintra.

  • Síntese da 75ª Reunião Ordinária e Privada da Câmara Municipal de Sintra

    Síntese da 75ª Reunião Ordinária e Privada da Câmara Municipal de Sintra

    Conheça aqui a síntese desta reunião que se realizou no dia 10 de janeiro de 2017, na sala de reuniões do Edifício dos Paços do Concelho.

  • Oportunismo eleitoralista a quanto obrigas?

    Oportunismo eleitoralista a quanto obrigas?

    - A propósito do Pólo Hospitalar de Sintra -

    Foi hoje presente à Reunião Extraordinária do Executivo Camarário uma proposta relativa ao Pólo Hospitalar de Sintra e à cedência gratuita à ARSLVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo), em regime de direito de superfície e pelo período de 50 anos, prorrogáveis, de parcelas de terreno identificadas, com a área de 59.500 m2.

    Funda-se tal cedência na assunção de que têm sido as dificuldades sentidas pela Administração Central ao nível dos recursos financeiros disponíveis e, principalmente, no plano fundiário, o busílis do impedimento da criação de qualquer nova unidade de natureza hospitalar em Sintra.

    Ora subscreve-se na íntegra que o Município deve assumir a postura compatível com o aludido reconhecimento de que a temática da saúde constitui um dos mais relevantes aspectos da qualidade de vida das respectivas populações, em muito influenciando o desenvolvimento local e a efectiva expressão individual dos cidadãos e munícipes.

    Há, contudo, alguns aspectos que se revelam omissos nesta proposta, fazendo com que a conotemos com propósitos marcadamente eleitoralistas e cedendo a um afã que não salvaguarda questões essenciais.

  • Nomeámos os nossos Delegados para integrar a Comissão Recenseadora

    Nomeámos os nossos Delegados para integrar a Comissão Recenseadora

    Compostas pelos membros das juntas de freguesia e integrando ainda um delegado designado por cada partido político com assento na Assembleia da República, bem como outros partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na respetiva assembleia de freguesia, conforme estatui o nº1 do Artº 22º da Lei nº 13/99, de 22 de Março e republicada pela Lei nº 47/2008, de 27 de Agosto, devem ser comunicados aos presidentes das comissões recenseadoras até 6 de Janeiro de 2017, os nomes dos delegados representantes daqueles.

    Nesse sentido e porque não sendo indicados até essa data, é entendido que prescindem deles, o que não é manifestamente o nosso caso, procedemos já à sua identificação, nos seguintes termos:

  • Próximo de si - Mensagem de Boas Festas

    Próximo de si - Mensagem de Boas Festas

    Marco Almeida deixa aqui os votos de Boas Festas e as suas perspectivas para o ano de 2017.

  • Campanha Solidária - Entrega dos brinquedos

    Campanha Solidária - Entrega dos brinquedos

    Obrigado a todos os que participaram na campanha de recolha de brinquedos e a todos os outros que participaram na longa tarefa de fazer 507 embrulhos! 

    Foram entregues à Paróquia de Rio de Mouro e à Ser Alternativa, em Mem Martins, que contribuiram também para tornar mais feliz o Natal de muitas crianças.

  • Razões para acreditar neste pai natal?

    Razões para acreditar neste pai natal?

    São sinais vários de inequívoco eleitoralismo aqueles que Basílio Horta vem dando, certamente pressionado pelas eleições autárquicas do próximo ano. Em Novembro denunciámos a intempestividade da promessa de «um hospital para Sintra», tendo depois vindo a terreiro o Ministro da Saúde para esclarecer que se trataria dum pólo hospitalar, com características diferentes, afinal, daquelas que tinham sido deixadas pressupor. E mesmo se assim fosse, verbas no Orçamento de 2017 do país e da Câmara são apenas uma miragem.

    Agora, numa quadra já por si propícia à generosidade, mesmo por parte daqueles que durante o resto do ano a deixam na gaveta, também o Presidente da Câmara se deixou contagiar e quis brindar os funcionários no ativo e os já aposentados com a perspectiva de virem poder a contar com um apoio na sua velhice.

  • Boas Festas!

    Boas Festas!

    "Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano.

    Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível se torna realidade." - Albert Einstein.

  • Quando taxar visa sobretudo arrecadar!

    Quando taxar visa sobretudo arrecadar!

    Presente à 5ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Sintra, no dia 12 de Dezembro, a proposta relativa à apreciação e votação do Projeto de Regulamento de Urbanização e Edificação do Município de Sintra suscitaria uma tomada de posição pela Bancada do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”, através de intervenção liderada pela Deputada Lúcia Dias.

    Tinha a mesma merecido já a Abstenção pelos Vereadores deste Movimento em sede de Reunião Camarária, objectivando uma análise mais aprofundada que viria agora a ter lugar.

    Elencadas algumas das dúvidas e preocupações oportunamente identificadas na reunião da Comissão Especializada de Planeamento, Gestão do Território e Ambiente, viu-se salientada, com base na projecção de situações de loteamento em diferentes freguesias e considerando também diferentes áreas brutas, a notória desconformidade de aplicação das novas regras.

  • Cultura amnésica, património alheio e ingratidão histórica

    Cultura amnésica, património alheio e ingratidão histórica

    O dia 6 de Dezembro assinala o 21.º aniversário da elevação de Sintra a Paisagem Cultural pela UNESCO. O actual executivo camarário anunciou no ano transacto que estas celebrações decorreriam ao longo de um ano, culminando, pois, no dia 6 de Dezembro.

    Mas, o executivo lançou, então, os foguetes, fez a festa e apanhou as canas numa comemoração estéril que apenas produziu um logótipo, ou seja, uma mão cheia de nada...

  • Filme e fotos do nosso 4º Aniversário

    Filme e fotos do nosso 4º Aniversário

    Veja aqui o filme e fotos da celebração do 4º aniversário do nosso Movimento.

    Obrigado a todos pelo apoio. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

     

  • 4º Aniversário do nosso Movimento!

    4º Aniversário do nosso Movimento!

    Nesta quarta-feira, dia 30 de Outubro, celebrámos o 4º aniversário do nosso movimento, numa sala repleta de apoiantes.

    Obrigado a todos pelo apoio.

    JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

  • Marco Almeida apresentou a sua candidatura à CM de Sintra

    Marco Almeida apresentou a sua candidatura à CM de Sintra

    Marco Almeida apresentou nesta quarta-feira, dia 30 de Novembro, a sua candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Sintra.

    Conheça aqui a declaração que proferiu, na conferência de imprensa que teve lugar na Pousada D. Maria I, em Queluz.

  • Próximo de si - Transportes Públicos na Área Metropolitana de Lisboa

    Próximo de si - Transportes Públicos na Área Metropolitana de Lisboa

    O Acordo de Gestão da CARRIS assinado entre o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa tem implicações na vida concreta de centenas milhares de pessoas que habitam e trabalham na região e não apenas dos lisboetas.

    É um assunto de enorme importância também para os Sintrenses, e que por isso exige uma resposta estratégica da Câmara Municipal de Sintra. Ou não?

  • Transportes Públicos na AML - Sintrenses reféns do silêncio de Basílio Horta

    Transportes Públicos na AML - Sintrenses reféns do silêncio de Basílio Horta

    O Acordo de Gestão da CARRIS assinado entre o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa tem implicações na vida concreta de centenas milhares de pessoas que habitam e trabalham na região e não apenas dos lisboetas.

    É um assunto de enorme importância também para os Sintrenses, e que por isso exige uma resposta estratégica da Câmara Municipal de Sintra. Ou não?

    Os transportes na Área Metropolitana de Lisboa interessam aos habitantes de Sintra, da Amadora, de Cascais, de Loures, de Odivelas e de todos os outros concelhos próximos.

  •  Sobre o Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano...

    Sobre o Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano...

    Conheça aqui a intervenção realizada pelo nosso deputado municipal Domingos Rodriques, na reunião da assembleia municipal de 17 de novembro, que analisa o Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano.

  • Estado do Município

    Estado do Município

    Marginalização do nosso Movimento, visão redutora dos munícipes, que foram considerados essencialmente como meros contribuintes e não como beneficiários da acção do executivo, e a perspectiva de Sintra ter perdido a expectativa legítima de ter um novo Hospital nos próximos tempos, são alguns dos temas da intervenção proferida pela deputada municipal do nosso Movimento, Lúcia Dias, na reunião da assembleia municipal onde faz uma análise sobre o "Estado do Município".

  • Entrevista dada por Antonio Capucho ao Movimento de Apoio à Construção do Hospital de Sintra

    Entrevista dada por Antonio Capucho ao Movimento de Apoio à Construção do Hospital de Sintra

    Veja aqui a entrevista dada por Antonio Capucho no programa do MOVIMENTO DE APOIO À CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DE SINTRA, que nos relata a sua experiência como autarca na construção de um Hospital em Cascais.

  • Conjugar o verbo elogiar

    Conjugar o verbo elogiar

    A convicção de que é fantástica a dedicação e entrega à causa maior da educação, por parte da comunidade educativa, só por si merecedora dum elogio, motivou que quiséssemos valorizá-lo simbolicamente, com a oferta do Livro dos Elogios a todos os Agrupamentos de Escolas, saudando também o novo Ano Letivo em curso.

    Sendo mais usual a crítica do que a valorização do que é positivo, esta iniciativa constitui simultaneamente um desafio para que também com esta prática se construa o processo educativo, ajudando a instituir uma cultura do elogio.

  • 500 anos do Foral de Colares

    500 anos do Foral de Colares

    A Sessão Solene Evocativa dos 500 anos do Foral Manuelino de Colares, realizou-se na quinta-feira, dia 10 de novembro, pelas 19h, na Adega Regional de Colares.

    O nosso Movimento esteve representado pelas Vereadoras Paula Simões e Márcia Chiolas e do Vereador Carlos Parreiras.

  • Em nome do rigor e da legalidade

    Em nome do rigor e da legalidade

    Na Reunião Camarária de 25 de Outubro, a propósito da inclusão duma parte do saldo de gerência de 2015 no Orçamento de 2017, os Vereadores do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”, no âmbito da Declaração de Voto produzida, tiveram oportunidade de levantar as dúvidas que tal lhes suscitava, tendo manifestado a intenção de solicitar ao Tribunal de Contas e à Inspeção Geral de Finanças que se pronunciassem sobre a mesma, em nome do rigor, do respeito pela legalidade e da transparência política.

    Nessa ocasião, o Sr. Presidente da Câmara alegaria disporem dum parecer da CCDR, parecer esse que veio a confirmar-se uma semana depois, não poder assim designar-se.

  • Governo desmente promessas falsas de Basílio Horta sobre "Hospital" de Sintra

    Governo desmente promessas falsas de Basílio Horta sobre "Hospital" de Sintra

    A futura unidade de saúde -- que "não é um novo hospital, como o senhor presidente da Câmara de Sintra referiu" -- será "um polo do Hospital Amadora/Sintra [Hospital Fernando da Fonseca], sem internamentos e muito parecido ao modelo do hospital do Seixal"

    Ministro Adalberto Campos Fernandes, na sessão de encerramento da 7.ª Reunião Anual da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), no dia 6 de Novembro, na Figueira da Foz.

    Leia a notícia completa - SIC Notícias

     

    Pode um presidente de Câmara brincar com expectativas das populações?
    Pode! Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, está a prometer o que não pode cumprir por motivos eleitoralistas
    .

    Pressionado pelas eleições autárquicas do próximo ano, Basílio Horta decidiu prometer intempestivamente «um hospital para Sintra» para tentar apagar três anos de um mandato em que nada conseguiu resolver. É um acto de puro desespero eleitoral.

  • Entrevista a Marco Almeida

    Entrevista a Marco Almeida

    Conheça aqui a entrevista dada por Marco Almeida ao blogue “A Rapariga na Aldeia”, de "uma rapariga que vive na aldeia e às vezes vai à cidade".

  • Carmona Rodrigues será coordenador do Programa Eleitoral

    Carmona Rodrigues será coordenador do Programa Eleitoral

    No âmbito da sua candidatura às Autárquicas 2017, Marco Almeida lançou convite a Carmona Rodrigues para liderar a equipa que desenhará o seu Programa Eleitoral, tendo o mesmo aceite com entusiasmo tal desafio.

    Os créditos que reconhecidamente acumula e que de forma muito sumária se explicitam mais abaixo, com destaque particular para a sua experiência governativa quer no Governo, quer à frente da Câmara Municipal de Lisboa e o protagonismo ganhador que imprimiu à sua candidatura às Autárquicas de 2005, dão-lhe bagagem mais que suficiente para ajudar a alavancar o sucesso que se pretende extensivo aos diferentes órgãos autárquicos.

  • Vídeo - Entrevista a Marco Almeida sobre o desejado Hospital de Sintra

    Vídeo - Entrevista a Marco Almeida sobre o desejado Hospital de Sintra

    Veja aqui a entrevista a Marco Almeida, realizada nos estúdios da Saloia TV e conduzida por Pedro Ladeira, coordenador do Movimento de Apoio à Construção do Hospital de Sintra.

  • O nosso louvor à Creche Sempre em Flor

    O nosso louvor à Creche Sempre em Flor

    Na última sessão de Câmara, os nossos Vereadores apresentaram uma Recomendação para atribuição de Medalha de Mérito Municipal à Creche Sempre em Flor, pelo reconhecimento do serviço que superlativamente vem prestando em matéria de educação e ação social e pelo seu inestimável contributo para uma Sintra mais solidária.

    Conheça aqui o texto completo da nossa recomendação que foi aprovada por unanimidade.

  • Liderar também é saber ouvir

    Liderar também é saber ouvir

    Proposto pelo Presidente da Câmara, Basílio Horta, o “Código de Conduta Ética da Câmara Municipal de Sintra”, foi aprovado na reunião de câmara realizada na terça-feira, dia 25 de Outubro, com o voto contra dos Vereadores do nosso Movimento Sintrenses com Marco Almeida.

    A nossa reprovação fundamenta-se no fato de, reconhecendo a importância da existência de um documento desta natureza, ele deverá também reflectir os contributos das várias unidades e funcionários da autarquia, não resultando apenas de uma imposição presidencial e pouco democrática.

  • ORÇAMENTO 2017  - A VERDADE DA MENTIRA

    ORÇAMENTO 2017 - A VERDADE DA MENTIRA

    Momento oportuno para ser avaliada a estratégia da liderança da Câmara Municipal assente na forma como se distribuem as receitas pelas diferentes áreas de intervenção, a apresentação do Orçamento Municipal para 2017 teve lugar em sede de reunião camarária, que se realizou na terça-feira, dia 25 de Outubro.

    Com a leitura do texto de abertura subscrito pelo Presidente de Câmara a revelar desde logo aquilo que há muito o Movimento "Sintrenses com Marco Almeida" tem vindo a identificar como uma visão redutora das funções da Câmara e uma gestão feita por impulso e sem estratégia de continuidade, a análise da proposta permitiu identificar distintas fragilidades, vertidas na Declaração de Voto produzida (mais abaixo disponível).

  • Um esquema para aumentar a receita do IMI

    Um esquema para aumentar a receita do IMI

    A iniciativa da Câmara Municipal de Sintra de identificação dos prédios urbanos considerados degradados e em ruína e ou devolutos resultou num enorme aumento de imóveis nessa situação, que passou de 168 em 2013, para mais de oito mil em 2015, e que serão sujeitos a uma majoração de 30% sobre o IMI. Um esquema para aumentar a receita do IMI. A Câmara dá com uma mão, mas tira com a outra!

    Apesar de consciente da degradação urbanística que alguns imóveis do concelho apresentam e da necessidade da sua manutenção e preservação, o nosso Movimento apresentou na reunião de câmara realizada no dia 24 de Maio, uma proposta para que os munícipes fossem notificados pela Câmara relativamente à inclusão dos respectivos imóveis na referida lista e que houvesse lugar a uma divulgação alargada, antes de ser a mesma enviada à Autoridade Tributária.

  • Em nome da Saúde Mental

    Em nome da Saúde Mental

    Na última reunião de câmara, a autarquia renovou o protocolo que foi firmado em Setembro de 2015 com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras da Idanha, visando acorrer a situações identificadas de perturbações mentais em crianças e adolescentes de Sintra.

    Nesta sequência e dada a circunstância de Portugal liderar a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais, levou a que os Vereadores do nosso Movimento apresentassem a sugestão do seu alargamento aos funcionários da autarquia ou seus familiares diretos (adultos, porquanto as crianças e adolescentes se encontram abrangidos por aquele), para acesso às consultas externas de psiquiatria, desde que previamente sinalizados pelo médico do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho, ou ainda mais favorável, a disponibilização de consulta dessa especialidade nas instalações do Gabinete Médico.

  • Por semana são suprimidos cerca de 12 comboios em hora de ponta na linha de Sintra

    Por semana são suprimidos cerca de 12 comboios em hora de ponta na linha de Sintra

    De acordo com a notícia publicada no Jornal "o Público", mais de dois mil utentes apresentaram queixa à Deco devido a atrasos, cancelamentos e supressões nos transportes públicos, com a linha de Sintra a registar o maior número de comboios suprimidos.

    De acordo com um estudo elaborado pela Deco, a linha de Sintra foi a que viu mais comboios suprimidos. Em 10 dias, Sintra viu 12 comboios suprimidos à hora de ponta.

    Por que motivo o Presidente da Câmara Municipal de Sintra e 1º responsável pela Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa nada diz?

    Estávamos certos quando votámos contra a opção de perdermos competências em matéria de transportes.

    Conheça-a aqui.

     

  • Sala esgotada no nosso Jantar-Debate

    Sala esgotada no nosso Jantar-Debate

    Realizámos na quarta-feira dia 12 de Outubro, em Sintra, um jantar-debate que contou com mais de cem participantes, que foi uma oportunidade para cimentarmos a ligação forte que nos une e desenharmos as soluções para o futuro, agora que as próximas eleições autárquicas estão apenas a um ano de distância.

  • CANCELAMENTO DA CONFERÊNCIA “Lei Eleitoral Autárquica – o que é crítico mudar?”.

    CANCELAMENTO DA CONFERÊNCIA “Lei Eleitoral Autárquica – o que é crítico mudar?”.

    Tendo em conta as razões expressas no comunicado que se anexa e que se prendem com a circunstância do agendamento para o próximo dia 21 da discussão, na Assembleia da República, sobre a lei eleitoral autárquica, defendida pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e na qual Marco Almeida se revê na íntegra, considerou-se mais avisado o cancelamento da conferência/debate que hoje teria lugar em Sintra e assim permitir aos partidos uma discussão serena, que possibilite às candidaturas independentes às eleições autárquicas concorrerem em menor desvantagem face às candidaturas partidárias.

  • Investimento reduzido também nas acessibilidades

    Investimento reduzido também nas acessibilidades

    Sabia que em 2015 a Câmara de Sintra investiu em acessibilidades apenas 2,6 milhões de euros, que corresponde a 7€ por habitante?

    Sintra é um dos concelhos com maior densidade populacional e de veículos, comprovada pela elevada receita de Imposto Único de Circulação (IUC) aqui gerada, superior a 10 milhões de euros.

    No entanto, em Acessibilidades (viadutos, arruamentos, iluminação, viação, sinalização e trânsito, despesas com a construção, grandes reparações ou a renovação de obras, como viadutos, arruamentos, estradas, pontes, parques de estacionamento de viaturas), Sintra gastou em 2015, 2.660.035,38€, naquilo que corresponde a 7,00€ por habitante!

    Em termos comparativos, em 2012 tinham sido 10,00€; em 2013, 8,75€; e em 2014, uns ínfimos 2,77€ !

    Gerir uma Câmara não é aumentar o dinheiro depositado nos bancos à custa dos impostos cobrados aos sintrenses e do fraco investimento feito no concelho.

  • António Guterres escolhido para secretário-geral da ONU

    António Guterres escolhido para secretário-geral da ONU

    É um povo que se orgulha por tão grande responsabilidade.

    Parabéns António Guterres.

  • 81 milhões de euros nos bancos

    81 milhões de euros nos bancos

    A Câmara de Sintra continua, à custa dos sintrenses, a engordar as suas contas nos bancos, que atingiram no passado mês de agosto os 81 milhões de euros.

    Este valor só é conseguido à custa dos impostos cobrados aos sintrenses e do fraco investimento feito no concelho, que coloca sintra em penúltimo lugar nos municípios da área metropolitana de Lisboa.

    Opondo-se às opções preconizadas pelo atual executivo, os Vereadores do nosso Movimento Independente "Sintrenses com Marco Almeida", apresentaram na última reunião de câmara, uma proposta que preconiza uma efetiva redução dos impostos, naquilo que configuraria uma medida de justiça social e representava uma devolução de parte do excedente àqueles que são os verdadeiros acionistas do Município, que são os contribuintes sintrenses.

    Conheça aqui a nossa posição.

    slide investimento 800x500

    Fonte: Portal de Transparência Municipal

     

  • NÃO SÃO DOIS PONTOS, SÃO DUAS CENTÉSIMAS!

    NÃO SÃO DOIS PONTOS, SÃO DUAS CENTÉSIMAS!

    O presidente da câmara de Sintra incluiu na sua narrativa a frase feita da descida do IMI em dois pontos, referindo-se à passagem dos 0,37 para 0,35. Na verdade, a consulta de um simples manual do ensino básico nos dirá que não se trata de dois pontos mas sim de duas centésimas.

    Ultrapassando este erro de cálculo, voluntário ou não, centremo-nos no essencial, isto é, no que esta redução significa para os Sintrenses: são cerca de 2.7 milhões de euros a menos que terão de pagar de impostos e que já poderiam ter poupado no ano anterior.

    Na verdade, com o valor que arrecadou por via dos impostos, o executivo adquiriu neste mês de agosto dois imóveis: um por 2.8 milhões de euros, a quinta Mont Fleuri, e mais outro por 150 mil euros, comprovando que a estabilidade financeira do município não seria afetada se tivesse privilegiado os munícipes.

  • Próximo de si - Pousada da Juventude em Sintra

    Próximo de si - Pousada da Juventude em Sintra

    Quem vai lucrar com a Pousada da Juventude? Deve a Câmara Municipal de Sintra investir o dinheiro dos sintrenses nessas obras que podem e devem ser feitas por outros?

  • Menos impostos e mais investimento

    Menos impostos e mais investimento

    O executivo municipal apresentou na reunião camarária de hoje, dia 27 de Setembro, propostas relativas aos Impostos Municipais para 2017.

    Dada a grande folga financeira da Câmara Municipal de Sintra e após 3 anos de políticas municipais centradas na arrecadação de receitas por via dos impostos municipais, considera o Movimento que não é possível continuar a aceitar a opção de enriquecimento não reprodutivo que este executivo municipal tem desenvolvido com o objectivo único de engordar as contas da autarquia e com isso dar lucro aos bancos e aos accionistas. Perde Sintra, perdem os sintrenses.

    Assim, opondo-se às opções preconizadas pelo atual executivo, os Vereadores do nosso Movimento Independente "Sintrenses com Marco Almeida", apresentaram uma Declaração de Voto que preconiza uma efetiva redução dos impostos, naquilo que configuraria uma medida de justiça social e representava uma devolução de parte do excedente àqueles que são os verdadeiros acionistas do Município, que são os contribuintes sintrenses.

    Conheça aqui a nossa posição.

  • Gestão errática do património imóvel

    Gestão errática do património imóvel

    No seguimento da atenção dada pelo nosso movimento à gestão errática da Câmara Municipal do seu património imóvel, que adquire novos imóveis e desafecta existentes, sem uma política global, clara e uniforme, apresentámos na última Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Sintra, um requerimento que visa obter informações sobre o edifício habitualmente conhecido por "Roseiral", na Rua do Roseiral, número 20, em São Pedro de Sintra, e que foi encerrado após a saída dos serviços de Cultura, Desporto e Turismo.

    Leia aqui o requerimento apresentado, que foi aprovado pela Assembleia de Freguesia.

  • Quatro medalhas de bronze nos Paralímpicos Rio2016!

    Quatro medalhas de bronze nos Paralímpicos Rio2016!

    A participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos Rio2016 superou as melhores expetativas, com a conquista de quatro medalhas de bronze e 25 diplomas.

    Dos 37 atletas que disputaram os Jogos no Rio de Janeiro, 25 ganharam diplomas olímpicos, ou seja, ficaram entre os oito melhores do mundo.

    A todos, os nossos parabéns, pelo grande exemplo de superação.

  • A voz dos sintrenses na assembleia municipal

    A voz dos sintrenses na assembleia municipal

    Na última reunião da assembleia municipal de Sintra, os nossos deputados municipais realizaram intervenções sobre o orçamento participativo em Sintra, a aquisição da Quinta Mont Fleuri, apoios sociais e outros temas que merecem a atenção de todos.

    Conheça-as aqui.

  • Prioridades invertidas

    Prioridades invertidas

    No seguimento da intervenção produzida pela deputada Lúcia Dias na última sessão da assembleia municipal, o nosso movimento solicitou à Câmara uma relação detalhada sobre todos os imóveis municipais a reabilitar e a indicação, para cada um, do estado actual e da estimativa dos custos inerentes aos trabalhos que se impõem.

    Na sua intervenção, a nossa deputada Lúcia Dias, citando os exemplos do Casal de S.Domingos e da Quinta da Ribafria, referiu que deveria ser prioritário investir na recuperação do muito património na posse da Câmara que continua desaproveitado e não na aquisição de imóveis, como foi a recente compra pelo município da Quinta de Mont Fleuri, por 2,8 milhões de euros.

    Leia aqui a intervenção completa

  • Orçamento participativo - PS recusa cumprir promessa eleitoral

    Orçamento participativo - PS recusa cumprir promessa eleitoral

    O Grupo Político “Sintrenses com Marco Almeida”, constatando a falta de iniciativa dos socialistas no sentido de cumprirem a promessa eleitoral de implementarem no concelho o orçamento participativo, apresentaram na Assembleia Municipal uma moção visando esse objectivo.

    Esta moção recomendava à Câmara a constituição de um grupo de trabalho que, atentas as experiências positivas conhecidas em diversos municípios, proponha um regulamento que garanta a implementação deste instituto em 2017 e consagre para o efeito uma rubrica no orçamento municipal, dotada de verba significativa, atentas as conclusões daquele grupo.

    Lamentavelmente uma maioria PS e PCP derrotou o voto favorável do nosso Grupo, do PSD, do CDS e do BE, graças ao “voto de qualidade” do Presidente da Assembleia, eleito pelo PS.

    Este é mais um exemplo flagrante do incumprimento pelo PS de uma promessa eleitoral, pois este Partido apresentou-se nas últimas eleições autárquicas afirmando que “o orçamento participativo é uma forma de cada um dos cidadãos decidir como e onde deve ser aplicado parte dos recursos financeiros autárquicos”, acrescentando que “o PS defende que esta participação cívica seja uma ampla realidade em todo o Concelho de Sintra”.

    Mais inexplicável é esta posição do PS sabendo-se que a Câmara Municipal de Sintra é subscritora da “Rede de Autarquias Participativas”, assumindo assim em tese os princípios de promoção da cidadania e de envolvimento dos munícipes na gestão colectiva do seu município, valores esses que deveriam ser vertidos, como decorrência natural, na adopção do orçamento participativo.

    Note-se que as experiências conhecidas com a adopção do orçamento participativo em cerca de 80 municípios revelam que este instrumento está a consolidar-se como um espaço que recupera para a acção política pessoas que estão descrentes do sistema democrático participativo e constitui uma suprema manifestação de exercício democrático e a expressão duma cidadania que se quer plena.

    Em suma, o PS rejeitou a derradeira oportunidade que lhe foi oferecida para cumprir neste mandato uma promessa eleitoral relevante. Defendeu o orçamento participativo na campanha eleitoral, mas nestes três anos de mandato não só não tomou qualquer iniciativa nesse sentido, como rejeitou a nossa proposta que lhe permitiria cumprir o prometido com o figurino que a maioria PS entendesse adequada.

    Sintra, 2016.09.16

    O Movimento Independente Autárquico “Sintrenses com Marco Almeida”

    Considerando que:

    a) o objectivo essencial do orçamento participativo é fomentar a aproximação dos cidadãos aos eleitores e alargar a democracia participativa a um número crescente de cidadãos;

    b) o orçamento participativo representa um instrumento fecundo de partilha das decisões em matéria de política orçamental, favorecendo assim a confiança dos cidadãos nas instituições políticas e o reforço da participação na vida local;

    c) são já muitos no nosso País os casos bem sucedidos de adopção à escala local do orçamento participativo, estimando-se que entre 2002 e 2013 Portugal terá conhecido cerca de 80 experiências de implementação deste instituto;

    d) em Sintra contam-se já com 3 Juntas de Freguesia que adoptaram o orçamento participativo (UF de Agualva e Mira-Sintra, UF de Massamá e Monte Abraão e UF de Sintra), casos em a adesão dos cidadãos à apresentação de propostas e a participação na votação das mesmas traduz um bom prenúncio da consolidação deste instrumento junto dos munícipes;

    e) a Câmara Municipal de Sintra, embora ainda não tenha adoptado o orçamento participativo, é subscritora da “Rede de Autarquias Participativas”, lançada ao abrigo do “Projeto Portugal Participa”, assumindo assim os valores da democracia participativa e os princípios de promoção da cidadania e de envolvimento dos munícipes na gestão colectiva do seu Município subjacentes àquele projecto, valores esses que deveriam ser vertidos, como decorrência natural, na adopção do orçamento participativo;

    f) as experiências conhecidas com a adopção do orçamento participativo revelam que este instrumento “(…) está a consolidar-se como um espaço que recupera para a acção política pessoas que estão descrentes do sistema democrático participativo e constitui uma suprema manifestação de exercício democrático e a expressão duma cidadania que se quer plena, ganhando um particular significado no âmbito da comemoração dos “40 anos do Poder Democrático Local”;

    Propomos que a Assembleia Municipal de Sintra delibere recomendar à Câmara Municipal:

    - que constitua desde já um grupo de trabalho, com a participação de representantes da Assembleia Municipal, que, atentas as experiências positivas conhecidas em diversos municípios, proponha um regulamento que garanta a implementação deste instituto em 2017.

    - que consagre uma rúbrica no Orçamento Municipal para 2017 para o Orçamento Participativo, dotada de verba significativa, atentas às conclusões daquele grupo.

    Sintra, 2016.09.13

    Os Deputados do Grupo Político “Sintrenses com Marco Almeida”

    (a) António d’Orey Capucho

     

  • Que futuro para os Serviços de recolha dos RSU nas Freguesias de Agualva/Cacém e Queluz ?

    Que futuro para os Serviços de recolha dos RSU nas Freguesias de Agualva/Cacém e Queluz ?

    Na última reunião de câmara, realizada a 13 de Setembro, a nossa Vereadora Elsa Judas, proferiu uma intervenção que teve como objecto o ponto 29 da ordem de trabalhos, que se refere ao Acordo MUNICÍPIO DE SINTRA/SUMA, sobre o contrato de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos em Agualva-Cacém e Queluz.

    Apesar de a C.M. de Sintra pretender que fosse denunciado o contrato de recolha de RSU Agualva-Cacém e Queluz, o facto de os Serviços Municipais de Água de Sintra (SMAS) não o terem feito dentro do prazo, inviabilizou essa pretensão e colocou em causa a prometida internalização desse serviço. Caducando automaticamente o acordo celebrado entre a SUMA e o MUNICÍPIO DE SINTRA em 30 de Novembro de 2017, em face deste acordo, questionamos como prevê o Município resolver a questão da recolha dos RSU produzidos nas Freguesias de Agualva/Cacém e Queluz.

    Conheça aqui a sua intervenção.

  • Próximo de si - A propósito do hospital Fernando Fonseca

    Próximo de si - A propósito do hospital Fernando Fonseca

    As últimas notícias sobre o serviço prestado pelo Hospital Fernando Fonseca, entre nós vulgarmente conhecido como "Amadora-Sintra", são preocupantes. Para lá das tradicionais queixas relativas às urgências soma.se agora a falta de médicos especialistas e o pedido de utentes para passarem a ser atendidos por outros hospitais. O caos está instalado e não fosse o empenho de muitos dos profissionais que por lá trabalham, a situação seria de rutura.

  • Requalificação do Santuário da Nª Srª do Cabo

    Requalificação do Santuário da Nª Srª do Cabo

    A Junta da União das Freguesias de Sintra requalificou o Santuário da Nª Srª do Cabo, em Morelinho.

    Esta intervenção traduziu-se na pintura do santuário de acordo com as instruções do Arqº Thiago Braddel e no calcetamento em “calçada à portuguesa” do espaço fronteiro, que se encontrava em areão.

    Não anunciamos. Fazemos.

  • Obras nas levadas de Monte Arroio

    Obras nas levadas de Monte Arroio

    Na semana em que S. João das Lampas entra em Festa, o Presidente da Junta de Freguesia, Ponçe de Leão, quer terminar a obra de um sonho antigo: Recuperar as Levadas de Monte Arroio. O Juiz das Festas, José Fernando Morais, aprecia as obras e fala sobre os festejos deste ano de 2016.

    Conheça aqui a intervenção da Junta da União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem na salvaguarda do nosso património.

  • Partidos inviabilizam Orçamento Participativo em Sintra

    Partidos inviabilizam Orçamento Participativo em Sintra

    Na reunião pública da Câmara Municipal de Sintra, que teve lugar nesta terça-feira, dia 30 de Agosto, os Vereadores do nosso Movimento  apresentaram uma moção que visava consagrar uma rúbrica para o Orçamento Participativo no Orçamento Municipal para 2017, que foi reprovada com os votos contra do PS e PSD, inviabilizando assim um maior envolvimento dos munícipes na gestão municipal.

    Um orçamento participativo é uma forma de aproximação de eleitos e cidadãos, que permite uma partilha das decisões para reconstruir a confiança dos cidadãos na política e nas instituições.

    Com muitos exemplos no país de implantação à escala local (inclusivamente três em freguesias de sintra), a reprovação desta Moção é para o nosso Movimento um bloqueio ao envolvimento dos munícipes na gestão colectiva do presente e futuro do seu Município.

  • Novo Jardim de Cabriz

    Novo Jardim de Cabriz

    No mês de agosto, a Junta da União das Freguesias de Sintra, renovou o Jardim de Cabriz, localizado na Rua Germana Tânger, em Cabriz.

    Esta intervenção, incluiu a instalação de equipamentos para a prática do exercício físico, incentivando assim os moradores a adotarem práticas saudáveis de atividade física.

    Não anunciamos. Fazemos.

  • Campanha "Garrafa Solidária"

    Campanha "Garrafa Solidária"

    Sensíveis ao apelo dos Bombeiros numa época que se tem revelado severa em matéria de incêndios, foi fácil aos eleitos para a Assembleia de Freguesia de Algueirão Mem-Martins pelo Movimento "Sintrenses com Marco Almeida" somar vontades para que tivesse lugar no passado sábado, dia 13, a recolha de garrafas de água destinadas à Associação de Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem-Martins numa ação junto ao Pingo Doce do Fórum Sintra. E foi absolutamente impressionante a recetividade revelada, que redundaria na entrega de garrafas que encheram uma camioneta com carga para 3,5 toneladas.

  • Quando uma proposta de requalificação atenta contra o espírito do lugar

    Quando uma proposta de requalificação atenta contra o espírito do lugar

    - A propósito do projecto da autarquia para o Largo da Feira de S. Pedro -

    O projeto da Câmara Municipal de Sintra para a requalificação da Praça D. Fernando II, vulgarmente conhecida por Largo da Feira de São Pedro, merece um forte repúdio da parte do Movimento Independente Autárquico “Sintrenses com Marco Almeida”, pelas seguintes razões:

  • Gerir uma Câmara não é isto

    Gerir uma Câmara não é isto

    Entre abril e julho o Presidente de Câmara, eleito pelo Partido Socialista, aumentou o dinheiro depositado nos bancos à custa dos impostos cobrados aos sintrenses e do fraco investimento feito no concelho.

    Por muito que se paguem anúncios, suplementos em jornais, outdoors e folhetos a vender obra que não existe, a realidade é só esta: os bancos estão mais ricos à custa do dinheiro dos sintrenses.

  • Próximo de Si - Plano de Pormenor da Abrunheira Norte

    Próximo de Si - Plano de Pormenor da Abrunheira Norte

    O Plano de Pormenor da Abrunheira Norte, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, tem suscitado um vivo debate em torno da área de implantação junto ao IC19.

    Neste "Próximo de Si", deixamos uma breve reflexão que antecede a tomada de posição que o nosso Movimento independente vai assumir em breve.

  • Visitámos equipamentos de apoio a Reformados e Idosos

    Visitámos equipamentos de apoio a Reformados e Idosos

    No âmbito do nosso desejo de proximidade das instituições locais, realizámos na sexta-feira, dia 15 de Julho de 2016, duas visitas a equipamentos de apoio a Reformados e Idosos do nosso Concelho.

  • Dificuldade de circulação na Estrada nacional 117

    Dificuldade de circulação na Estrada nacional 117

    Na última reunião de câmara, os vereadores do nosso Movimento chamaram a atenção para a Estrada nacional 117, no troço compreendido entre Pero Pinheiro e Belas, onde a falta de poda de árvores está a dificultar a circulação rodoviária, nomeadamente o trânsito pesado.

    Não sendo sua competência, a autarquia pode aqui desempenhar um papel de principal interlocutora, alertando a Estradas de Portugal para a necessidade de resolução desta situação com a maior brevidade possível, repondo as normais condições de circulação e segurança.

  • Instalação de Intermarché na Terrugem

    Instalação de Intermarché na Terrugem

    A circunstância de contemplar a instalação de um posto de combustível, com os perigos resultantes da relativa proximidade face a uma Escola, comprometedores da segurança, estiveram na origem da nossa abstenção na proposta de reconhecimento do interesse público de instalação duma superfície comercial do grupo Intermarché na Terrugem.

    Apesar da nossa abstenção, essa proposta foi aprovada na Reunião Camarária de 5 de Julho.

    De salientar que a publicação recente de medidas preventivas no âmbito do PDM, exige que as operações urbanísticas possam ser excepcionadas mediante reconhecimento pelo Município do seu interesse público, o que acabaria por acontecer.

  • Conhecer as empresas do Concelho - Marmo J

    Conhecer as empresas do Concelho - Marmo J

    No âmbito do ciclo de visitas às empresas, desta vez fomos a Montelavar conhecer a Marmo J, uma empresa sedeada no nosso Concelho há mais de 20 anos.

    Mesmo sem ter o apoio municipal para ultrapassar as dificuldades, revela uma dinâmica e capacidade de inovação que desejamos ver alargada a toda a indústria de transformação da pedra no nosso concelho.

  • Assembleia Geral da nossa Associação

    Assembleia Geral da nossa Associação

    Ao abrigo da alínea b) do Artº 14º dos Estatutos, a reunião ordinária da Assembleia Geral da nossa Associação Sintrenses com Marco Almeida, realizou-se na sexta-feira, dia 1 de Julho, pelas 21h, na sede da nossa Associação (Rua Baltasar Bastos Costa, 9B, em Agualva).

  • Próximo de Si - Quinta do Mirante em estado de degradação (Queluz)

    Próximo de Si - Quinta do Mirante em estado de degradação (Queluz)

    Neste "Próximo de Si", Marco Almeida foi até até Queluz, à urbanização Quinta do Mirante" para constatar a degradação do espaço público em que se encontra.

    Com a decisão do Presidente de Câmara, e dos partidos que o apoiam, em cancelar o protocolo de manutenção que a Câmara de Sintra mantinha com a Cooperativa O Nosso Lar" desde 1999, o resultado é o descontentamento dos moradores face ao abandono que sentem.

  • Visita à Quinta do Mirante

    Visita à Quinta do Mirante

    A convite dos moradores, Marco Almeida visitou a Quinta do Mirante e constatou a degradação dos seus espaços verdes, que foram concebidos e mantidos durante mais de vinte anos, com o esforço e empenho de todos.

  • 126 anos dos Bombeiros Voluntários de Sintra

    126 anos dos Bombeiros Voluntários de Sintra

    No domingo, dia 26 de junho, em reconhecimento da importância desta instituição centenária, estivemos na comemoração dos 126 anos dos Bombeiros Voluntários de Sintra.

    Foi um orgulho para o nosso Movimento o momento em que são homenageados os presidentes da União de Freguesias de Sintra, Eduardo Duarte Casinhas, e da União de São João das Lampas e Terrugem, Guilherme Ponce de Leão, pelo apoio que têm dado a esta instituição.

    Por aqui fazemos.

  • Um compromisso que se arrisca a levar sumiço!

    Um compromisso que se arrisca a levar sumiço!

    A propósito duma Autarquia sem Glifosato

    A propósito duma matéria que vem sendo notícia pelas piores razões, quando se reclamava do Município de Sintra uma atitude clara e uma medida de gestão que, no prazo de um ano, suprimisse a aplicação de herbicidas contendo glifosato, representando um inequívoco contributo para a salvaguarda da saúde pública, aquilo que a Câmara de Sintra votou foi, afinal, o seu deferimento, arrastando por 5 longos anos a concretização daquilo que o Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” pugnava que tivesse lugar já a partir de 2017.

    É caso para dizer que se troca a estratégia pela inércia!

  • Abertura e Inclusão

    Abertura e Inclusão

    Na última reunião de câmara, realizada no dia 21 de junho, o nosso Movimento foi representado por dois novos elementos da nossa lista de candidatos, Elsa Judas e Nuno Carvalho, que ocuparam os lugares dos nossos Vereadores.

  • Próximo de Si - Feira Medieval da Terrugem

    Próximo de Si - Feira Medieval da Terrugem

    Neste "Próximo de Si", Marco Almeida visitou a Feira Medieval da Terrugem, que decorreu de 9 a 12 de Junho.

    Foi um grande sucesso, com animação recheada, acompanhada pela oferta de produtos tradicionais e de uma zona de restauração bem diversificada,

    Parabéns à Junta da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

  • Poupar para quê? e para quem?

    Poupar para quê? e para quem?

    Ao longo dos últimos três anos, temos denunciado a obsessão da Câmara Municipal de Sintra pelo aumento do seu saldo bancário em detrimento das empresas e dos munícipes do nosso concelho.

    O saldo orçamental observado em maio deste ano, de 73 milhões de euros, vem acentuar esta tendência, revelando uma câmara mais preocupada com a solidez financeira das instituições bancárias e menos atenta às reais necessidades dos munícipes e empresas do Concelho.

  • Poupar na qualidade e manutenção dos espaços públicos

    Poupar na qualidade e manutenção dos espaços públicos

    Na última reunião de câmara, os vereadores do nosso movimento alertaram para mais uma situação de ausência de manutenção do espaço público.

    Desta vez foi denunciado o mau estado dos sanitários junto ao parque infantil e campo de jogos de Mira-Sintra.

    Este é apenas mais um exemplo de que um maior saldo bancário resultou de um menor investimento no bem-estar dos munícipes.

  • Apoio à deficiência = 0€

    Apoio à deficiência = 0€

    As contas referentes a 2015 demonstram inequivocamente que um maior saldo bancário resultou de um menor investimento no bem-estar dos munícipes.

    A Câmara apresentou um lucro de 56 milhões de euros que devem ser devolvidos aos sintrenses.

    Subscreva a nossa petição pela descida dos impostos municipais em Sintra:
    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=MarcoAlmeida

  • Recolha de assinaturas em Casal de Cambra

    Recolha de assinaturas em Casal de Cambra

    Neste último fim de semana do mês de maio, estivemos em Casal de Cambra, a recolher assinaturas para a petiçao sobre a reduçao de impostos no concelho de Sintra.

    Nesta altura, a Câmara Municipal acumula mais de 56 milhões de euros. É tempo de serem devolvidos aos munícipes e às empresas.

    Se ainda não o fez presencialmente, pode subscrevê-la também aqui:
    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=MarcoAlmeida

    Obrigado a todos pelo envolvimento e participação.

  • Próximo de Si - Um retrato da indústria da pedra

    Próximo de Si - Um retrato da indústria da pedra

    Neste episódio da série "Próximo de Si", Marco Almeida visita algumas empresas do setor da pedra.

    Constata que apesar de o presidente de Câmara ter assumido que a indústria de transformação da pedra teria que ter apoio municipal para ultrapassar as dificuldades, hoje, volvidos três anos, o retrato é de abandono, perda de emprego e crise ambiental.

    Não bastam promessas, é preciso fazer.

  • Majorar o IMI sem majorar o sentimento de injustiça

    Majorar o IMI sem majorar o sentimento de injustiça

    Na última reunião de câmara, os Vereadores do nosso Movimento apresentaram uma proposta para que, caso os respectivos imóveis estivessem sujeitos a uma majoração de 30% sobre a taxa aplicável a prédios urbanos degradados, os munícipes fossem antecipadamente notificados pela Câmara, antes de a sua aituação ser enviada à Autoridade Tributária, permitindo assim a sua contestação, caso se justifique.

  • Nova ETAR de Cortegaça ainda inativa

    Nova ETAR de Cortegaça ainda inativa

    A Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR - localizada em Cortegaça, encontra-se concluída há cerca de dois anos mas não entrou ainda em funcionamento.

    Os Vereadores do nosso Movimento manifestaram na última reunião de câmara a sua incredulidade perante a inoperância de uma estrutura tão importante para o ambiente e para a qualidade de vida dos sintrenses.

  • As nossas intervenções na Assembleia Municipal

    As nossas intervenções na Assembleia Municipal

    Os deputados municipais eleitos pelo nosso Movimento realizaram várias intervenções nas sessões da Assembleia Municipal, dando voz aos interesses dos Sintrenses.

    Porque os Sintrenses merecem estar informados, publicamos todas as intervenções feitas pelos deputados municipais eleitos pelo nosso Movimento, na secção da página da Assembleia Municipal destinada ao nosso Movimento.

  • Reunião com a Federação das Associações de Pais de Sintra

    Reunião com a Federação das Associações de Pais de Sintra

    Na sequência de uma proposta apresenta pelo nosso movimento relativa aos cursos profissionais (Ver a Moção), os vereadores do nosso movimento, Marco Almeida e Carlos Parreiras, reuniram-se com representantes da Federação das Associações de Pais de Sintra, para discutir políticas de educação em Sintra.

  • Conferência "A Misericórdia de Sintra: sentido histórico e atualidade"

    Conferência "A Misericórdia de Sintra: sentido histórico e atualidade"

    No dia 14 de Maio, o nosso Movimento organizou no Auditório da Biblioteca Municipal - Casa Mantero, uma conferência subordinada ao tema A Misericórdia de Sintra: sentido histórico e atualidade, que teve como orador Carlos Manique*.

    Esta conferência permitiu-nos conhecer melhor a importância desta instituição no concelho de Sintra e foi também uma oportunidade para lhe prestarmos tributo pelo inestimável papel social que tem desempenhado.

  • Compromisso para uma “Autarquia Sem Glifosato”

    Compromisso para uma “Autarquia Sem Glifosato”

    Na última reunião de Câmara, os Vereadores do nosso Movimento apresentaram uma nova Moção sobre o Glifosato, na linha daquilo que defendemos através duma Moção que foi votada em Junho de 2015, mas a que uma Proposta submetida a deliberação em Outubro retirava alguma eficácia, na medida em que diferia a sua concretização.

  • Cafetarias desaparecem das instalações desportivas municipais

    Cafetarias desaparecem das instalações desportivas municipais

    Constou do Ponto 13 da Ordem do Dia da Reunião Camarária de 10 de Maio a Proposta 381-P/2016, traduzida em “Aprovar o arrendamento de espaços em oito imóveis municipais, destinados à instalação de máquinas de venda automática de bebidas e produtos alimentares, através do respetivo procedimento de hasta pública (…)”.

    Considerando que o texto da mesma assentava sobre pressupostos que não estavam corretos, acabariam os mesmos por suscitar uma intervenção e tomada de posição dos Vereadores do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”, votando CONTRA.

  • Em defesa do direito ao descanso e tranquilidade

    Em defesa do direito ao descanso e tranquilidade

    Na Reunião Camarária de de 10 de Maio, os Vereadores eleitos pelo Movimento "Sintrenses com Marco Almeida" votaram CONTRA o Projecto de Regulamento dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços no Município de Sintra.

    Esta posição assenta no facto de terem considerado desadequado o Ponto 3 do Artº 6º, na medida em que consagra a possibilidade de funcionamento de estabelecimentos de restauração ou de bebidas com espaço para dança e casas de fado, entre as 12h e as 02h mesmo que coabitando em edifícios de habitação, naquilo que atenta contra o direito ao descanso e tranquilidade.

    Apesar ter sido proposta a reanálise do mesmo, tal não colheu receptividade.

    Conheça aqui a nossa posição.

  • Moção pela reposição dos funcionários em falta nas CPCJ’s Sintra Ocidental e Sintra Oriental

    Moção pela reposição dos funcionários em falta nas CPCJ’s Sintra Ocidental e Sintra Oriental

    A  Procuradora Geral Distrital de Lisboa denunciou recentemente,no dia 25 de abril, o agravamento da falta de técnicos nas Comissões Municipais de Proteção de Menores.

    Considerando que Sintra é um dos casos visados, na medida em dispõe de 23 técnicos, nem todos a tempo inteiro e divididos por duas comissões, para um total de processos que em 2015 teria ultrapassado os 3.200, os vereadores do nosso Movimento apresentaram na última reunião de câmara uma moção que exige a reposição dos funcionários em falta nas CPCJ’s Sintra Ocidental e Sintra Oriental, com vista a assegurar o seu normal funcionamento.

    Conheça-a aqui na íntegra.

  • Novos preçários para estacionamento penalizam munícipes

    Novos preçários para estacionamento penalizam munícipes

    O novo preçário para zonas de estacionamento na Vila de Sintra, na Portela e no Cacém, foi apresentado na Reunião Camarária de 12 de Abril, através de duas propostas submetidas a deliberação do Executivo, que suscitaram o Voto Contra do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”.

  • Próximo de Si - 1º Festival do Pão Saloio

    Próximo de Si - 1º Festival do Pão Saloio

    Nesta edição, Marco Almeida foi visitar o 1º Festival do Pão Saloio, uma iniciativa dedicada à gastronomia local e às tradições da região, que a União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem organizou nos dias 23, 24 e 25 de abril.

  • O nosso passeio às Cascatas do Mourão

    O nosso passeio às Cascatas do Mourão

    No dia 30 de Abril, sábado, o nossso Movimento organizou um Passeio Pedestre às Cascatas do Mourão, que contou com cerca de uma centena de participantes.

    Com partida da Fonte da Segueteira, em Maceira, este passeio de nível fácil e com um itinerário circular, permitiu a todos conhecer um pouco melhor a diversidade do nosso concelho, em especial este segredo tão bem guardado, que são as Cascatas do Mourão.

    Terminámos no mesmo local de partida, onde realizámos um almoço convívio, acompanhado de muito boa disposição.

    Obrigado a todos pela participação e envolvimento.

  • Moções pela democratização do acesso ao desporto em instalações de qualidade

    Moções pela democratização do acesso ao desporto em instalações de qualidade

    Considerando o reconhecimento da baixa prioridade do desporto como política pública a nível municipal e tendo em conta a insuficiência de espaços e infraestruturas para a prática desportiva também nas freguesias de Algueirão Mem-Martins e Rio de Mouro, foram apresentadas na quinta-feira, dia 19 de Abril, em sede das respetivas Assembleias de Freguesia, duas Moções, pelos eleitos pelo Movimento "Sintrenses com Marco Almeida".

  • Intervenção sobre as celebrações do “25 de abril”

    Intervenção sobre as celebrações do “25 de abril”

    Conheça aqui a intervenção que Marco Almeida fez sobre as celebrações nacionais e municipais do “25 de abril”, na passada reunião de Câmara, realizada a 26 de Abril de 2016.

  • Próximo de Si - Intervenções realizadas na União das Freguesias de Sintra

    Próximo de Si - Intervenções realizadas na União das Freguesias de Sintra

    Neste episódio, Marco Almeida leva "O Próximo de si" até à União das Freguesias de Sintra para falar com o Presidente de Junta, Eduardo Casinhas, e conhecer algumas das intervenções realizadas.

  • A propósito da alienação em hasta pública de imóveis municipais

    A propósito da alienação em hasta pública de imóveis municipais

    Alienar para rimar com amealhar!

    Porque pugnamos pela coerência e pela consistência dos valores em que acreditamos, assumimos hoje em sede da Reunião Camarária a mesma posição da que tomámos há pouco mais de um ano relativamente à alienação de imóveis municipais, votando Contra na proposta, subscrita pelo Presidente da Câmara, para serem desta feita levados à hasta pública 14 imóveis.

    Ressalvando que não está em causa desvalorizar o propósito de recuperação e valorização que lhe está subjacente, já o estará o facto de serem entendidos por dispensáveis, sobretudo se a perspectiva por que forem olhados for mais a do interesse público e menos a do pecúlio financeiro que porventura representará este acto de gestão.

  • Passeio Pedestre às Cascatas do Mourão

    Passeio Pedestre às Cascatas do Mourão

    O nosso Movimento Sintrenses com Marco Almeida organiza já no próximo sábado, dia 30 de Abril, um Passeio Pedestre às Cascatas do Mourão.

    Com partida da Fonte da Segueteira, em Maceira, pelas 9h30, este passeio é de nível fácil e com um itinerário circular.

    Terminará no mesmo local, onde se realizará um almoço convívio.

    As inscrições são limitadas e poderão ser feitas pelo email: sintrenses@marcoalmeida.net.

  • Conferência "Esperanças de Abril"

    Conferência "Esperanças de Abril"

    No passado dia 22 de Abril, no âmbito do Ciclo "Sintra da Liberdade", organizámos na nossa sede a Conferência/Debate "Esperanças de Abril", com o Coronel Sousa e Castro.

    Veja aqui algumas imagens.

  • Arquivo Histórico de Sintra em bolandas de mal para pior

    Arquivo Histórico de Sintra em bolandas de mal para pior

    Onde está a verdade? A verdade encontra-se no desrespeito que este executivo camarário, em particular o Pelouro da Cultura, na forma como cuida da memória coletiva do nosso Município, transmitida de geração em geração, e que cumpre ao Arquivo Histórico zelar pela sua conservação e legar, como herança, ao futuro.

    De facto, a transferência ad hoc efectuada pelos colaboradores do Arquivo Histórico para o “Lourel Park”, onde está sediado o Arquivo Intermédio constitui, por si só, um desrespeito por essa mesma memória, independentemente das condições de conservação e preservação que ali possam existir.

  • As meias-verdades do Presidente da Câmara

    As meias-verdades do Presidente da Câmara

    Quando se pugna pela transparência e pela verdade, importa ler os resultados de forma crítica, sem incorrer na tentação de olhar para o copo e vê-lo meio-cheio, sem cuidar de perceber que ele está também, afinal, meio vazio.

    Vem isto a propósito da notícia ontem prontamente divulgada no site da CMS sobre a subida de Sintra no ranking dos concelhos, com base na avaliação do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking (http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-as-melhores-cidades-portuguesas-para-viver_247498.html), que analisa o sucesso dos municípios portugueses e o seu desempenho relativo em diferentes áreas.

    Ora importa ser claro!

    Sintra continua no Top 10 do ranking geral, mas não basta dizer em que é que subiu:

  • A lei não mora na Junta de Queluz-Belas!

    A lei não mora na Junta de Queluz-Belas!

    Na reunião da Assembleia da União de Freguesias de Queluz e Belas, do dia 18 de abril, votámos contra uma proposta da Presidente de Junta, eleita nas listas do Partido Socialista,  que não cumpre a LEI.

    Conheça aqui os motivos.

  • PS opõe-se à discussão da Organização Administrativa Territorial do Município de Sintra

    PS opõe-se à discussão da Organização Administrativa Territorial do Município de Sintra

    Na última reunião da Assembleia Municipal, os deputados municipais do nosso Movimento apresentaram uma moção que, em linha com a decisão do Governo no sentido de reabrir o processo de da agregação de Freguesias, sugere a promoção de um amplo debate visando a auscultação das populações através das Assembleias de Freguesia e das Uniões de Freguesias, em ordem a proceder-se a um balanço da aplicação concreta das agregações consumadas, à luz da experiência adquirida.

    Apesar de esta moção não ter sido submetida a votação por intervenção do PS, pode lê-la aqui na íntegra.

  • Intervenção na Assembleia Municipal de Sintra sobre os prometidos investimentos na Saúde e na Educação

    Intervenção na Assembleia Municipal de Sintra sobre os prometidos investimentos na Saúde e na Educação

    Paulo Rodrigues, líder de bancada do Movimento na Assembleia da União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar, foi à Assembleia Municipal de Sintra questionar o Presidente de Câmara sobre os prometidos investimentos na Saúde e na Educação.

    Conheça aqui a sua intervenção.

  • Contributo no âmbito do Parque Urbano do Alto do Forte

    Contributo no âmbito do Parque Urbano do Alto do Forte

    Os eleitos do Movimento na Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro apresentaram propostas para o Parque Urbano do Alto do Forte.

    Para lá da crítica às situações que identificamos, também contribuímos com soluções. Conheça-as aqui.

  • Próximo de Si - Degradação dos edifícios da Câmara de Sintra

    Próximo de Si - Degradação dos edifícios da Câmara de Sintra

    Neste episódio, Marco Almeida percorre várias freguesias para constatar que a Câmara Municipal de Sintra pouco tem feito pelo seu património edificado.

    Em Sintra, Rio de Mouro, Belas ou Cacém, constatou a existência de edíficios abandonados cuja requalificação não tem fim à vista.

    Apesar de penalizar em 30% os proprietários privados que detenham património degradado, a Câmara não dá o exemplo.

  • Moção pela reposição dos funcionários em falta na Secção da Instância Central de Famílias e Menores de Sintra

    Moção pela reposição dos funcionários em falta na Secção da Instância Central de Famílias e Menores de Sintra

    Na última reunião de câmara, realizada a 12 de Abril, e com base no alerta da Procuradoria Distrital de Lisboa, os Vereadores do nosso Movimento, apresentaram uma Moção para o reforço dos funcionários judiciais.

    Efetivamente, a Procuradoria Distrital de Lisboa alertou para o aumento do défice de funcionários judiciais - verificando-se um decréscimo total de 25 funcionários em comparação com o existente em Dezembro de 2015.

    Esta situação revela uma particular gravidade no Concelho de Sintra, onde é crítica e urgente a situação da Secção da Instância Central de Famílias e Menores de Sintra, onde faltariam 8 funcionários.

    Conheça aqui a Moção apresentada pelos nossos Vereadores.

  • Recolha de Assinaturas em Agualva

    Recolha de Assinaturas em Agualva

    No passado fim-de-semana, estivemos em Agualva a recolher assinaturas para a petição sobre a redução dos impostos municipais.

    A Câmara apresentou um lucro de 56 milhões de euros que devem devolvidos aos sintrenses.

    Se ainda não o fez, pode subscrevê-la também aqui:
    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=MarcoAlmeida

    Obrigado a todos pelo vosso envolvimento.

  • Próximo de Si - "Festival do Mexilhão"

    Próximo de Si - "Festival do Mexilhão"

    Neste programa, Marco almeida esteve no "2º Festival do Mexilhão" que se realizou no Mercado da Praia das Maçãs, em Colares, nos dias 3 e 4 de abril e que contou com animação musical.

    Rui Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Colares explica-nos neste vídeo como tudo começou.

  • PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2015 - Uma Câmara que prometeu muito mas que pouco fez

    PRESTAÇÃO DE CONTAS DE 2015 - Uma Câmara que prometeu muito mas que pouco fez

    Na reunião de câmara que se realizou no dia 5 de abril de 2016 foram apresentadas as contas referentes a 2015 demonstrando inequivocamente que um maior saldo bancário resultou de um menor investimento no bem-estar dos munícipes.

    O momento de apresentação das contas municipais, e do conjunto dos documentos que delas fazem parte, é a oportunidade que nos é concedida de avaliar com rigor a estratégia do poder político municipal e a sua concretização.

    É este o momento para que o «país da realidade», assim sabiamente classificado por Alexandre Herculano, conheça a realidade. Entre o momento da aprovação do orçamento de 2015 e análise da sua execução, constatamos que o prometido ficou muito aquém do executado.

    Apenas os mais incautos ficarão surpresos com esta triste realidade, os mais atentos apenas constatarão que esta é uma marca carregada do atual executivo. Prometer e promover, eis a marca deste desta Câmâra. Assim foi em 2014, assim é em 2015.

    Conheça aqui os argumentos que sustentam a posição do nosso Movimento.

  • Próximo de Si - Casal de Câmbra e “Programa Escolhas”

    Próximo de Si - Casal de Câmbra e “Programa Escolhas”

    Neste edição do Programa “Próximo de Si”, Marco Almeida esteve com a Presidente da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, para conhecer o programa de intervenção social ao abrigo do programa "Escolhas", uma parceria da Junta de Freguesia e da associação "CIAPA Centro Aeroespacial".

  • Torneio indoor APADP

    Torneio indoor APADP

    No dia 29 de Março, estivemos presentes no torneio indoor adaptado dinamizado pela Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos (APADP).

    Ao longo dos últimos anos esta iniciativa tem promovido o convivio e a prática desportiva entre associações e cidadãos portadores de deficiência.

  • Entrega de cobertores

    Entrega de cobertores

    Na sequência da campanha de recolha de cobertores que o nosso Movimento desenvolveu, entregámos 39 cobertores à Associação Juvenil "A Ponte" para serem distribuídos por familias que deles precisam.

    Tal só foi possível com o envolvimento de muitos daqueles que nos acompanham.

    A todos o nosso obrigado.

  • Visita ao mundo da pedra

    Visita ao mundo da pedra

    No âmbito das visitas de conhecimento e trabalho ao mundo empresarial e do trabalho que temos realizado, desta vez virámos a nossa atenção para uma pequena unidade industrial ligada ao sector da pedra. Acompanhado pelo vereador Carlos Parreiras e pelo Presidente de Junta da União de Freguesias de São João das Lampas, Guilherme Ponce de Leão, visitei a “A.J.Branco e filho” e constatei uma atitude empreendedora, bem como um dinamismo extraordinário por parte dos sócios gerentes.

  • Próximo de Si - União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem

    Próximo de Si - União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem

    Neste episódio do programa PRÓXIMO DE SI,  Marco Almeida esteve na União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, acompanhado pelo Presidente Guilherme Ponce de Leão, para constatar o muito que é feito e em diferentes áreas.

    Numa freguesia imensa, é a junta de freguesia que supera as falhas da Câmara Municipal de Sintra e de outras entidades públicas.

    Bons exemplos que vale a pena conhecer.

  • Moção sobre os Cursos Profissionais

    Moção sobre os Cursos Profissionais

    Atendendo à proximidade da comemoração do Dia Nacional do Estudante (24 de Março) e com base num trabalho desenvolvido sobre Cursos Profissionais, os vereadores dos nosso Movimento apresentaram na última reunião de câmara, uma moção que visava valorizar a importância das vias profissionalizantes no percurso escolar dos jovens e o papel de norteador e catalisador que a autarquia poderá desempenhar.

    Apesar de não ter sido aprovada (votos contra do Partido Socialista e abstenção do PSD e CDU), consideramos importante a sua divulgação, como base para uma reflexão sobre um tema que muito valorizamos.

    Leia-a aqui na íntegra.

  • MARCELO, UM PRESIDENTE … DIFERENTE (E AINDA BEM)!

    MARCELO, UM PRESIDENTE … DIFERENTE (E AINDA BEM)!

    É curioso constatar a quase unanimidade à volta da prestação de Marcelo Rebelo de Sousa na campanha eleitoral e posteriormente nas iniciativas que levou a efeito até à posse, culminando com a prestação no acto solene e nas diversas iniciativas que organizou.

    Temos um Presidente diferente! Informal no comportamento, próximo dos cidadãos e sólido nas convicções políticas, como se confirmou no notável discurso da posse, na linha da excelente intervenção de vitória que produziu na noite do apuramento dos resultados eleitorais.

  • Próximo de Si - "Propaganda pela Câmara Municipal de Sintra"

    Próximo de Si - "Propaganda pela Câmara Municipal de Sintra"

    Desta vez, procuramos demonstrar que o direito da Câmara Municipal de Sintra em informar os municipes foi substituido pelo interesse em promover o Dr. Basílio Horta enquanto candidato às próximas eleições autárquicas.

  • Em nome da coerência e da valorização do serviço público

    Em nome da coerência e da valorização do serviço público

    Foi presente como Extra-Ordem da 55ª Reunião Ordinária e Privada da Câmara Municipal de Sintra, para deliberação pelo seu Executivo, a Proposta de ratificação da deliberação do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra de 4 de março de 2016, que revoga a decisão de contratar, expressa na deliberação da Câmara Municipal de Sintra de 21/12/2015, a qual aprovou a abertura do Concurso Público nº 56PF/2015 – Prestação de Serviços de Recolha, Transporte e Entrega a Destino Final de Resíduos Urbanos ou Equiparados.

    Configurando tal contrato um prazo de 3 anos e um preço base próximo dos 8 Milhões de Euros, conjugaram-se as circunstâncias de se admitirem vantagens da gestão direta, através de meios próprios, desta atribuição municipal e uma substancial redução dos custos de funcionamento prevista para reconhecer que estavam alterados os pressupostos da decisão de contratar externamente tais serviços.

  • Recolha de Assinaturas em Mira-Sintra e São João das Lampas

    Recolha de Assinaturas em Mira-Sintra e São João das Lampas

    Os altos impostos cobrados pela Câmara Municipal de Sintra, tendo em conta os 50 milhões de euros acumulados nas contas bancárias municipais, levaram-nos a abordar este tema nas sucessivas reuniões de Câmara desde setembro do ano passado.

    Hoje, as contas municipais revelam que estão acumulados 60 MILHÕES DE EUROS, grande parte deles provenientes dos impostos como o IMI (sobre proprietários de imóveis), Derrama (sobre os rendimentos empresariais) e o IRS (no qual a Câmara pode aplicar a taxa a aplicar entre os 0% e os 5%).

    Se há dinheiro a mais, então é natural, justo e de boa gestão, que a Câmara possa devolver uma parte do que tem a mais àqueles que o pagaram, os sintrenses e as suas empresas.

  • Próximo de Si - Estação de Algueirão Mem-Martins

    Próximo de Si - Estação de Algueirão Mem-Martins

    Desta vez, o assunto foi a degradação da estação de Algueirão Mem-Martins e a sua zona envolvente, sobretudo a parte do Algueirão.

  • Próximo de Si - Transportes públicos e a opção da Câmara

    Próximo de Si - Transportes públicos e a opção da Câmara

    Com a decisão de transferir competências para a Área Metropolitana de Lisboa, a Câmara Municipal de Sintra perdeu a oportunidade de valorizar os transportes públicos no concelho. Nós votámos contra esta decisão.

  • Distinção para o Comandante da Divisão da PSP de Sintra

    Distinção para o Comandante da Divisão da PSP de Sintra

    Os vereadores do nosso Movimento apresentaram na última reunião de Câmara uma recomendação para atribuição da medalha de mérito municipal ao Comandante da Divisão da PSP de Sintra que cessou funções no passado dia 16 de fevereiro.

    A forte descida da criminalidade em Sintra e a dedicação que emprestou ao serviço público estão na base da nossa proposta.

    Conheça-a aqui.

  • Moção apresentada no âmbito da comemoração do Dia Europeu da Vítima

    Moção apresentada no âmbito da comemoração do Dia Europeu da Vítima

    No âmbito da comemoração do Dia Europeu da Vítima (22 de Fevereiro), os vereadores do nosso Movimento apresentaram na última reunião de câmara uma Moção que propõe a criação no nosso Concelho de um Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) e a promoção de iniciativas de sensibilização para esta problemática, especialmente na comunidade educativa.

    Conheça-a aqui.

  • Também nos transportes, os Sintrenses primeiro!

    Também nos transportes, os Sintrenses primeiro!

    A propósito da delegação de competências na Área Metropolitana de Lisboa

    A transferência para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto das atribuições e competências inerentes ao transporte público de passageiros, constitui uma oportunidade para os municípios se posicionarem relativamente a esta matéria, permitindo-lhes assumir essa responsabilidade ou delegá-la.

    Nesse âmbito foi presente para deliberação pelo Executivo na Reunião Camarária de 23 de Fevereiro, uma proposta subscrita pelo Presidente da Câmara para remessa à Assembleia Municipal de Sintra da Minuta de Protocolo a firmar entre o Município de Sintra e a Área Metropolitana de Lisboa, delegando-lhe diferentes competências nesta matéria.

  • Próximo de Si - Prédios degradados em Casal de Cambra

    Próximo de Si - Prédios degradados em Casal de Cambra

    Neste programa, Marco Almeida constata a degradação dos prédios da Câmara, situados em Casal de Cambra.

  • OBRIGADO!

    OBRIGADO!

    No último fim-de-semana, representantes do nosso Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”, desenvolveram em São Marcos e Terrugem mais uma acção local de recolha de assinaturas pela redução de impostos em Sintra, numa iniciativa que assinalou também o facto de termos atingido as cinco mil subscrições.

  • Uma Presidência Aberta, quatro conclusões!

    Uma Presidência Aberta, quatro conclusões!

    A propósito da Presidência Aberta em Algueirão Mem-Martins

    Realizou-se no dia 19 de Fevereiro, nova Presidência Aberta na freguesia de Algueirão Mem-Martins, naquilo que reproduz formatos, tendências e estratégia, mas reedita também, uma viciante falta de democraticidade.

    Referimo-nos, em primeiro lugar, à reincidente falta de convite aos eleitos pelo Movimento “Sintrenses Marco Almeida”, como se não estivessem empenhados em cumprir o seu compromisso perante os Sintrenses, concorrendo, nas estruturas próprias onde se encontram representados, para o honrar através dos seus contributos para aquilo que é um bem-maior: a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

  • Recomendação sobre a violência no namoro

    Recomendação sobre a violência no namoro

    Na última reunião de câmara, realizada a 16 de Fevereiro de 2016, os vereadores do nosso Movimento apresentaram uma Recomendação, na senda da comemoração do Dia dos Namorados e dos preocupantes dados sobre violência no namoro.

    Um estudo recente promovido pela UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta revelou que uma inaceitável percentagem de 22% dos jovens inquiridos no âmbito consideram “normal” essas ocorrências.

    Justifica-se asim a recomendação para que fosse assumida pela autarquia uma aposta efectiva na prevenção deste tipo de situações, fruto de abordagens comunicacionais muito direccionadas para este estrato etário, por forma a restaurar um paradigma relacional de profundo respeito mútuo.

    Conheça aqui a nossa recomendação na íntegra.

  • Próximo de Si - Câmara não desbloqueia verbas para os reformados de Belas

    Próximo de Si - Câmara não desbloqueia verbas para os reformados de Belas

    Neste programa semanal, produzido pela Saloia TV, Marco Almeida aborda diferentes temas do concelho.

    Desta vez, o assunto foi a a falta de apoios da Câmara Municipal de Sintra e da Segurança Social para a construção do centro de dia e lar da União de Reformados, Pensionistas e Idosos de Belas.

  • Plano de Pormenor da Praia Grande - Estacionamento

    Plano de Pormenor da Praia Grande - Estacionamento

    Na última reunião da Assembleia Municipal de Sintra, que teve lugar no passado dia 3 de fevereiro, a deputada municipal Lúcia Dias, eleita pelo nosso Movimento, fez uma intervenção sobre o Plano de Pormenor da Praia Grande, incidindo especialmente sobre a projetada construção de um parque de estacionamento.

    Conheça aqui na íntegra esta sua intervenção.

  • Elementar, Senhor Presidente! A propósito da visita do Senhor Ministro da Saúde...

    Elementar, Senhor Presidente! A propósito da visita do Senhor Ministro da Saúde...

    Vem isto a propósito dum Infomail hoje divulgado pela Câmara de Sintra sobre a visita do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a Centros de Saúde de Sintra, com apenas uma hora de diferença relativamente ao seu início e, pasme-se, ou talvez não, sem ter incluído os Vereadores do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”.

  • Próximo de si - Centro de Saúde de Belas, que encerrou

    Próximo de si - Centro de Saúde de Belas, que encerrou

    Desta vez Marco Almeida vai a Belas, alertado por vários utentes do Posto de Saúde que encerrou - sem alternativa válida, há cerca de 2 anos.

  • Recolha de assinaturas em Belas

    Recolha de assinaturas em Belas

    No passado sábado, dia 30, estivemos em Belas, na urbanização Casal da Barota, a recolher assinaturas para a petição sobre a redução de impostos em Sintra.

    Assine também aqui:
    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=MarcoAlmeida

  • Vereadores do nosso Movimento na defesa do ambiente...

    Vereadores do nosso Movimento na defesa do ambiente...

    Na última reunião de câmara, realizada a 26 de janeiro de 2016, por proposta do Presidente da Câmara, estava agendado submeter a deliberação da Assembleia Municipal o reconhecimento do Interesse Público Municipal na regularização das instalações de Ecolabor – Transporte e Gestão de Resíduos, Lda., localizada em Fação-Lameiras.

  • Próximo de si - Avenida Heliodoro Salgado, Sintra

    Próximo de si - Avenida Heliodoro Salgado, Sintra

    Um munícipe alertou-nos para aos problemas identificados na Avenida Heliodoro Salgado, em Sintra.

  • Próximo de si - Mercado Municipal do Cacém

    Próximo de si - Mercado Municipal do Cacém

    Visita ao Mercado Municipal do Cacém - Dia 15 de Janeiro de 2016

  • Campanha de Recolha de Cobertores

    Campanha de Recolha de Cobertores

    Na sequência das várias acções solidárias que o nosso Movimento tem vindo a desenvolver, estamos a realizar durante este mês de Janeiro uma Recolha de cobertores, que serão doados a famílias carenciadas identificadas pela Associação Juvenil Ponte ou deixadas na sua Loja Solidária.

    Associe-se a esta iniciativa, deixando o(s) seu(s) cobertore(s) na nossa sede, situada na Rua José Baltazar Bastos Costa nº9 B, em Agualva-Cacém, no seguinte horário: às terças e quintas das 17 às 19h ou aos Sábados das 16h às 18h.

    Obrigado pelo seu envolvimento!

  • Sensibilidade gota a gota  - O significado do querer é poder!

    Sensibilidade gota a gota - O significado do querer é poder!

    3,7 milhões de euros a devolver aos munícipes em 2016 pela Câmara Municipal de Sintra, é o montante  anunciado em comunicado pelo Presidente e hoje divulgado na comunicação social.

    Aos 2,7 milhões de euros que a redução da taxa do IMI representa – de 0,39% para 0,37% -, somam-se agora 1,067 milhões de euros que a autarquia assumirá por conta do aumento de 7,69% na tarifa da água fornecida pela EPAL, para não o fazer reflectir nos consumidores.

    Uma medida que se saúda, naturalmente!

    Mas que nos dá razão, já que o Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” defende desde 2014 o abaixamento da tarifa da água e apresentou em Setembro de 2015, uma Moção tendente à redução dos impostos municipais, provando os ganhos efectivos que geraria a aplicação cumulativa do IMI Familiar e a redução em 1% na taxa variável do IRS. (Conheça-a aqui)

  • Mensagem de Ano Novo

    Mensagem de Ano Novo

    Obrigado pelo vosso apoio ao Movimento durante 2015 e votos de felicidade para o ano de 2016. Será um ano de desafios individuais e coletivos. Sintra, o nosso concelho, precisa de um novo rumo.

    Bom ano!

  • Chegámos aos ONZE MIL seguidores no Facebook

    Chegámos aos ONZE MIL seguidores no Facebook

    A nossa página no Facebook tem já mais de onze mil seguidores, registando neste último ano um aumento de cerca de dois mil novos utilizadores.

    Se ainda não nos segue, poderá fazê-lo aqui e juntar-se também a esta comunidade que defende os interesses dos Sintrenses.

     

     

  • Generosidade presente é o melhor presente!

    Generosidade presente é o melhor presente!

    Poderão alguns dizer que não trouxe nada de novo, que somos mais a juntar aos demais, mas quando vale a pena, por que não haveremos de repetir gestos e multiplicar vontades, mesmo não sendo originais?

  • Verde de esperança, como a árvore de Natal

    Verde de esperança, como a árvore de Natal

    Mesmo às portas do Natal, quase poderia assumir-se que o objectivo era distribuir… prendas, fosse qual fosse o tipo!

    E se se tomar por adquirida a força da expressão “O natal é quando um homem quiser”, então à data de concretização de cada uma das sempre propaladas intenções manifestadas por ocasião de cada Presidência Aberta, será Natal outra e outra vez… ou tardará a sê-lo…

  • BOAS FESTAS!

    BOAS FESTAS!

    Que 2016 seja como uma árvore de Natal: verde de esperança, com muita luz e muita cor e que, tal como as bolas natalícias que os seus ramos estão sempre prontos a acolher, possam também os nossos projectos pessoais e profissionais emprestar-lhe um brilho especial, ajudando-nos a valorizar o que é realmente importante.

  • Inauguração da Exposição "A Poesia do Lixo"

    Inauguração da Exposição "A Poesia do Lixo"

    Patente até 6 de Janeiro, inaugurámos nesta sexta-feira dia 4 de Dezembro, mais uma exposição na nossa Sede, desta feita com as criações plásticas de Lúcia Zani.

  • Mensagem de José Ribeiro e Castro

    Mensagem de José Ribeiro e Castro

    Não podendo estar presente por razões profissionais no almoço comemorativo do nosso 3º aniversário, José Ribeiro e Castro enviou-nos uma mensagem, que aqui partilhamos.

  • Mais de 500 Sintrenses festejaram connosco o nosso 3º aniversário

    Mais de 500 Sintrenses festejaram connosco o nosso 3º aniversário

    O almoço de comemoração do 3º aniversário do nosso Movimento, que se realizou no dia 29 de Novembro, na Terrugem, contou com a presença de mais de quinhentos sintrenses que quiseram partilhar connosco este momento.

  • Almoço de comemoração do 3º aniversário do nosso Movimento

    Almoço de comemoração do 3º aniversário do nosso Movimento

    No próximo domingo, dia 29 de Novembro, o Movimento Sintrenses com Marco Almeida irá realizar um almoço de comemoração do seu 3º aniversário, assinalando a data em que lançámos o nosso Movimento e anunciámos a candidatura às eleições Autárquicas.

  • Publicação sem direito a opinião

    Publicação sem direito a opinião

    O anúncio pelo Sr. Presidente em sede da sessão da Assembleia Municipal do passado dia 12 de Novembro, de que iria ser editada uma publicação sobre a atividade municipal destes dois anos do atual mandato, motivou o nosso requerimento para que nos fosse reservada a oportunidade de participação, na linha, aliás, daquilo que vem sendo uma prática dos anteriores Executivos há mais de 20 anos.

  • Evento solidário promovido pelo Movimento em Agualva e Mira-Sintra

    Evento solidário promovido pelo Movimento em Agualva e Mira-Sintra

    No passado domingo, dia 15 de Novembro, a tarde daqueles que aceitaram o convite para participar num evento solidário promovido pelo Movimento Sintrenses com Marco Almeida - Agualva e Mira-Sintra - fez-se de zumba e de magusto.

  • Petição municipal pela descida dos impostos em Sintra

    Petição municipal pela descida dos impostos em Sintra

    Por ocasião da Reunião do Executivo Camarário do passado dia 22 de Setembro, os Vereadores do Movimento Independente Autárquico "Sintrenses com Marco Almeida" apresentaram uma Moção pela Redução da Carga Fiscal em Sintra, provando que os milhões de perda de receita camarária invocados pelo Presidente a propósito da redução do IMI, se traduziam afinal em tostões, já que o benefício efetivo para as famílias era muito reduzido.

  • Visita a Casal de Cambra

    Visita a Casal de Cambra

    Na passada 6ª feira, 6 de Novembro, concretizou-se uma visita a Casal de Cambra por iniciativa dos Vereadores eleitos pelo Movimento "Sintrenses com Marco Almeida" e que juntaria, para além deles, deputados municipais e elementos do executivo da Junta de Freguesia.

  • Óleos alimentares pelo cano

    Óleos alimentares pelo cano

    Oleões: mais um exemplo da tentação de destruir um passado recente que se reconstrói depois…

  • Obrigatório melhorar o espaço público

    Obrigatório melhorar o espaço público

    Melhorar é o verbo a conjugar em matéria de espaço público. A sensibilidade dos munícipes demonstra-o à saciedade!

    Aquilo que parecia uma evidência acabaria por ver-se confirmado com a divulgação do Boletim "Território e Ambiente", relativo ao 3º trimestre de 2015.

  • Almoço de confraternização

    Almoço de confraternização

    Com os dias a pintarem-se das cores de Outono, foi tempo de nos voltarmos a reunir para um almoço de confraternização.

    No dia 31 de Outubro, na Quinta Casemiro Sérgio, cerca de duas centenas de convivas esgotaram a capacidade do espaço que nos acolheu.

  • Muita parra, pouca uva!

    Muita parra, pouca uva!

    A propósito da 2ª Presidência Aberta às Freguesias de Agualva e Mira-Sintra:

  • Contributos no âmbito da Discussão Pública do Programa Estratégico da Área da Reabilitação Urbana da Agualva

    Contributos no âmbito da Discussão Pública do Programa Estratégico da Área da Reabilitação Urbana da Agualva

    Conheça aqui os contributos do nosso Movimento no âmbito da Discussão Pública do Programa Estratégico da Área da Reabilitação Urbana da Agualva.

  • Educação: parente pobre no Orçamento Municipal para 2016

    Educação: parente pobre no Orçamento Municipal para 2016

    A circunstância de serem detetáveis fragilidades várias no orçamento municipal para 2016, nomeadamente

  • Moção pelas Moções

    Moção pelas Moções

    Os Vereadores do Movimento Sintrenses com Marco Almeida apresentaram na última reunião de câmara, que se realizou no dia 20 de outubro, uma intervenção que poderia até denominar-se "Moção pelas Moções!".

    Esta intervenção pretendeu obter esclarecimentos sobre o seguimento dado às 8 (oito) moções que este Movimento apresentou e que foram aprovadas em anteriores reuniões de câmara.

  • Colher para dividir - Os frutos da nossa ação solidária

    Colher para dividir - Os frutos da nossa ação solidária

    Nesta segunda-feira, dia 12 de Outubro, foi dia de procedermos à entrega das muitas dezenas de quilos de maçãs às duas instituições de acolhimento que foram escolhidas para destinatárias do fruto da nossa ação solidária e que tinham sido antecipadamente contactadas para o efeito.

    Foram, no caso concreto, a Obra do Padre Gregório, com o Lar em S. Pedro e o Lar Novo Mundo do Exército de Salvação, na Estefânea.

  • A importância de desfraldar a bandeira verde em nome do ambiente!

    A importância de desfraldar a bandeira verde em nome do ambiente!

    A propósito do Dia das Bandeiras Verdes premiar 62 escolas de Sintra

    O dia 14 de Outubro é dia de festa para o ambiente e para todas as escolas e respectivas comunidades educativas que investiram na promoção de comportamentos e práticas ambientalmente corretas e que, candidatando-se ao programa Eco-Escolas,lograram ver reconhecido o seu projeto, uma vez que terá lugar naquele que é o Dia das Bandeiras Verdes, a entrega dos galardões no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras.

  • Refletir para agir - Ronda de reuniões com os eleitos

    Refletir para agir - Ronda de reuniões com os eleitos

    Dois anos após as Eleições Autárquicas é tempo de fazer um balanço, freguesia a freguesia, sobre a atuação dos diferentes órgãos autárquicos.

    Refletir sobre o caminho trilhado, sobre os meios e as oportunidades e a estratégia a privilegiar é, pois, o propósito da ronda de reuniões de coordenação que o Movimento SCMA levará a efeito entre 8 e 16 de Outubro com os eleitos para as diversas estruturas.

    Refletir para agir é o mote, porque Sintra e os Sintrenses continuam a ser demasiado importantes para nós.

  • Voto contra em nome da transparência

    Voto contra em nome da transparência

    Na reunião realizada a 6 de outubro de 2015, o executivo municipal decidiu autorizar, com os votos contra dos vereadores do nosso movimento, o acordo entre o Município de Sintra e a Auchan Portugal Hipermercados, S. A., para a aquisição camarária de 2 parcelas de terreno, no âmbito da construção de um novo Hipermercado Jumbo em Sintra.

    Conheça aqui os fundamentos da nossa posição.

  • Voto de Protesto

    Voto de Protesto

    A Câmara Municipal de Sintra e a empresa Parques de Sintra-Monte da Lua inauguraram no passado dia 23 de Setembro o Gabinete do Património Mundial - Paisagem Cultural de Sintra. Foi assim concretizada uma parceria entre a C.M.S. e a Parques de Sintra-Monte da Lua, responsável pela gestão de diversos símbolos históricos e culturais presentes na área classificada pela UNESCO.

  • “Uns têm cavalo e cavaleiro e outros nem burrito têm…”

    “Uns têm cavalo e cavaleiro e outros nem burrito têm…”

    “Uns têm cavalo e cavaleiro e outros nem um burrito têm…” - Foi com esta expressão de origem popular que, recentemente e em sede de reunião camarária, foi uma vez mais lamentada a falta de condições para deslocações dos quatro vereadores eleitos pelo Movimento Independente “Sintrenses com Marco Almeida”, no estrito cumprimento das suas funções autárquicas.

  • Ação solidária - Colher para dividir

    Ação solidária - Colher para dividir

    No dia 27 de Setembro foi tempo de apanhar maçãs reineta.

    Mobilizado um grupo de sócios e amigos para participarem na apanha de maçãs reineta em Fontanelas, a Associação “Sintrenses com Marco Almeida” cumpriu mais uma atividade com fins solidários, já que o objectivo residia em que, por troca desse trabalho voluntário, se conseguisse angariar uma quantidade confortável daquele fruto para distribuição por instituições de acolhimento de crianças e jovens.

  • Vira o disco e toca o mesmo…

    Vira o disco e toca o mesmo…

    A propósito da 2ª Presidência Aberta à União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar...
     
    Parece ser este o mote que melhor encaixa na reedição das Presidências Abertas, lançadas por iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de Sintra em 2014.
  • Milhões que são tostões - a propósito da redução do IMI

    Milhões que são tostões - a propósito da redução do IMI

    Ao apresentar uma proposta avulsa sobre o IMI, esquecendo os restantes impostos para os quais a Câmara está obrigada a votar em sede de executivo municipal e assembleia municipal, entre os principais destacam-se o IRS, a Derrama e o próprio IMI, o senhor Presidente de Câmara arrastou a autarquia para a disputa eleitoral das eleições legislativas do dia 4 de outubro.

    Conheça aqui a nossa posição.

  • Tomar o pulso à saúde em Sintra

    Tomar o pulso à saúde em Sintra

    A propósito do recentemente anunciado reforço de 13 médicos para as unidades de saúde do Concelho, realizou-se nesta terça-feira, na sede do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, uma reunião com a sua Diretora, a Engª Ana Andrade, requerida pelos eleitos pelo Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”.

  • Autocarros das Juntas de Freguesia

    Autocarros das Juntas de Freguesia

    A Câmara Municipal de Sintra anda à deriva com o assunto dos autocarros das Juntas de Freguesia.

    Ao longo destes últimos 2 anos foram feitas muitas promessas, grupos de trabalho e anúncios de solução. A verdade, no entanto, é esta: hoje existem menos autocarros, as juntas contam com menos apoios e as comunidades sintrenses têm mais dificuldade em organizar iniciativas.

  • IMI FAMILIAR EM SINTRA

    IMI FAMILIAR EM SINTRA

    Na reunião do executivo municipal do passado dia 2 de setembro, os vereadores do Movimento anunciaram para breve apresentação de uma proposta em torno do "IMI Familiar".

  • Apoio a crianças órfãs

    Apoio a crianças órfãs

    Nesta semana recebemos o cônsul francês no Malawi, Luc Deschamps, e a presidente da "Jacaranda Foundation", Marie da Silva, a pedido de uma jovem sintrense, Inês Nunes, que recentemente esteve naquele país numa numa missão voluntária para apoiar crianças órfãs.

  • Jovens dão força ao Movimento

    Jovens dão força ao Movimento

    A 12 de agosto de 1999, a Organização das Nações Unidas, por proposta da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa de 8 a 12 de Agosto de 1998, instituía o Dia Internacional da Juventude.

  • Moção em nome do superior respeito pelos mais velhos

    Moção em nome do superior respeito pelos mais velhos

    Por ocasião da comemoração do Dia Nacional dos Avós (celebrado a 26 de Julho), os Vereadores do Movimento "Sintrenses com Marco Almeida" apresentaram na última Reunião Camarária uma Moção em nome do superior respeito pelos mais velhos.

  • Eu voto!

    Eu voto!

    Leia o Observador desta 2ª feira, dia 27 de julho.

    O artigo de opinião de Marco Almeida reflete a importância e as condições para o voto consciente nas Eleições Legislativas.

  • Bens alimentares para famílias carenciadas

    Bens alimentares para famílias carenciadas

    No passado dia 31 de maio a Associação “Sintrenses com Marco Almeida”, em cujos objetivos se inclui a promoção da cidadania e a participação cívica, dinamizou uma acção solidária que visou a angariação de fundos para aquisição de produtos e bens alimentares para distribuição por famílias carenciadas sinalizadas pela Paróquia de Agualva.

  • COMUNICADO - "FUMO SEM FOGO no Banzão?"

    COMUNICADO - "FUMO SEM FOGO no Banzão?"

    Queremos partilhar convosco, a propósito das recentes notícias sobre o possível licenciamento de uma unidade comercial de média dimensão na localidade do Banzão - Colares, o pedido de esclarecimentos que dirigimos ao Presidente da Câmara Municipal de Sintra. É importante o cabal esclarecimento quanto ao local exato, à dimensão e quem promove a operação comercial.

    Leia aqui o comunicado emitido pelo nosso Movimento.

  • Juntas de freguesia responsáveis no 125º aniversário dos Bombeiros de Sintra

    Juntas de freguesia responsáveis no 125º aniversário dos Bombeiros de Sintra

    A União das Freguesias de São João das Lampas e da Terrugem e a União das Freguesias de Sintra como bons exemplos no apoio às nossas comunidade.

    A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sintra comemorou, no passado dia 28 de Junho, o seu 125º aniversário. Uma história já longa feita ao serviço de Sintra e das suas gentes de que muito nos orgulhamos.

  • Reunião de Autarcas do Movimento Sintrenses com Marco Almeida

    Reunião de Autarcas do Movimento Sintrenses com Marco Almeida

    No dia 27 de Junho reunimos os autarcas do Movimento para refletirmos em conjunto sobre o que fizemos e o que juntos queremos continuar a fazer.

    A nossa responsabilidade perante os sintrenses é enorme e os desafios que temos pela frente são imensos.

    Somos hoje a segunda maior força política do concelho e aquela que melhores condições reúne para defender um projeto alternativo para Sintra.

    A nossa liberdade é a nossa independência.

    Contem connosco.

  • Tão ridícula como desnecessária!

    Tão ridícula como desnecessária!

    Julgo que é assim que podemos definir a recente iniciativa da Câmara Municipal de Sintra a propósito da situação que aflige os residentes da rua de São Tomé e Príncipe, no Cacém.

    Segundo as notificações camarárias que têm chegado aos munícipes afetados em novembro de 2014 com a queda de um muro de suporte que atingiu as suas habitações, a autarquia pretende agora que estes paguem cerca de 70 mil euros referentes aos trabalhos realizados de remoção de pedras e terras.

  • Sintra em Conferência - com Manuela Ferreira Leite

    Sintra em Conferência - com Manuela Ferreira Leite

    Com a sessão intitulada "O futuro, o que nos espera?" e a Drª Manuela Ferreira Leite,  termina o 1º ciclo da iniciativa "Sintra em Conferência" que teve o primeiro encontro em maio de 2014.

    Por aqui passaram Pacheco Pereira, Daniel Oliveira, Manuel Monteiro, Marinho e Pinto, Nuno Morais Sarmento, Rui Rio, Rui Tavares, João Soares, Joana Amaral Dias, Ribeiro e Castro e contou, na sua última sessão, com Manuela Ferreira Leite.

    Em setembro voltamos com um novo ciclo.

    Até lá.

  • "Sintrenses" fazem aprovar moção contra a Obesidade Infantil

    "Sintrenses" fazem aprovar moção contra a Obesidade Infantil

    É necessário estar atento e combater o fenómeno da obesidade infantil no nosso concelho. É preciso mobilizar esforços para combater este flagelo que condiciona a vida de muitas crianças e jovens. Foi com esse objetivo que apresentámos em reunião de Câmara uma proposta sobre este assunto.

  • Moção em defesa do ambiente

    Moção em defesa do ambiente

    No dia 11 de Junho foi aprovada por unanimidade em reunião camarária, uma moção apresentada pelo movimento cívico Sintrenses com Marco Almeida (SCMA), a qual teve como objectivo a invocação do Dia do Ambiente a defesa da saúde pública.

  • Ciclo de visitas prossegue em Rio de Mouro

    Ciclo de visitas prossegue em Rio de Mouro

    Cumpridas já nas Freguesias de Massamá e Monte-Abraão, Algueirão Mem-Martins, Cacém e S. Marcos e Agualva e Mira-Sintra, é agora foi vez da Freguesia de Rio de Mouro, visitada no dia 6 de Junho.

  • Sintra em Conferência - com Ribeiro e Castro

    Sintra em Conferência - com Ribeiro e Castro

    A reforma do sistema político foi o tema da conferência que teve como orador o deputado ribeiro e Castro eleito pelo CDS-PP.

  • Visita à União de Freguesias de Cacém e São Marcos

    Visita à União de Freguesias de Cacém e São Marcos

    Prosseguiu a 16 de Maio o Ciclo de 2015 de Visitas às Freguesias, promovido pelo Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”, desta feita em Cacém e São Marcos.

  • Um sábado inteiro dedicado a Agualva e Mira-Sintra

    Um sábado inteiro dedicado a Agualva e Mira-Sintra

    Prosseguiu a 23 de Maio o Ciclo de 2015 de Visitas às Freguesias, promovido pelo Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”, desta feita em Agualva e Mira-Sintra.

  • Sintra em Conferência - com Joana Amaral Dias

    Sintra em Conferência - com Joana Amaral Dias

    Sintra acolheu mais uma conferência organzida pelo o nosso Movimento. Desta vez foi em Agualva e a convidada foi a Joana Amaral Dias, promotora da plataforma civica "AGiR".

TOPO