CONSEGUIMOS! Câmara de Sintra vai anular todos os processos de agravamento do IMI

Depois da notícia da TSF, revelada na manhã do dia 13 de Abril com base no comunicado emitido pelo nosso Movimento que denunciava o exponencial aumento dos imóveis abrangidos pela majoração do IMI, o presidente Basílio Horta percebeu e finalmente admitiu que os critérios não estavam a ser aplicados corretamente.

É para nós motivo de congratulação que tenha sido hoje anunciado o recuo do Presidente da Câmara de Sintra relativamente aos processos de majoração do IMI, traduzido na anulação de todos aqueles que se viram abrangidos por essa medida.

Na sequência da Nota Informativa que divulgámos na passada 3ª feira, já depois de termos confrontado o Presidente em sede de reunião camarária sobre o descomunal aumento que novamente se verificara no número de fogos sobre que recaíra a majoração de 30%, por alegadamente se encontrarem degradados, vem agora o Dr. Basílio Horta "dar o dito por não dito", provando-se que nos assistia razão para a denúncia, que era aliás, reincidente, na medida em que já há pouco menos de um ano o questionáramos sobre o assunto e recomendáramos que pudessem os munícipes ser previamente notificados para que não acontecesse terem que pagar e só depois reclamar.

Com os nossos argumentos a não terem então colhido, foi precisa a pressão da comunicação social para fragilizar aquilo que o Presidente considerava sustentado por rigor e justeza.

Lamentável é que aligeire as suas próprias responsabilidades políticas e que direcione baterias para os técnicos e para as juntas de freguesia - na medida em que também a identificação de alguns fogos lhes caberia -, anunciando, qual desculpa de mau pagador, que abrirá um inquérito interno e prometendo que serão precisados os critérios que habilitarão a uma classificação mais rigorosa das situações.

O afã do Sr. Presidente em amealhar receitas ao invés de as colocar ao serviço do investimento e da qualidade de vida dos sintrenses é já conhecido, merecendo da nossa parte, frequentes denúncias, mas "Trocar os munícipes pelas contas bancárias" também com recurso à ligeireza destes procedimentos fiscais, onerando os seus encargos, em muitos dos casos, sem justificação sólida, acabou por revelar-se uma falta de uma enorme gravidade.

Uma falta que agora se espera ver efetivamente corrigida!

Marco Almeida

Veja o vídeo:

Veja também o programa PRÓXIMO DE SI da SALOIA TV, onde, na sequência das muitas reclamações vindas da Cavaleira por causa do IMI, Marco Almeida visitou este local da Freguesia de Algueirão Mem Martins e denunciou este injusto aumento do IMI:

TOPO