Está neste momento a decorrer um concurso público com vista à construção do Parque Urbano da Serra da Carregueira. No programa deste concurso e no que diz respeito à utilização de pedra, está apenas contemplada a utilização de granitos, nomeadamente o granito amarelado, inexistente no nosso Concelho. Os cerca de 6.000 m3 de Granitos amarelados necessários para esta intervenção só poderão ser obtidos no concelho de Mondim de Basto. Neste contexto, as empresas do nosso Concelho que trabalham neste sector ficarão impossibilitadas de concorrer a esta obra.
Em face desta situação, na última sessão de Câmara, os nossos vereadores fizeram uma proposta no sentido da equipa técnica da nossa Câmara, entrar em contacto com técnicos do sector da pedra, para ficarem devidamente informados e assim poderem fazer uma avaliação com o Arquitecto autor do projecto, com o objectivo do caderno de encargos prever a admissão da utilização de calcários amarelados, existentes no nosso Concelho.
Entendemos que com esta acção, defenderemos a nossa pedra, a nossa industria, as nossas empresas e os nossos empresários.
Ainda no seguimento desta análise, saliente-se que a distância entre o Município de Mondim de Basto e o Município de Sintra é da ordem dos 400/410 kms.
Para transportar 6.000 m3, e partindo do princípio que cada camião tem capacidade para transportar entre 7/8 m3, serão necessários 750 transportes/carregamentos. Segundo as empresas especializadas em transporte de rochas ornamentais, o preço de cada carregamento é da ordem dos €600/700, que multiplicados por 750 transportes, chegaria a um valor de € 450.000 só para custo de transportes.
Esta é mais uma das razões para se apostar na pedra do nosso Município.