Foram apresentadas pelas Bancadas do PSD e CDS-PP na Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, duas moções com propostas de medidas que visam o apoio à economia local. Foram ambas aprovadas por maioria, tendo sempre a Bancada do PS votado contra em ambas e o Bloco de Esquerda votado contra em uma delas, a referente às alterações ao trânsito.
Consideramos que a implementação das medidas propostas, seria um contributo importante de apoio ao Comércio Local nestes tempos difíceis que vivemos.
Conheça-as aqui.
Moção – Medidas para atrair mais clientes ao comércio de Sintra
Atravessa o País e o Mundo, uma das mais graves crises de que há memória na História Universal, em que por via da Pandemia Covid-19 milhões de pessoas podem cair no desemprego e em situação de carência social.
No nosso país, essa realidade traduz-se em números cada vez mais elevados de desemprego, tendo já passado a fasquia dos 200.000 inscritos nos Centros de Emprego. Não sendo obviamente o nosso Concelho e a nossa Freguesia imunes a esta triste realidade (em Maio eram quase 14.000 os inscritos no Centro de Emprego de Sintra) é urgente e prioritário que se criem medidas que de alguma forma sejam beneficiadoras da actividade económica e que promovam o desenvolvimento da economia local, possibilitando assim a manutenção de postos de trabalho.
Por conseguinte, consideramos ser necessária e urgente a tomada de medidas de apoio ao Comércio Local da nossa Freguesia, de forma a chamar mais clientes a estes agentes económicos, incrementando a sua facturação e permitindo a sua sobrevivência económica.
Considerando que a existência de lugares de parqueamento pago no Espaço Público se deve primeiramente, e antes de mais, a um princípio fundamental de gestão que visa ordenar e disciplinar a permanência de veículos em determinados locais nos horários de maior procura, mas também de garantir lugares disponíveis para residentes, a Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, por proposta das bancadas de PSD e CDS-PP, apresenta as seguintes medidas, para vigorar durante o Estado de Calamidade que se verifica na Área Metropolitana de Lisboa e/ou enquanto se mantiver a atual crise pandémica:
- Isenção de pagamento de estacionamento em dias de funcionamento do Mercado da Estefânea, durante o periodo da manhã até às 14.00 horas, no perimetro delimitado a Sul pela Avenida Dr. Desidério Cambournac, a Nascente e Norte pela Rua António Cunha e a Poente pela Avenida Heliodoro Salgado; bem assim como na Avenida Adriano Julio Coelho, Rua General Alves Roçadas e Rua Pedro Gomes da Silva.
- Suspensão do pagamento de estacionamento na Volta do Duche.
- Isenção do pagamento de estacionamento durante duas horas nos restantes lugares de estacionamento situados nas artérias comerciais da Portela de Sintra, Estefânea, Estação de Sintra, nomeadamente na Rua Alfredo Costa, como forma de atrair mais clientes para todo o comércio, para os cafés e restaurantes da zona.
Desta forma, serve a presente Moção para propor a esta Assembleia que recomende ao Executivo da União de Freguesias de Sintra que promova junto da EMES, e no ambito das suas atribuições institucionais, as medidas aqui apresentadas e propostas.
Sintra, 24 de Junho de 2020
As Bancadas do PSD e CDS/PP
Moção – Acessos ao Centro Histórico e ao Palácio da Pena
A proibição de acesso rodoviário ao centro histórico e à serra de Sintra na atualidade é uma medida que tem, também ela, de se adaptar ao chamado “novo normal”.
Em tempos de abundância de visitantes (pré-COVID-19) podiam-se compreender e aceitar as restrições impostas, mesmo que algumas das mesmas não tivessem sido bem aplicadas e ponderadas.
Mas em tempos em que não recebemos tantos visitantes, pede-se que o Executivo da Câmara de Sintra reveja todas as restrições que impôs e que obrigam quem ainda nos visita a recorrer a transportes turísticos para ter acesso à parte monumental de Sintra.
Presentemente, chega-se ao início da Estrada da Pena e damos de caras com uma placa grande a dizer que o trânsito está condicionado, sabendo-se que no topo não se pode virar à esquerda para se ter acesso à estrada para o Castelo dos Mouros e para o Palácio.
Antes da pandemia verificava-se, devido a este constrangimento, um estacionamento caótico na estrada em direção ao Challet da Condessa d’Edla e Convento dos Capuchos, agora, as poucas viaturas que se atrevem a virar em direção à Pena são multadas pela Polícia Municipal.
Claro que está a fazer cumprir as regras mas são essas as que questionamos agora.Devido ao “Plano de Contingência” da ScottUrb, a carreira 434 não tem funcionado, obrigando assim à utilização de um outro meio de transporte, turístico, para aceder ao topo da Serra, ou a uma caminhada para a qual nem todos estão aptos, por muito gratificante que seja o caminho.
Ora, o que se esperava era que o executivo camarário de Sintra tivesse oportunidade de adaptar a medida a tempos COVID-19, mas não! Tantos Conselhos Estratégicos e nenhuma visão estratégica para se adaptar a estes novos tempos.
No Concelho vizinho, Cascais, não se tem cobrado parqueamento, em particular perto da zona costeira, com o intuito de estimular visitas ao concelho e reanimar a economia.
Em Sintra na Volta do Duche, a EMES sempre lesta a multar lá continua. No centro de Sintra os restaurantes abrem apenas 4 horas por dia e alguns intermitentemente. Já os clientes contam-se pelos dedos das mãos.
É fácil perceber que há uma rede de postos de trabalho que fica em perigo devido a estes constrangimentos de acesso, desde quem lida diretamente com o público até ao produtor que fornece bens e produtos.
Se o Executivo da Câmara não se adaptar a este “novo normal”, à crise que se espera juntar-se-ão mais problemas que ainda podem ser minimizados em Sintra.
Por isso, a Assembleia da União de Freguesias de Sintra, por proposta das bancadas de PSD e CDS-PP, insta o Executivo da Junta a pressionar a Câmara Municipal de Sintra para que sejam tomadas medidas que estimulem a vinda de visitantes às nossas zonas históricas, comerciais e hoteleiras, minimizando a crise profunda que se vive no comércio, na restauração e no alojamento turístico em Sintra. São milhares de pessoas que dependem desta atividade em Sintra.
Nesse sentido, esta Assembleia propõe que durante esta fase pandémica seja reaberto o trânsito e o acesso de viaturas particulares aos parques de estacionamento do Palácio da Pena, mantendo os sentidos habituais, e que seja permitida, igualmente de forma temporária, a circulação no Centro Histórico de Sintra, mantendo o sentido único atual, durante todo o dia, pela Rua Conselheiro Segurado, junto ao Hotel Neto, Praça da República, pela Rua Maria Eugénia Reis Ferreira Navarro e daí para a Rua Consiglieri Pedroso, bem como pela Calçada do Pelourinho.
Sintra, 25 de junho de 2020
As Bancadas de PSD e CDS-PP