A propósito das sucessivas alterações de circulação e estacionamento que a Câmara Municipal de Sintra tem introduzido no Centro Histórico, as quais têm sofrido forte contestação de residentes e comerciantes, partilhamos este post do Presidente da Sociedade União Sintrense publicado na sua página do Facebook, no qual traduz o seu descontentamento pelas opções da Câmara relativamente a este assunto.
Aqui fica o texto completo:
#éesteocaminho diziam os slogan de campanha e ainda dizem todos os discursos políticos. Não estão errados… nunca nos chegaram a dizer qual era o caminho ou o destino. Se for o de muitas más decisões ou a de planos que começam pelo telhado em vez das fundações… então fez-se jus ao slogan e estão está a fazer-se um excelente trabalho.
Pergunto-me como é isto possível? Tenho 34 anos e toda a minha vida fiz parte da vida da Sociedade União Sintrense. Há 15 anos que tenho o orgulho de ser seu elemento directivo e tenho a alegria de poder dizer, sem duvidas e à boca cheia, que dirijo a mais antiga e histórica colectividade registada no concelho de Sintra e uma das cinco mais antigas de portugal.
Já tivemos Reis como sócios, sendo mesmo chamada de Real Sociedade União Sintrense no tempo da Monarquia. Hoje poderia chamar-se “Sociedade união Sintrense dos Carolas Parvos e maltratados que ainda Resistem” ou “Real Abandonada e Desconsiderada Sociedade União Sintrense”
E quem fala da colectividade fala de moradores, fala de comerciantes e fala de todos os Portugueses que fazem da vila de Sintra o cento histórico que é para os Turistas que a visitam… turistas esses que são os únicos que aparentemente contam já que nós, filhos da terra, estão-se cagando e mijando para nós… e a malta deve gostar porque não abrem os olhos!
Está a decidir-se tudo num gabinete sem ser por ninguém que viva e que seja apaixonado por Sintra e pela sua vila… que sinceramente mete nojo aos cães.
A minha equipa de Direcção tem cerca 12 elementos, o Teatro União cerca de 20… já era horrivelmente complicado chegar até à Sociedade e circular. Tentávamos fazer ensaios, reuniões e encontros de trabalho após as 19h00, para não terem que dar duas e três voltas a colares para estacionarem… Agora, mesmo que marquemos depois dessa hora, os lugares continuam a não existir.
A minha equipa não é uma equipazinha qualquer e não é como alguns merdas que são profissionais e se escudam nesse estatuto para fazerem uma porcaria qualquer que os pseudo-eruditos todos batem palmas porque fica bem, mesmo não tendo percebido nada. A minha equipa de teatro e de direcção é talentosa, extraordinária e dedicada… a melhor que alguém poderia ter. Dão horas e horas para fazer um trabalho coerente e consistente que vai ao encontro dos gostos do publico e que enaltece a vida cultural de Sintra. Agora o que lhes resta? Quilómetros de caminho até conseguirem estacionar ou ter de estacionar longe e ainda pagar para tal… quando todos são voluntários. Dão, dão, dão… e o que lhes dá os nossos governantes? Nada… apenas desconsideração.
Tenham vergonha meus senhores… tenham vergonha pois são estas pessoas que vos colocam em posição de tomar decisões esperando que as façam pensando em nós, é pedir muito?
Faz-vos sentido que na parede da fachada da colectividade não se possa estacionar ou não pudesse esse espaço de quatro lugares ser reservado para a direcção ou para elementos das equipas de trabalho da casa?. Pergunto-me como faremos para que um camião de equipamento descarregue o material para um concerto… ficará parado na via pública uma hora suponho? É que a vossa decisão não nos deixa outra forma, pensaram nisso?
Mas basta dois dedos de testa para se perceber que estão a tentar tornar gloriosa uma decisão miserável como a construção de um parque que não serve ninguém na cavaleira. Se não houver efectivamente lugar para estacionar hão-de estrangular até conseguirem mais dois ou três carros nesse parque fantasma para a fotografia… faz-se a merda e mais merda sobre ela. Boa!
Sou director de uma casa ao pé da qual não posso parar… nem no portão… já que aqui se vê perfeitamente que o carro de um colega directivo está claramente mal estacionado pela evidente marcação amarela em frente a ele.
Sinto-me revoltado além de triste com isto e mais pelo facto de “Surpresa” hoje chegaste à Sociedade e adivinha… de um dia para o outro e sem ninguém dizer nada a ninguém não se pode ali parar.
Partilhem, comentem, revoltem-se… sempre tive o sonho de celebrar os 150 anos da colectividade… mas cada vez mais acredito que um dia ela fecha porque pura e simplesmente alguém a estrangulou a esse triste ponto.
Aceda aqui ao post: https://www.facebook.com/ricardo.pereira.9440234/posts/10156122920222245