Os tempos que vivemos desafiam-nos à reflexão sobre a importância da vida em comunidade e daquilo que ela melhor nos oferece, a partilha.
Durante as últimas décadas, sentimos como comum a relação próxima entre as pessoas, com aqueles com quem trabalhamos, com quem convivemos, sobretudo com a família e com os amigos mais íntimos. Era normal disfrutarmos de um abraço ou do beijo que cimentava os cumprimentos com os mais próximos de nós.
Sentimos falta dessa relação e testemunhamos como a nossa vida se alterou tanto. A perda do emprego, o layoff e todas as outras dificuldades que muitos sentem, fazem parte de um mundo que alterou o nosso modo de vida.
Estamos mais distantes, mas queremos estar mais perto; estamos mais sofridos, mas mais esperançosos e queremos acreditar que mais solidários.
O concelho de Sintra, pela sua matriz social e económica, tantas vezes frágil, tem desafios permanentes. Habituámo-nos, desde há muito, a testemunhar a dedicação da rede composta pelas nossas instituições e associações que trabalham nos diferentes domínios da vida das nossas comunidades, acompanhadas pelo trabalho anónimo de muitos sintrenses.
É bom sentir que a vida não parou. Na educação, na saúde, na cultura, no desporto, na juventude, na solidariedade, nas congregações religiosas e nas diferentes autarquias do território municipal, muito acontece todos os dias e que queremos reconhecer.
É isso que singelamente queremos valorizar com a mensagem que vos dirigimos. Ela é de gratidão e sobretudo de votos de Feliz Natal em comunhão, mesmo que à distância; e de Próspero Ano Novo.
Bem hajam.
Os vereadores Marco Almeida e Andreia Bernardo.