Na reunião de câmara realizada nesta terça-feira, dia 7 de julho, o Presidente da Câmara de Sintra recusou discutir a proposta apresentada pelos nossos vereadores Marco Almeida e Andreia Bernardo, que propunha medidas para atrair mais clientes ao comércio local da zona de Sintra.
Conheça aqui a Moção que apresentámos e que foi recusada por Basílio Horta.
Moção – Medidas para atrair mais clientes ao comércio local da zona de Sintra
Atravessa o País e o Mundo, uma das mais graves crises de que há memória na História Universal, em que por via da Pandemia Covid-19 milhões de pessoas podem cair no desemprego e em situação de carência social.
No nosso país, essa realidade traduz-se em números cada vez mais elevados de desemprego, tendo já passado a fasquia dos 200.000 inscritos nos Centros de Emprego. Não sendo obviamente o nosso Concelho imune a esta triste realidade (em maio eram quase 13.000 os inscritos no Centro de Emprego de Sintra), é urgente e prioritário que se criem medidas que de alguma forma sejam beneficiadoras da atividade económica e que promovam o desenvolvimento da economia local, possibilitando assim a manutenção de postos de trabalho.
O Centro Histórico de Sintra e a zona envolvente constitui uma exceção relativamente ao resto do concelho, pela existência de parquímetros, a qual deve merecer neste tempo tratamento igual; através da concretização de medidas que a coloquem as diferentes partes do território em pé de igualdade.
A Assembleia da União das Freguesias de Sintra aprovou, na sua sessão de 24 de junho de 2020, por maioria a adoção de medidas de incentivo ao comércio local.
A existência de lugares de parqueamento pago no espaço público deve-se primeiramente, e antes de mais, a um principio fundamental de gestão que visa ordenar e disciplinar a permanência de veículos em determinados locais nos horários de maior procura, mas também de garantir lugares disponíveis para residentes.
Pelos motivos descritos, os vereadores do PSD apresentam as seguintes medidas, as quais devem vigorar até 31 de dezembro de 2020, devendo ser reavaliadas à luz da conjunta desse período:
- Isenção de pagamento de estacionamento em dias de funcionamento do Mercado da Estefânea, durante o período da manhã até às 14.00 horas, no perímetro delimitado a Sul pela Avenida Dr. Desidério Cambournac, a Nascente e Norte pela Rua António Cunha e a Poente pela Avenida Heliodoro Salgado; bem assim como na Avenida Adriano Júlio Coelho, Rua General Alves Roçadas e Rua Pedro Gomes da Silva;
- Suspensão do pagamento de estacionamento na Volta do Duche;
- Isenção do pagamento de estacionamento durante duas horas nos restantes lugares de estacionamento situados nas artérias comerciais da Portela de Sintra, Estefânea, Estação de Sintra, nomeadamente na Rua Alfredo Costa, como forma de atrair mais clientes para todo o comércio, para os cafés e restaurantes da zona;
- Abertura à circulação nos dois sentidos na Volta do Duche.
Os vereadores da Coligação Juntos pelos Sintrenses/PSD
Marco Almeida
Andreia BernardoSintra, 7 de julho de 2020
(Esta moção tem por base o texto da moção apresentada pelos eleitos do PSD e CDS em sede da Assembleia da União de Freguesias de Sintra, a 24 de julho de 2020)