Na reunião de Câmara desta semana, os vereadores do PSD eleitos pela Coligação “Juntos pelos Sintrenses”, Marco Almeida e Nuno Lopes, apresentaram uma proposta para a realização de testes serológicos aos alunos, pessoal docente e não docente do concelho de Sintra.

A poucos dias do arranque da atividade letiva e tendo em conta as milhares de pessoas que passarão a circular pelo concelho e a frequentar as escolas, aumentando a possibilidade de contágio e propagação da doença Covid-19, entenderam os vereadores da oposição desafiar o Dr. Basílio Horta a promover, em articulação com o Agrupamento de Saúde do Concelho, a realização de testes serológicos como forma de promoção da necessária tranquilidade aos membros da comunidade escolar do concelho.

Os vereadores Marco Almeida e Nuno Lopes entendem que o Presidente de Câmara deve utilizar, a bem da saúde dos sintrenses, uma pequena parte dos 179 milhões de euros depositados nas contas bancárias para a realização daquele tipo de testes, cujas vantagens são amplamente reconhecidas pela comunidade científica.

O que são testes serológicos?
São testes que medem se uma pessoa tem anticorpos específicos para um microrganismo, neste caso o coronavírus, no sangue. Só tem anticorpos quem já contactou com o vírus, ou seja, quem foi infetado.

Infelizmente, o primeiro responsável municipal pelo bem estar dos sintrenses recusou a proposta, procurando escamotear a gravidade da situação vivida no concelho, o qual é o segundo com mais casos positivos a nível nacional, com crescimento significativo nas últimas duas semanas.

Conheça aqui as vantagens dos testes serológicos:
https://www.sabado.pt/ciencia—saude/detalhe/covid-19-o-que-sao-e-para-que-servem-os-testes-serologicos