Preocupados com os procedimentos que devem ser observados na gestão dos resíduos públicos e no seguimento da sua intervenção na última reunião de câmara, os Vereadores da Coligação Juntos Pelos Sintrenses, solicitaram ao Presidente de Câmara mais informação sobre a metodologia que está a ser seguida, apresentando também exemplos de boas práticas.
Conheça aqui os argumentos apresentados.
Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra,
Dr. Basílio Horta
Recordamos que na última reunião de Câmara se viu abordada a questão relativa aos contentores do lixo, defendendo-se então que deveriam manter-se sempre abertos – para que as pessoas não colocassem as mãos nas tampas dos mesmos -, como forma de preservação da saúde pública neste quadro da pandemia.
A este propósito gostaríamos de suscitar o pedido de informação sobre o que está previsto ser diligenciado pelos SMAS-Sintra, já que, de forma preocupante, nos tem sido dado verificar, o incumprimento daquele procedimento, por alegado desconhecimento, advogando-se, nestas circunstâncias, uma urgente e ampla divulgação, nomeadamente através da afixação de autocolantes de grande formato na frente dos contentores.
Uma outra questão tão ou mais preocupante prende-se com a informação em matéria de cuidados a observar na gestão dos resíduos de famílias ou instituições, relativamente às quais tenha sido referenciado o contágio de algum dos seus elementos.
Também neste âmbito urge questionar se há alguma informação a ser preparada para a sensibilização imprescindível nesta matéria, permitindo-nos sugerir algo na linha do que se viu preparado pela SUMA, que pode ser consultado mais abaixo.
Com os melhores cumprimentos,
Os Vereadores
Marco Almeida, Paula Simões, Andreia Bernardo e Carlos Parreiras