Vereadores Eleitos

Nas últimas eleições autárquicas, realizadas a 1 de outubro de 2017, a nossa Coligação "JUNTOS PELOS SINTRENSES" elegeu 4 vereadores.

Conheça-os(as) melhor aqui.

Marco Almeida
Marco AlmeidaVereador

Nasceu em Angola, na cidade portuária do Lobito, a 21 de agosto de 1969.

Veio residir para Sintra, na localidade de Mira-Sintra, em junho de 1975. Ali frequentou o “ensino primário” e o ensino básico na “Escola Preparatória de Mira-Sintra”. O ensino secundário foi concluído na “Escola Ferreira Dias”.

Nesse período frequentou o Agrupamento 46 (Agualva- Cacém) do Corpo Nacional de Escutas e foi fundador do Agrupamento 704, de Mira Sintra.

Licenciou-se em História no ano de 1993 pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Nova de Lisboa e em 1995 pós-graduou-se no Ramo de Formação Educacional da Licenciatura em História, pela mesma Faculdade, com a classificação final de 15 valores. Frequentou ainda, no ano letivo de 1996/97 e na mesma Universidade, o Mestrado em História Política e Institucional do Séc. XIX.

Desenvolveu a sua atividade profissional como professor em várias escolas públicas do país, acabando por exercer funções na Direção Nacional e no Secretariado Nacional do Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação (SINAPE). Na qualidade de dirigente sindical integrou, em representação do SINAPE, a Comissão de Juventude da União Geral dos Trabalhadores.

Iniciou a sua atividade política em 1991, colaborando com a estrutura de coordenação distrital de Lisboa da campanha do Professor Cavaco Silva às eleições legislativas desse ano. Acabou por filiar-se no PSD a 17 de dezembro de 1992 na secção do Cacém do PSD.

A partir dessa data desempenhou, de forma intensa e até 2010, diferentes cargos nas organizações do partido. A sua 1ª experiência de representação partidária remonta a janeiro de 1993 com a participação nas reuniões da Comissão Política de Secção do Partido por indicação da JSD.

O seu percurso na estrutura partidária local viria a culminar com o exercício de cargo de presidente de Secção entre 2001 e 2006.

Desde cedo esteve sempre presente em diferentes órgãos distritais e nacionais do PSD e das suas estruturas autónomas. Foi eleito por diversas vezes Conselheiro Distrital da JSD e Delegado à Assembleia de Militantes de Lisboa do PSD. Exerceu, também, cargos de direção nas estruturas do PSD e dos TSD de Lisboa e a nível nacional e desempenhou por diversas vezes o cargo de Conselheiro e vogal da Comissão Política Nacional presidida por Manuela Ferreira Leite entre 2008 e 2010.

O percurso partidário levou-o ao exercício de funções autárquicas. Em 1993 ao Executivo da Junta de Freguesia de Agualva Cacém, em 1997 à liderança da bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Agualva Cacém e em 2001 à vereação da Câmara Municipal de Sintra, na qual exerceu o cargo de Vice-presidente. Durante este período, assumiu os Pelouros relacionados com a Educação, Saúde, Ação Social, Desporto, Habitação, Proteção Civil, Ambiente, Intervenção Urbana, Juventude e Coordenação com as Freguesias.

No âmbito das funções municipais, assumiu outras responsabilidades: a presidência da EDUCA. E. M. entre 14 de Janeiro de 2005 a 8 de Fevereiro de 2006 e no período compreendido entre 9 de Março de 2006 a 16 de Janeiro de 2007 foi vogal do Conselho Diretivo da Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o Tratamento de Resíduos Sólidos (AMTRES). Exerceu ainda as funções de Administrador da Tratolixo – Tratamento de Resíduos Sólidos E.I.M. – Empresa Intermunicipal S.A, entre 12 de maio de 2006 a 16 de janeiro de 2007, em Abril de 2006 foi eleito Presidente da Associação Portuguesa de Habitação Municipal e em 2009 foi designado coordenador do Grupo de Vereadores da Educação dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

Na esfera da cidadania, foi fundador e presidente da associação cívica “Viver Sintra” que iniciou a sua atividade em janeiro de 2012.

Em dezembro de 2012 anunciou a sua candidatura às Autárquicas 2013, encabeçando a lista do Movimento Independente Autárquico “Sintrenses com Marco Almeida”.

29 de setembro de 2013 ditaria o resultado. Uma derrota amarga que o deixou a pouco mais de 1700 votos de vencer a candidatura à Câmara Municipal de Sintra, sufragado por cerca de 32.000 eleitores, num total de 309 mil.

A 23 de Outubro tomaria posse como Vereador em regime de não permanência e sem pelouros atribuídos, tendo reassumido as funções de Professor do Grupo 400 (História) na Escola Secundária José Saramago.

Cerca de um ano depois, a 29 de setembro de 2014, também pelo simbolismo da data formalizou-se a Escritura da Associação “Sintrenses com Marco Almeida” – uma associação cívica, de direito privado, com personalidade jurídica e sem fins lucrativos e que tem como primordial objetivo constituir-se como um movimento independente, de reflexão plural, que promova a cidadania e a participação cívica.

Paula Simões
Paula SimõesVereadora

Paula Simões, de seu nome completo Maria Paula Gomes Pinto Simões, nasceu a 27/06/1962 e é natural de Lisboa.

Fez os seus estudos secundários em Lisboa, no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho.

Em 1985 concluiu o curso de Línguas e Literaturas Modernas, variante de Inglês-Alemão, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, tendo iniciado funções docentes no mesmo ano .

É professora do Quadro do Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha, Tapada das Mercês, tendo exercido funções de Vogal do Conselho Diretivo, de Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Escola Visconde de Juromenha, entre os anos de 1997 e 2003. Em 2004/05, foi Presidente da Comissão Instaladora do Agrupamento.

Em 2006 e 2007, exerceu funções de Presidente da Empresa Municipal Educa, tendo regressado ao exercício de funções docentes em 2007, para ingresso na carreira de professor titular.

Entre 2009 e 2013 foi vereadora da Câmara Municipal de Sintra, com a tutela dos pelouros da Ação Social e da Habitação e, posteriormente, da Cultura.

Atualmente é vereadora sem pelouros atribuídos, exercendo funções docentes na Escola Visconde de Juromenha.

Andreia Bernardo
Andreia BernardoVereadora

Nasceu a 31 de janeiro de 1992 e sempre residiu no Concelho de Sintra.

Moradora na localidade de Agualva e Mira-Sintra, frequentou a escola primária nesta freguesia, tendo estudado depois no Colégio Vasco da Gama em Meleças e terminado o ensino obrigatório, na Escola Secundária Ferreira Dias.

Foi nessa mesma escola que participou ativamente na Associação de Estudantes, como Presidente, como representante dos alunos no Conselho Geral e ainda como representante das Associações de Estudantes no Conselho Municipal de Educação.

Licenciou-se em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, na Escola Superior de Comunicação Social, e em 2017 terminou a Pós-Graduação de Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação com especialização em Comunicação e Política, no ISCTE. Ao longo dos anos, tem aprofundado os seus conhecimentos através da participação em várias formações focadas nos conteúdos de comunicação e redes sociais.

Iniciou a sua atividade profissional em 2010, enquanto terminava a Licenciatura.

Atualmente, exerce a sua vocação profissional na área da Consultoria de Comunicação, numa Agência especializada na vertente de Comunicação, Design e Marketing Digital.

Desde 2009, na vertente partidária e mais concretamente na Juventude Social Democrata, tem vindo a desempenhar várias funções, sendo que atualmente assume as funções de Presidente da JSD Concelhia de Sintra, Vice-Presidente da JSD Distrital de Lisboa e Vogal da Comissão Política Nacional da JSD.

Atualmente é Vereadora para o mandato de 2017-2021, eleita pelo Partido Social Democrata na Coligação “Juntos pelos Sintrenses”.

Carlos Parreiras
Carlos ParreirasVereador

Nasceu a 16 de Dezembro de 1949, em Pêro Pinheiro (Sintra).

Possui uma extensa experiência profissional no setor automóvel e cimenteiro, tendo desempenhado vários cargos de gestão e direção.

Ao nível político exerceu várias funções, destacando-se as de Presidente da Junta de Freguesia de Pêro Pinheiro e de Deputado Municipal, de 1994 a 2011.

Na área do desporto ocupou também várias posições, de atleta a Chefe do Departamento de Futebol, passando pela Presidência do Conselho Fiscal, sempre no clube do seu coração, o Clube Atlético de Pêro Pinheiro.

Foi agraciado com a Cruz Vermelha de Mérito pela Cruz Vermelha Portuguesa, pela Junta de Freguesia de Pêro Pinheiro com o título de Cidadão Honorário e pela Câmara Municipal de Sintra com a Medalha de Mérito Municipal Primeiro Grau Ouro.

Atualmente é Vereador e Coordenador da Associação Sintrenses com Marco Almeida.

Nuno Lopes
Nuno LopesVereador (em substituição)
Márcia Chiolas
Márcia ChiolasVereadora (em substituição)