Verde de esperança, como a árvore de Natal

Mesmo às portas do Natal, quase poderia assumir-se que o objectivo era distribuir… prendas, fosse qual fosse o tipo!

E se se tomar por adquirida a força da expressão “O natal é quando um homem quiser”, então à data de concretização de cada uma das sempre propaladas intenções manifestadas por ocasião de cada Presidência Aberta, será Natal outra e outra vez… ou tardará a sê-lo…

Vem isto a propósito da última das iniciativas desta 2ª ronda de Presidências (ditas) Abertas, que teve hoje lugar nas freguesias de Massamá e Monte-Abraão.

Adivinha-se que terão sido desenhados objectivos de obras e intervenções várias, ao gosto das diferentes sensibilidades, para que ficasse bem composto o figurino, qual decoração natalícia a condizer com a quadra.

Passou um ano, rápido ou longo conforme a perspectiva, desde que a 1ª se cumpriu.

Para quem queria ter feito e tudo deu para o conseguir, foi talvez curto.

O mesmo não se poderá dizer para aqueles que coleccionam supostas vontades mas a quem escasseia o impulso mobilizador para o levar a bom porto e que vão adiando a sua concretização, suportados em desculpas que se reciclam, acreditando que se vai sempre a tempo.

A lógica do “Enquanto o pau vai e vem folgam as costas”, só aos menos atentos ou comprometidos pode fazer sentido.

Não é compaginável que se aligeirem responsabilidades quando é imensa a dimensão do que há para fazer.

E muito menos se silenciam as expectativas detidas pelos munícipes sobre quem promete.

É preciso via verde para o querer! É preciso aliviar o peso da inércia! É preciso que se vire o disco e que ele não toque o mesmo!

Finalmente é preciso que as exclusões dos eleitos pelo Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” em iniciativas que têm a ver com a governação local, passem a ser uma novidade, deixando de ser denunciadas uma e outra vez, para fazer ouvir o desconchavo duma atitude que mesmo assim não é escutada!

Também nós lográmos reeditar aqui e agora algumas expressões que deram o mote a alguns comunicados que divulgámos durante este ano. A razão para tal reside na circunstância de, infelizmente, teimarem em mostrar-se atuais.

Atentando contra a democracia e contra Sintra e os Sintrenses!

Resta-nos desejar que 2016 ajude a cumprir aqueles desejos!

Verde é a esperança, como a árvore de Natal!

Movimento Independente Autárquico “Sintrenses com Marco Almeida”

Sintra, 18 de dezembro de 2015

TOPO