Polo Hospitalar - agora a trapalhada com os terrenos

AS TRAPALHADAS E AS MENTIRAS DO PS E DO PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE O NOVO POLO HOSPITALAR DE SINTRA

O Presidente da Câmara e o PS têm-se esforçado para disfarçar a incapacidade de terem garantido um novo Hospital em Sintra, lançando graves e injustificadas suspeições sobre o Movimento “Sintrenses com Marco Almeida” e o seu líder, insinuando que estamos contra a construção do um Polo Hospitalar que será instalado em alternativa.

Trata-se obviamente de uma manobra fracassada visando esconder a trapalhada que envolve todo este processo e que teve um novo episódio rocambolesco com a retirada pela Câmara das propostas que visavam a cedência gratuita ao Estado dos terrenos escolhidos para a instalação daquele equipamento.

 

suspensao

A questão dos terrenos revela bem a trapalhada com que a promessa do hospital foi montada desde o início, por mera pressão eleitoral.

Marco Almeida

Veja esta notícia em: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/suspensao/sintra-suspende-cedencia-de-terrenos-para-polo-hospitalar

 

A verdade é que apoiamos a instalação em Sintra de todo e qualquer novo equipamento de saúde no nosso Concelho, mormente do Polo Hospitalar decidido pelo Governo, mas não deixamos por isso de entender que seria exigível um novo Hospital, conforme prometido reiteradamente pelo Presidente da Câmara, mas lamentavelmente inviabilizado pela falta de vontade do Governo e do insucesso negocial da Câmara. Recorde-se que o Presidente da Câmara foi desmentido pelo Ministro em directo na televisão e tenta agora disfarçar o fracasso lançando atoardas torpes sobre o nosso Movimento.

Mas deve ficar claro que o nosso apoio a novos equipamentos de saúde em nada nos inibe de discutir e eventualmente criticar a localização, as acessibilidades, o programa funcional, as valências e tudo o mais que directa ou indirectamente condicione um melhor serviço para os sintrenses que precisam de cuidados de saúde. Em relação ao novo Polo Hospitalar de Sintra, para além de termos votado favoravelmente a alteração orçamental que permite cumprir a comparticipação financeira do Município, consideramos mesmo que a localização inicialmente prevista e agora posta em causa para o Polo Hospitalar é apropriada.

Obviamente nada temos a ver com a atitude inexplicável dos proprietários que agora contestam a operação e repudiamos energicamente as insinuações torpes que nos pretendem envolver em tão estranha manobra.
Esperemos que a Câmara possa contornar, como alega e até ameaça com processos judiciais, as dificuldades surgidas por iniciativa destes proprietários. Na eventual impossibilidade estaremos disponíveis para colaborar na procura urgente de uma localização alternativa adequada, sabendo de antemão que a Câmara tem dispensado a nossa colaboração em toda e qualquer matéria de interesse para Sintra, apesar de sermos a segunda força política do Concelho, com o mesmo número de Vereadores obtidos pelo PS!

Quanto aos demais aspectos do Polo Hospitalar que não será um Hospital de raiz, mas uma mera ramificação do Hospital Amadora-Sintra, mantemos fortes expectativas relativamente ao programa funcional, ao recurso sectorial ao Hospital de Cascais, bem como ao modelo de gestão a adoptar. Aguardamos que o Grupo de Trabalho constituído neste âmbito e que conta com um representante da Câmara Municipal da confiança do seu Presidente, possa divulgar as conclusões a que chegou, na certeza de que as nossas posições serão sempre construtivas e na defesa dos interesses dos Sintrenses.

TOPO