Comunicado - “Capucho sai de cena" em Sintra?

A comunicação social refere que não serei novamente cabeça de lista à Assembleia Municipal de Sintra pela candidatura “Sintrenses com Marco Almeida”, lugar que seria atribuído a José Ribeiro e Castro, ex-líder do CDS e ex-Presidente daquele órgão autárquico. Devo uma explicação pública aos meus amigos e aos meus eleitores.

Como é público, aquela candidatura deverá ser apoiada pelo PSD e pelo CDS, para além de outros Partidos de menor expressão eleitoral e por outros movimentos independentes que se opõem à gestão de Basílio Horta.

Sendo verdade que oportunamente fui mais uma vez convidado por Marco Almeida para a posição em causa, manifestei-lhe a minha aceitação, mas afirmei-lhe desde o início a minha plena disponibilidade para me afastar caso as diligências por ele desenvolvidas no sentido de alargar a base de apoio da candidatura o aconselhasse.

Ultrapassadas as reservas levantadas pelo Presidente do PSD à minha candidatura, aquelas foram entretanto superadas pelos órgãos competentes. Porém, nas negociações com o CDS surgiu a necessidade de ceder a cabeça de lista da Assembleia Municipal a este Partido, à semelhança do que sucede na generalidade das candidaturas apoiadas pelo PSD e pelo CDS, nas quais estes assumem, respectivamente, o primeiro lugar para a Câmara e para a Assembleia.

Consultado por Marco Almeida antes de fechar a negociação com o CDS sobre este ponto, reafirmei-lhe a minha disponibilidade inequívoca para me afastar e apoiar a alteração, em benefício dos interesses eleitorais da candidatura “Sintrenses com Marco Almeida”.

A confirmar-se a indigitação de José Ribeiro e Castro, só posso congratular-me pela escolha do CDS recair num político de competência e idoneidade reconhecidas, para além de ter experiência do exercício da presidência da Assembleia Municipal de Sintra. Para mais, tem sido um bom amigo do nosso movimento cívico independente, com participação regular nas iniciativas por nós desenvolvidas.

Rectifico apenas dois pormenores das notícias: deixo o meu lugar não por imposição do PSD (recebi pessoalmente essa confirmação e a solidariedade do Presidente da Comissão Política Distrital), mas especialmente quero que fique claro que não saio de cena, como insinua um semanário. De facto, não ficou minimamente prejudicado o meu empenho desinteressado na candidatura de Marco Almeida à Câmara Municipal de Sintra, rumo a uma merecida vitória nas próximas eleições autárquicas.

António d’Orey Capucho

TOPO