Voto de pesar - Álvaro Silva

Na Assembleia da União de Freguesias de Agualva e Mira-Sintra realizada a 22 de junho, os vogais do nosso Movimento apresentaram um voto de pesar em honra de Álvaro Silva, que infelizmente faleceu no passado dia 13 de junho. 

Conheça aqui o texto apresentado.

VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE ÁLVARO GASPAR MEDEIROS DA SILVA

Faleceu no passado dia 13 de Junho o Dr. Álvaro Silva, Senhor de uma dedicação ímpar à comunidade de Agualva-Cacém nas múltiplas funções que exerceu de forma voluntária em diferentes instituições da Cidade e do concelho de Sintra.

Nasceu a 25 de Janeiro de 1952, em Angola, e aí exerceu as funções de Professor. Em Portugal, desde 1975, integrou a partir de Fevereiro de 1976 os quadros como Professor do Ensino Secundário. Ao longo da sua vida, exerceu funções no Centro de Documentação Europeia da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo desempenhado, mais tarde, funções na Biblioteca da mesma Faculdade. Simultaneamente aos seus cargos públicos, desempenhou igualmente funções no sector privado, nomeadamente no Centro de Formação Profissional Forpescas, em Lisboa, onde sempre se destacaram as características da sua personalidade. Viveu no concelho de Sintra a partir de 1979, tendo vivido em Agualva-Cacém a partir dessa data.

A sua longa atividade cívica foi multifacetada e caracterizou-se sempre pela entrega voluntária e empenhada no exercício das diferentes funções que exerceu ao longo da vida.

Iniciou a sua entrega ao serviço cívico em 1999 na Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola E.B2,3 António Sérgio, tendo sido Presidente da mesma, exercendo à data da morte as funções de Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Ferreira Dias e membro do Conselho Geral da mesma Escola, durante 12 anos consecutivos. Ao longo deste período de mais de 20 anos de dedicação à comunidade, foi membro da Comissão de Acompanhamento à Loja Solidária no âmbito da Rede Social e elemento do Núcleo Executivo da Comissão Social de Agualva, membro do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Segurança, desempenhou funções na Comissão Alargada de Proteção de Crianças e Jovens de Sintra Oriental e Ocidental e era Vice-Presidente da Federação das Associações de Pais do concelho de Sintra.

Do ponto de vista político, foi militante do Partido Socialista entre 1979 e 2013 e envolveu-se no Movimento Independente “Sintrenses com Marco Almeida”, como cabeça de lista à União das Freguesias de Agualva Mira-Sintra, foi eleito para a Assembleia da União de Freguesias, no dia 29 de Setembro de 2013, tendo exercido as funções de autarca de forma ininterrupta.

O Senhor Álvaro Silva faleceu vítima de doença prolongada, mas o seu legado de dedicação não será esquecido.

Pela sua carreira e dedicação à causa pública, com um importante legado para a cidade de Agualva-Cacém e tendo sido vogal desta Assembleia, os abaixo-assinados propõem que a Assembleia da União de Freguesias de Agualva Mira-Sintra, na sua reunião no dia 22 de Junho de 2017, delibere:

1) Apresentar à família as mais sentidas condolências;
2) Recomendar à Câmara Municipal de Sintra que o seu nome seja atribuído a uma artéria ou a espaço público relevante de Agualva;
3) Observar um minuto de silêncio em sua homenagem.

Os vogais do Movimento “Sintrenses com Marco Almeida”
Aristides Mateus, Luís Roberto, Catarina Ramos, Lurdes Santos, Lurdes Freitas

Agualva Mira-Sintra, 22 de junho de 2017

TOPO