O fogo posto do candidato Basílio Horta

  1. Em recente entrevista ao OBSERVADOR, o candidato Basílio Horta afirmou o seguinte, em diálogo com a jornalista Rita Tavares:
    "Os incêndios? Eh pá, nem me fale nisso! Já tivemos quatro tentativas de fogo posto na Serra. Quatro! Na Atalaia, três. Fogo posto. Isso preocupa-me muito. Que haja pessoas que, em período eleitoral, que ponham - pessoas de cabeça perdida - ponham fogo. Que ponham fogo aqui à... isso é uma preocupação."
    (Excerto do minuto 1:34 a 1:59, no vídeo em http://observador.pt/videos/carpool-autarquicas/os-melhores-momentos-do-carpool-autarquicas-com-basilio-horta/)
  2. A coligação "Juntos pelos Sintrenses" acompanha solidariamente os bombeiros e a Protecção Civil em geral, nos esforços para enfrentar o flagelo dos incêndios e proteger as populações, sobretudo numa época tão crítica e vulnerável devido ao prolongado período de seca e a condições atmosféricas de risco acentuado.
    Estamos solidários com todos os portugueses que têm sido ameaçados e atingidos.
  3. A coligação "Juntos pelos Sintrenses" não faz política irresponsável a respeito de uma ameaça tão violenta para a vida nacional, que, no ano corrente, já causou, de forma terrível, número inédito de vítimas mortais e tem vindo a consumir, em diversos fogos, extensa área de floresta e matos, bem como a ameaçar inúmeras povoações e a provocar vasta destruição de habitações, equipamentos e outros bens.
  4. Se o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, que é a máxima autoridade municipal em Protecção Civil, tiver conhecimento de motivações políticas e, nomeadamente, político-eleitorais em acções de fogo posto, nestes incêndios que atingem o pais e, concretamente, no território municipal de Sintra, tem a estrita obrigação moral, política e legal de denunciar essas acções e os seus autores às autoridades competentes, para que estas investiguem e persigam exemplarmente tais criminosos.
  5. A coligação "Juntos pelos Sintrenses" não acredita que isso seja verdade e não tem o mais pequeno indício de que tais atentados tenham ocorrido. Se o tivéssemos, denuncia-lo-íamos prontamente a quem de direito.
    Quando há suspeitas de fogo posto, infelizmente por circunstâncias sociais as mais variadas, as autoridades intervêm, seja em Sintra, seja noutros pontos do país. E a resposta da lei deve ser pronta e severa.
  6. Mas, ao ouvir, em entrevista, as certezas do candidato Basílio Horta, é evidente que os sintrenses não podem estar à mercê de energúmenos que brinquem com o fogo por razões políticas. E é também evidente que os sintrenses não podem estar à mercê de um Presidente da Câmara que, podendo conhecer factos de tão extrema gravidade, objectivamente fizesse de conta e não convocasse as autoridades a reprimir exemplarmente tão condenáveis actividades.
  7. Um candidato à Câmara Municipal, mesmo inexperiente, não pode falar e agir de forma irresponsável em matéria de tanta sensibilidade. E um Presidente de Câmara, mesmo em final de mandato, não está isento de agir com prontidão e rigor em matéria de tão grande gravidade.
  8. Impõe-se, por isso, que, com a maior urgência, o candidato Basílio Horta reúna com o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, a fim de o habilitar com o conhecimento pormenorizado dos factos que afirmou à jornalista Rita Tavares, por forma a que este último possa agir de imediato, em defesa de Sintra e dos sintrenses, como se lhe impõe enquanto suprema autoridade municipal de Protecção Civil.
    Não toleramos fogo posto. É abominável a simples ideia de fogo posto por razões político-eleitorais.
  9. Das duas, uma: ou o candidato Basílio Horta se retrata e retira as afirmações feitas, explicando porque é que, também aqui, se enganou; ou o Presidente da Câmara Municipal, em fim de mandato, denuncia tais crimes e os seus autores às autoridades judiciárias. Não podemos brincar com o fogo.
  10. A coligação "Juntos pelos Sintrenses" aguardará até ao próximo dia 16 de Agosto pela resposta do candidato ou pela acção do Presidente em exercício. Sintra, 14 de Agosto de 2017 JUNTOS PELOS SINTRENSES
TOPO