Câmara arrenda por mais de 2 Milhões de Euros terreno avaliado em 2,3 Milhões

A Câmara de Sintra vai arrendar um terreno na Cavaleira (Algueirão) para instalar um parque de estacionamento público, que custará em 15 anos 2,060 milhões de euros, mesmo sabendo que uma comissão de avaliação da câmara, através do método usado para avaliar imóveis em que se perspetiva uma operação imobiliária, atribuiu aos seis hectares o valor de 2,321 milhões de euros.

Segundo a autarquia, o executivo camarário aprovou "o contrato de arrendamento da parcela de terreno com uma área de 63.716 m2 [metros quadrados], na Cavaleira -- Algueirão, destinado à construção de um parque de estacionamento com 1.597 lugares".

Os proprietários do terreno rústico do Casal Vale do Milho, com área total de 113.309 m2, aceitaram arrendar parte do espaço, com 63.716 m2, "pelo prazo de 15 anos, no valor anual 100.000 euros para o primeiro ano de contrato e 140.000 euros para os anos seguintes, sujeito a atualizações nos termos da lei", lê-se na proposta.

A minuta do contrato de arrendamento estabelece que a parcela "destina-se, exclusivamente", para um parque de estacionamento de viaturas à superfície e que a área remanescente do terreno continuará na posse dos proprietários "destinada à utilização que estes entendam conferir-lhe".

Segundo o Presidente da Câmara, Basílio Horta, "O proprietário não queria vender, mas não foi por isso, mesmo que quisesse não comprávamos. Nós quando gerimos a câmara estamos a ver como é que aplicamos o dinheiro e comprar aquele terreno todo por 2,3 milhões, e ainda por cima ficar com o parque de estacionamento gratuito, não era um bom negócio", explicou Basílio Horta.

Pelo contrário, Marco Almeida afirmou que "Votámos favoravelmente, mas suscitámos a questão de proporem o arrendamento por 15 anos e, no fim, esse terreno ter um custo de perto de 2,1 milhões de euros, quando a avaliação para esse terreno ronda os 2,3 milhões".

Acrescentou ainda que "fazia mais sentido que o terreno fosse comprado do que ser arrendado, tendo em conta que no fim dos 15 anos o valor total do arrendamento corresponde aquilo que foi a avaliação do terreno".

TOPO