Solicitámos consulta ao processo das obras do Hotel da Gandarinha

Apreensivos com o desenrolar das obras do futuro Hotel do Gandarinha, cuja volumetria se deixa já entrever a partir da Volta do Duche, os Vereadores da Coligação “Juntos Pelos Sintrenses” decidiram remeter ao Presidente de Câmara um requerimento no sentido de solicitar a consulta do processo.

Com a polémica que tem vindo a ser suscitada pelo impacto da obra na Paisagem Cultural de Sintra, sobrevindo o receio de que a ferida que a sua ruína representou durante décadas seja agora substituída por uma nova ferida, ao desfigurar a zona pelo volume desadequado de construção, é exigível que se percebam os contornos desta obra.

Refira-se, a título de curiosidade, que a casa data de 1888, construída pelo Conde da Penha Longa para servir de hotel, mas acabou por acolher uma instituição de apoio social – de proteção a raparigas sem família – até 1974.

Depois de 4 décadas de abandono, anuncia-se para o local um hotel de 4 estrelas, com 100 quartos e uma zona de estacionamento com acesso público e pago.

“O projecto, da cadeia de hotéis Turim, prevê a recuperação da fachada e a construção de dois blocos contemporâneos para quartos e serviços, que estão em construção ao lado da casa centenária e deverão estar concluídos no próximo ano”.
(Público, Maio de 2018)
Ver a notícia completa: https://www.publico.pt/2018/05/13/local/noticia/gandarinha-1829707

 

TOPO