Por decisão dos vereadores eleitos nas listas do CDS-PP, no âmbito da Coligação “Juntos pelos Sintrenses”, cessa a sua participação no projeto que liderei de candidatura à Câmara Municipal de Sintra em 2017 e o qual assumiu perante o eleitorado a designação “Juntos pelos Sintrenses”.

A formação política constituída pelo PPD/PSD, CDS-PP, MPT e PPM alcançou 29% para o executivo municipal nas eleições autárquicas, mais 4% que nas listas que liderei como independente em 2013. Em rigor, a Coligação PSD/CDS-PP, liderada pelo deputado Pedro Pinto, alcançou em 2013 apenas 13%.

O entendimento de 2017 resultou no crescimento dos partidos no espaço político sintrense e, com isso, permitiu-lhes reforçar a sua presença nos diferentes órgãos autárquicos através do aumento do número de eleitos, constituindo-se a partir daí uma oposição firme à gestão socialista liderada pelo Dr. Basílio Horta.

A 16 meses das próximas eleições autárquicas quiseram os vereadores eleitos pelo CDS-PP pôr fim ao seu compromisso de juntos sermos uma alternativa para as comunidades sintrenses, decisão só justificada pela tentativa de ganhar espaço para uma futura candidatura autónoma em 2021.

O momento escolhido não é ingénuo: num tempo em que a gestão do Dr. Basílio Horta tem sido fortemente criticada pela sociedade civil; à qual tenho procurado, juntamente com a vereadora Andreia Bernardo (eleita comigo nas listas do PSD), dar eco através de uma oposição firme na defesa do concelho de Sintra e de todas as suas comunidades.

A decisão dos dois vereadores eleitos pelo CDS-PP permite desviar as atenções sobre o escrutínio popular da gestão liderada pelo Dr. Basílio Horta.

Entendo não comentar os argumentos aduzidos pelos dois vereadores eleitos pelo CDS-PP para justificar a sua decisão, pois o respeito que me merecem é o suficiente para não fazer com eles o que pretenderam fazer comigo.

Reafirmo que acompanhado pela vereadora Andreia Bernardo manteremos a linha de rumo assente na fiscalização firme da ação da Câmara, na proximidade às nossas comunidades e na apresentação de soluções que contribuam para a qualificação do território sintrense e o bem estar dos que vivem e que aqui trabalham, tal como sempre temos feito.

Este é o meu compromisso, e continuará a ser.

Por Sintra e pelos Sintrenses.

Marco Almeida
Vereador da Câmara Municipal de Sintra