Na reunião de Câmara realizada nesta terça-feira, os vereadores da Coligação “Juntos pelos Sintrenses” (PSD, CDS-PP, MPT e PPM) suscitaram o tema relativo à má qualidade dos transportes públicos em Sintra, sobretudo ao nível da circulação ferroviária.
Os graves problemas sentidos pelos milhares de utentes da designada “Linha de Sintra” têm sido agravados dia após dia. A manutenção dos horários de Verão, com menos composições e redução de horários por dia é só por si uma decisão penalizadora, à qual acrescem as consecutivas supressões de comboios.
A situação é tão grave que vários utentes têm vindo a realizar ações de protesto, amplamente noticiada pela comunicação social, dando voz ao profundo descontentamento que hoje se sente.
É inaceitável que para além da redução do número de circulações, se sinta hoje uma profunda degradação da infraestrutura ferroviária, como as carruagens e a própria linha férrea, o que nos leva a questionar sobre a segurança em que milhares de utentes são transportados.
Por fim, a medida relativa aos passes sociais, cuja redução de valores saudamos, traduziu-se numa maior utilização dos transportes públicos, mas afetou a qualidade do serviço prestado, fruto da falta de investimento necessário para responder a este previsível aumento de passageiros.
Os Vereadores,
Marco Almeida, Paula Simões, Andreia Bernardo e Carlos Parreiras