Fomos contactados por utentes de diferentes unidades de saúde sobre problemas concretos com que se deparam no acesso a cuidados de saúde que necessitam.

Na reunião de Câmara desta 3ª feira, os vereadores Marco Almeida e Andreia Bernardo, eleitos pelo PSD, transmitiram ao Presidente da Câmara Municipal de Sintra e ao vereador com a tutela da Saúde, as situações dramáticas de duas utentes de diferentes unidades de saúde do concelho de Sintra.

São situações concretas que traduzem o estado a que chegou o Serviço Nacional da Saúde, só atenuado com o empenho extraordinário de todos os profissionais de saúde, que saudamos.

  • Na Unidade de Saúde Familiar Flor de Lótus, Cacém, uma utente não consegue agendar desde setembro uma consulta com o seu médico para entregar os exames que foram feitos;
  • Na Unidade de Saúde Monte da Lua, Várzea de Sintra, uma munícipe reclama desde de 2015 que lhe seja atribuído um médico de família, estando a mesma em lista de espera.

No concelho de Sintra, a saúde não se faz apenas com a renovação de equipamentos, mas sobretudo com o reforço de profissionais que garantam os necessários e atempados cuidados às nossas comunidades.

É preciso que o Presidente de Câmara e o vereador responsável se façam ouvir. Para além de anúncios eleitorais, é preciso agir junto do Ministério da Saúde!